10 verdades inconvenientes sobre Analytics

O que você irá aprender?

    O meu querido amigo Rafael Rez fez um post falando sobre 10 verdades inconvenientes sobre SEO para repensar suas práticas e fornecedores e ele me inspirou para fazer o mesmo sobre Analytics!

    A lista reúne experiências e vivências ao longo dos anos de dedicação em Analytics e trocas de ideias com amigos, segue a lista:

    1 - Corra para as montanhas se você recebe um relatório com prints do GA, Ads e Meta! É possível otimizar isso é investir o tempo analisando! Não seja printeiro!

    2 - Se você ou seu fornecedor nunca fez um plano de mensuração com você, vcs não fizeram nada e saíram tagueando tudo! Só vai perder tempo e dependendo do volume de dados, contratar o GA360.

    3 - Se você não faz ideia do seu volume de hits e está pagando o GA360, você sabe o motivo de estar pagando? Se não sabe, tá perdendo grana…

    4 - Você está lendo isso em Agosto de 2023 e se seu fornecedor recorrente jamais falou com você sobre GA4, se preocupe! Será um desespero em 2023 e provavelmente você pagará mais caro para a migração!

    5 - Se o seu GTM não tem dono, com certeza é terra de Marlboro e você não faz ideia do que tem ali dentro e provavelmente podem ter gambiarras e outras coisas ali que podem estar te prejudicando! 6 - Se você tem um Data Studio que está recriando um Google Analytics, você não tem um Dashboard! Para saber isso, basta ver se você tem várias páginas no seu dash e se elas não forem para áreas diferentes da empresa ou análises diferentes, você não tem um Dashboard!

    7 - Você contratou uma consultoria que te cobra em horas e é você quem demanda o que precisa e nada é realizado por menos de 10hrs, fuja! Essas horas estão super valorizadas! Ninguém que é consultor leva mais do que 1hr para uma instalação de 1 Tag de ads ou meta, por exemplo!

    8 - Sua empresa não tem ninguém responsável por Analytics e você considera que analisar faz parte do processo do seu dia a dia, provavelmente você não está fazendo Analytics e sim medindo suas ações! Analytics também é descobrir dados e otimizar processos e isso só é feito de forma pró ativa!

    9 - Suas reações em análises são? Uau, que legal, maneiro… Você não está transformando dados em decisões, lembre-se sempre… Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

    10 - Analytics é negócio! Suas análises e ou as análises da sua consultoria não transmitem informações sobre seu negócio, respostas sobre os comportamentos do site/App, essas análises não valem de nada!

    Espero que esse post ajude cada vez mais pessoas e empresas a valorizarem o trabalho de Analytics e conseguir separar bons profissionais de oportunistas! ;)

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