14 dicas de visualização de dados que você precisa usar


Estava lendo esses dias um post muito interessante do Blog do Lovesdata escrito por Benjamin Mangold , que vou aproveitar e compartilhar aqui com vocês.


A visualização de dados está em toda parte. Está na rua, está nas telas - no seu bolso, no seu pulso e na sua mão. Está em todo lugar.


visualizacao-dados-blog-01.png Imagem - LoveData


Como todos estamos expostos a cada vez mais dados, visualizá-los se tornou cada vez mais importante para os profissionais de marketing. É essencial acertar. Leva apenas alguns cliques para exportar um relatório do Google Analytics e não é tão difícil criar um painel usando o Google Data Studio (ou sua ferramenta de escolha), mas ser fácil não se traduz automaticamente em uma boa visualização de dados.


Você precisa ter certeza de que está visualizando os dados da maneira certa. Você deseja marcar três gols com sua visualização de dados. No geral, você deseja que os você deseja que os dados contem uma história, você precisa considerar o contexto de como os dados serão vistos e deseja que eles sejam bem apresentados.


Aqui estão 14 dicas principais para fazer seus dados contarem sua história.👇


1 Considere o contexto


Reserve um tempo para conhecer seu público. Quem usará os dados? A maneira como você visualiza os dados para seu CEO será diferente da maneira como você cria um relatório para discutir o sucesso de uma campanha recente com sua equipe de marketing. Seu público também informará o que você incluir (e cortar) de seu relatório ou painel.


2 Use o gráfico certo


De ** gráficos de barras a scorecards**, de gráficos de dispersão a mapas de calor, existem muitas maneiras que você pode escolher para visualizar os dados. Você precisará gastar tempo selecionando o gráfico certo para o trabalho. Aqui estão algumas dicas.


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Os gráficos de barras são perfeitos para comparações. Como comparar a quantidade de tráfego proveniente de seus principais canais de marketing.

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Os gráficos de linha são ideais para mostrar mudanças. Se você deseja mostrar a tendência sazonal de uma métrica como usuários, receita ou conversões, um gráfico de linha é uma ótima opção.


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Os gráficos de pizza são adequados para mostrar proporções. Por exemplo, se você quiser mostrar a porcentagem de pessoas que realizam conversões em dispositivos móveis em comparação com tablets e computadores.


Os gráficos de bolhas podem ser usados ​​para mostrar relacionamentos. Como mostrar o tráfego para as páginas do produto junto com a receita total do produto.


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As tabelas são ótimas para apresentar detalhes. Às vezes, você precisa de mais do que uma simples visualização e é aqui que uma tabela pode funcionar melhor do que usar vários gráficos, como quando você deseja mostrar várias métricas para uma dimensão.

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3 Compreenda o propósito


Isso se relaciona com o contexto, mas é onde você considera o que está tentando mostrar? Por que você está visualizando esses dados? Quando tiver as respostas, você também poderá decidir sobre o formato de sua visualização de dados.


Você pode estar criando um painel onde as informações precisam ser visíveis e digeríveis em um único olhar. Por exemplo, um painel em tempo real que mostra os números de vendas de uma loja online. Por outro lado, você pode estar criando um relatório em que precisa de um resumo seguido de análises e tabelas detalhadas. Ou talvez você esteja criando um infográfico, um breve resumo para uma apresentação. Todos eles têm um propósito diferente, exigindo abordagens diferentes para a visualização de dados.


4 Considere o layout e a hierarquia


Seguindo o propósito e o formato, você deve considerar o layout e a hierarquia. O design do seu painel provavelmente será paisagem, enquanto um relatório pode ser retrato. Você também precisará priorizar quais dados são mais importantes. O que precisa ser feito primeiro? O que precisa se destacar? Qualquer coisa pode ser removida?


5 Use a ordem certa


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Pode ser mais fácil identificar e interpretar as diferenças em um gráfico usando a ordem apropriada. Por exemplo, ordenar este gráfico de barras por valor torna mais fácil ver o conteúdo mais importante do site.


6 Incluir comparações


Para mostrar tendências sazonais, pode ser útil incluir comparações de intervalos de datas. Por exemplo, se você tem uma campanha sazonal todos os anos, incluir uma comparação ano a ano torna mais fácil comparar o desempenho.


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Tente manter o mínimo de linhas ao usar gráficos de linhas. Uma ou duas linhas são ideais, mas não inclua mais do que quatro, pois serão difíceis de interpretar.


7 Mantenha a simplicidade


Além de evitar gráficos 3D, você deve manter as coisas o mais simples possível. Evite gráficos extras que podem desviar a atenção dos dados, remover padrões e texturas e ter como objetivo um design simples e limpo.


8 Considere a cor


Se você tiver vários gráficos que apresentam os mesmos dados, como um painel social que inclui dois gráficos de barras, certifique-se de que a cor de cada rede social seja consistente. Por exemplo, certifique-se de que os dados do Twitter sejam sempre apresentados em azul (e não em azul em um gráfico e laranja em outro).


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9 Use os dados certos


Verifique se você está usando os dados corretos para a visualização. Isso inclui verificar se os dados são de fato o que está descrito (você não quer 'sessões' relatadas se o cabeçalho do gráfico disser 'usuários') e também garantir que os dados sejam relevantes para o público (incluindo uma métrica como 'valor da página' é improvável que seja relevante para o seu CEO). Não deve demorar muito para verificar se você está usando os dados corretos e pode evitar muito constrangimento.


10 Explique os dados


Inclua um título com cada gráfico e métricas e dimensões de rótulo. Certifique-se de que os rótulos estão ajudando seu público a interpretar os dados, muitos rótulos podem tornar ainda mais difícil ver as tendências e entender o que está sendo apresentado.


11 Escolha a ferramenta certa


Existem muitas maneiras de visualizar seus dados. Se você estiver visualizando dados do Google Analytics, poderá usar o Google Data Studio, o Planilhas Google ou outra ferramenta, mas, em alguns casos, poderá descobrir que os painéis integrados atendem a todos os requisitos do seu público. Use a ferramenta que irá visualizar os dados da maneira que você precisa e que execute o trabalho da forma mais eficiente possível.


12 Conte uma história


Se você deseja envolver seu público, contar uma história é uma técnica útil. Considere o que você está tentando comunicar e pense sobre como incluir um começo, meio e fim. Isso pode ser tão simples quanto decidir como ordenar os gráficos em uma página ou criar uma narrativa que leve o público em uma jornada.


13 Experimento


Reserve um tempo para experimentar diferentes visualizações de dados. Você pode encontrar surpresas ao tentar algo novo. Comece experimentando gráficos diferentes, mudando o layout e até incluindo dados diferentes.


14 Seja dinâmico


Painéis, relatórios e a maneira como você visualiza os dados não são estáticos. É improvável que você use o mesmo painel ou relatório em 12 a 18 meses. Você pode encontrar mudanças de objetivos, você precisa incluir dados diferentes ou alguma outra coisa muda. Seus painéis e relatórios irão evoluir, assim como os dados que você está coletando.


Conclusão

Está ficando mais fácil visualizar os dados e, ao aplicar essas dicas, você estará no caminho certo para tornar as visualizações de dados mais fáceis de interpretar e mais envolventes. É hora de fazer seus dados se destacarem!


Esse artigo é uma tradução de *14 data visualization tips you need to be using escrito por Benjamin Mangold do site LoveData que você pode acessar clicando no link


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