Tipos de gráficos para Dashboards
O que você irá aprender?
Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?
Você que nos acompanha já sabe que uma das habilidades fundamentais de um profissional da área de dados é saber contar histórias, essa técnica é conhecida como storytelling.
Com essa técnica é possível transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva e assim envolver quem nos ouve, e neste artigo separamos algumas dicas de como aplicar o storytelling na visualização dos dados.
Estão preparados? Bora lá:
O que é Dashboard?
Um dashboard é uma interface gráfica que apresenta informações de maneira visual e compreensível.
Pode envolver gráficos, tabelas, indicadores e outros elementos visuais que fornecem a visualização de dados de uma maneira mais clara.
Seja em um software, site, aplicativo ou até mesmo em painéis físicos, os dashboards servem como ferramentas para a interpretação rápida de informações.
Leia também: Gerador de Dashboard gratuito
Gráfico de barras ou colunas para relatórios
Dica 1: Comparação entre categorias ou produtos, rankeamento de informações:
Um case prático que tivemos com um de nossos clientes de consultoria, foi trazer a visualização das categorias de produtos eram mais vendidas e quais produtos traziam o maior faturamento da empresa, para mostrar as informações, optamos por utilizar o gráfico de colunas.
Eu sei que você pode estar pensando “um gráfico de pizza cairia bem”, mas aqui vai uma dica de OURO: Em último caso, utilize o gráfico de pizza para comparação de no máximo 2 categorias! (traremos um exemplo de quando usá-lo). Lembra que no início deste post, comentei que o storytelling simplifica a transmissão da nossa ideia? Pois bem, essa eu vou deixar para você responder:
Qual desses dois gráficos transmite de forma clara a informação que o nosso cliente precisa?
De um lado você tem um gráfico de barras que ranqueia as informações do maior para o menor, tendo uma rápida visualização de qual produto e categoria trouxe os maiores resultados:
Do outro lado, você tem um gráfico de pizza, qual o usuário que vai consumir essa informação precisa fazer um PROCV (isso mesmo), ele escolhe uma cor dentre inúmeras possibilidades, depois procura na legenda o que ela significa:
Sacou essa ideia?
Gráfico de barras X colunas para relatórios
A maior parte das vezes, os dois tipos de gráficos vão funcionar bem, mas separei dois casos onde podemos optar pelo gráfico de barras ao invés de colunas:
Quando o nome da dimensão é muito grande: O gráfico de colunas terá uma visualização melhor dessa informação, enquanto o de barras colocam essas informações verticalmente. Você já ouviu falar sobre o padrão “z” de leitura das informações? Pois bem, o gráfico de colunas é um exemplo prático dessa visualização.
Através desse tipo de gráfico, também conseguimos fazer a comparação entre duas informações utilizando o gráfico de colunas empilhadas: Segue o exemplo de como utilizamos o gráfico de colunas para a comparação entre a quantidade de acessos x total de usuários por mês que tivemos no site de nosso cliente.
Gráfico de pizza ou rosca para relatórios
Dica 02: Representação de duas categorias em relação ao total:
Caso prático: Separamos mais um exemplo prático para aplicação dos conceitos apresentados. Um de nossos clientes de consultoria gostaria de trazer a representatividade de conversão de leads separado por categoria de dispositivo, e neste caso optamos por trazer essa visualização através do gráfico de rosca:
Percebe que quando temos apenas duas categorias, entendemos de maneira rápida o que o gráfico nos diz? diferente de quando temos mais categorias.
Gráfico de linhas para relatórios
Dica 3: Evolução de resultados ao longo do tempo:
Caso prático, nosso cliente gostaria de ver tráfego do site em todos os meses do ano, e além disso a comparação com o ano anterior, com isso utilizamos o gráfico de linhas. Você consegue perceber que essa visualização trouxe essa sensação de linha do tempo, cumprindo o objetivo final que o nosso cliente precisava?
Tabelas para relatórios
Dica 4: mostrar duas ou mais métricas para uma mesma dimensão:
É comum para todas as empresas que tem um site, a análise das origens que trazem mais acessos, vendas e também as que têm a maior taxa de conversão. Para a exibição desse tipo de informações, utilizamos o gráfico de tabela:
Mapa de árvore para relatórios
Dica 5: Identificação de padrões
Um de nossos clientes queria entender quais as áreas da home os usuários mais interagiam, com isso escolhemos o gráfico treemap para trazer a visualização dessa informação:
Essa visualização nos permite entender de forma rápida quais áreas os usuários mais interagiram.
Neste artigo, podemos ver a importância de se aplicar o storytelling na visualização dos dados apresentados. A escolha correta dos gráficos também influenciará na história que você está contando.
Quer evoluir os seus dashboards com a Métricas Boss? Tenha dashboards incríveis com templates prontos para blog, e-commerce e redes sociais!