Métricas Boss

Por que as sessões do Google Analytics expiram após 30 minutos de inatividade?

Por que as sessões do Google Analytics expiram após 30 minutos de inatividade?

Você sabia que a partir de 30 minutos de inatividade no seu site, a sessão do usuário expira e acaba virando uma nova sessão? Explicando de forma mais prática: eu entrei no blog da Métricas Boss e deixei a aba com um artigo aberto e fui olhar outros sites demorando mais de 30 minutos neles. Por default do Google Analytics, o site da Métricas Boss após 30 minutos de inatividade vai dizer que eu sou uma nova sessão para o ele.

Mas por que isso acontece?

Essa configuração do Google Analytics é feita uma vez que a ferramenta entende que se o usuário está há 30 minutos sem interagir com o seu site, ele teoricamente saiu do mesmo. Logo, a partir do momento que o usuário voltar, ele vai considerar que ele voltou para o site, gerando uma nova sessão.

Isso suja meus dados?

Não!!! Por default, os próprios sites já encerram as sessões do cookie após um período determinado (na maioria das vezes antes dos 30 minutos do Google Analytics). Uma vez que o próprio site encerra a sessão, automaticamente a sessão do GA também é encerrada.

Isso pode ser alterado?

Sim!!! É possível alterar para que a sessão expire no mínimo em 1 minuto e no máximo em 4 horas.

Em que casos devo aumentar o tempo para expirar a sessão?

Se por alguma razão os usuários precisem de muito tempo no seu site, uma média de 2 horas, para completar alguma tarefa ou até mesmo se engajar com determinado conteúdo (jogar um jogo, fazer algum tipo de inscrição e outros casos). Nesses casos, o tempo ideal que deve ser escolhido tem que ter a ver com o tempo médio que o usuário fica no seu site.

Você também pode usar o tempo médio do usuário no seu site para se basear em qual seria a configuração ideal para a expiração da sessão no seu site!

Caso queira uma explicação completa sobre como funciona a expiração de sessões e como alterá-la só clicar aqui! :)


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.