Você investe em web analytics?

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O mercado de Web Analytics no Brasil ainda é muito pequeno, são poucas pessoas e agências especializadas nesse assunto e como já mencionamos, web-analytics é mais do que um gráfico bonitinho e por isso você deve tratar esse assunto com mais atenção.

Você investe em web-analytics?

Apesar de todas as empresas entenderem o que é o mercado e a ciência, o investimento nessa área ainda é muito tímido. Este comportamento é normal pois o Google Analytics é de graça e com isso foi criada uma falsa sensação de que não se deve investir nessa área, afinal O GA é free e eu vou pagar por isso?

O grande problema esta justamente aí. Por ser tratar de uma ferramenta free, as pessoas acreditam ser fácil a instalação, que é mesmo (caso não saiba aprenda aqui), mas as configurações dela já são um pouco mais avançadas. Quando entra o detalhe das configurações que acontece o MAIOR erro, você não tem a quem recorrer (somente o google e o suporte SENSACIONAL #sqn do GA na web) e começa a analisar dados errados e PIOR tomar decisão encima de dados errados. Tsc tsc tsc tsc tsc…

Você já imaginou, justificar o investimento em uma nova mídia, ajustar usabilidade do site ou até mesmo cortar o investimento em uma mídia se baseando em dados fictícios? Pois é, isso pode estar ocorrendo e você nem sabe.

Veja a lista de plugins que podem te auxiliar na configuração do google-analytics

Apesar de existirem ferramentas free e outras pagas (veja um lista das principais aqui), deve se ter o maior cuidado na hora de efetuar as configurações e é aí que começa o investimento em Web Analytics.

Avinash Kaushik (evangelista de Web Analytics do Google), criou uma regra em seu livro Web Analytis 2.0, chamada 10/90.

A regra criada por Avinash, propõe que as empresas devem distribuir seu investimento de Web Analytics em 10% custo de ferramenta e 90% pessoas. Esse custo de 10% que menciona, é ideal para utilizar em uma ferramenta paga ou para a contratação de uma consultoria que possa realizar a instalação e configuração corretas da mesma.

Os outros 90%, Avinash defende que devem ser utilizados em pessoas. Sim, 90% do seu investimento deve ser direcionado a montar uma equipe boa e dedicada a Web Analytics, investindo na mesma através de cursos, consultorias, eventos, ou investindo em uma agência que possua já essa equipe dedicada e com expertise Web Analytics.

E como faço para dividir esse investimento de acordo com regra 10/90?

Criação e Configuração da Ferramenta de Web Analytics

Se você contratar alguma ferramenta paga, como AT internet, Web Trends entre outras, esse quesito esta garantido, pois a equipe dessas ferramentas farão a instalação e a configuração da mesma e além de te darem um suporte, vão garantir a veracidade dos dados. Caso esteja optando por uma ferramenta como o Google Analytics, você deve separar uma verba para a instalação e configuração da ferramenta.

A instalação, via google-tag-manager ou direta, deve ser efetuada de maneira correta e com pessoas em sua equipe ou com agências que possuem expertise nessa área. A instalação errada pode te prejudicar e muito, como já mencionamos acima e você pode basear todas as suas decisões em dados errados.

Interpretação de dados e Otimização

Agora que a ferramenta esta instalada e configurada corretamente e podemos confiar nos dados ali apresentados, é necessário interpretá-los e otimizá-los.

Sua equipe de Web Analytics ou uma agência contratada poderá executar esse serviço e aí, o céu é o limite!

É nesse passo que serão analisadas as vendas, comportamento do consumidor, análise de páginas, conversão, funil de conversão, metas e TUDO o que acontece em seu site. Com essas análises poderemos entender um cenário positivo e negativo e o principal, justificar o que deu certo e o que não deu certo. Com uma ferramenta de Web Analytics podemos fazer tudo isso e agora que esta TUDO configurado corretamente, você basear as suas decisões em dados precisos. :)

Cursos e Eventos

Mesmo que você não possua uma equipe dedicada ao trabalho de Web Analytics é necessário que você se atualize quanto as tendências do mercado e saiba como pode cobrar e mensurar o trabalho da agência contratada.

Caso tenha uma equipe (PARABÉNS por sinal), é interessante que essa equipe seja cada vez mais referência no assunto, se atualizando e entendendo cada vez mais do mercado, para poder se garantir quanto ao serviço ou também cobrar a agência de Web Analytics parceira.

Custos com curso e eventos são na verdade investimentos, pois sua equipe e você podem estar cada vez mais aprimorados no assunto. :)

Agora que já sabe a necessidade de investir em Web Analytics e como esse investimento pode ser separado…

Você investe em Web Analytics?

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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