Porque mudamos o site da Métricas Boss novamente - Parte 1 [PLATAFORMA]

Quem conhece a métricas boss e acompanha nosso blog desde o início sabe das mudanças que tivemos no site, hoje chegamos a 3 versão do nosso site. Mas, porque mudar?

Desde o início da métricas boss sempre foi tudo muito corrido, até porque além de blog, somos umas agência de web analytics se você não sabia disso, clique aqui para o blog e aqui para saber o fazemos.

Entre demandas, posts e muito trabalho optamos em usar o Wordpress como plataforma de conteúdo, que nos serviu por muito tempo. Porém, a longo prazo nosso site cresceu e já não era tão interessante usá-lo. Mas, se não vamos usar wordpress, vamos usar o que?

Fiquei dias e dias nessa pergunta, levantando plataformas, vendo os custo de servidor e chegamos a 2 opções:

Usar o medium como plataforma de gerenciamento de conteúdo; Usar o jekyll como gerador de blog estático;

🔸 Por que não usamos o medium?

De maneira bem simples, o Medium não nos dava o suporte a alterações no layout que precisávamos, nossa intenção com esse site é chegar ao mais próximo da perfeição do que é melhor para vocês nossos usuários. :)

O medium também não nos dá a oportunidade de testar nossa interface, então basicamente teríamos que usar o layout e features que eles nos dessem sem muito poder de customização.

🔸 Vamos falar de jekyll.

Para quem não conhece o jekyll é um gerador de site estáticos e tem como mantra transformar seu texto em sites e blogs. Abolindo o banco de dados ele trás o conteúdo de maneira simples e mais rápida, pois, não existe pré-processamento, até porque voce gera o BUILD e só sobe o html para o servidor.

Falando em servidor, o jekyll por gerar o site estático libera você para o uso do S3 da amazon, podendo utilizá-lo para hospedar seus arquivos e servi-los como um servidor normal, porém, com o custo lá em baixo. Só para vocês terem uma ideia hoje baixamos em 90% nosso custo com a hospedagem do site.

🔸 O que faremos com os comentários?

Em combate direto com Wordpress e o próprio Medium o único fato que nos deixou com uma certa cautela em relação ao jekyll foram os comentários. Medimos e vimos que nossos usuários inicialmente não comentavam, a maioria das dúvidas vinham do facebook. Mesmo assim existem diversas plataformas que permite você usar um sistema de comentários cloud, o Disqus e o próprio Facebook tem soluções bem bacanas.

🔸 A barreira do markdown!

Como meio de transformar seu texto em site, o jekyll acaba usando uma tecnologia chamada markdown, que nada mais é do que uma linguagem de marcação que converte seu texto em HTML. Depois de algumas conversas, nossa equipe topou o desafio e todos hoje escrevemos em markdown, nada que um bate-papo e a criação de uma boa documentação não resolva. Seu redator vai se sentir o fodão quando começar a ver tudo funcionando.

🔸 Como cadastramos lead?

Bem hoje utilizamos um serviço que roda em uma instancia separada que virou nosso “CRM”, que por enquanto ainda está bem simples mas nossa intenção é melhorá-lo com o tempo. Montamos uma api que é consumida via javascript para alimentar nossos contatos e origens de cadastro.

Bem esse é o primeiro post da série “Porque mudamos novamente”, fiquem de olho nos novos posts e até a próxima.

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!