Google Analytics Enhanced Ecommerce

Se você nunca ouviu falar de Comércio Eletrônico Avançado no GA, a documentação e informações disponíveis podem parecer um pouco esmagadora ou excessivamente técnica e focada na implementação. Mas não deixe que isso seja uma desculpa para descartar este grande novo recurso e perder uma das funcionalidades mais FODAS do GA.

No final deste post você será capaz de responder às grandes perguntas sobre o que é e por que você deve usá-lo.

O que é Enhanced Ecommerce?

Projetado como uma adição à biblioteca Universal Analytics, este acompanhamento de comércio eletrônico introduziu dados nunca antes disponíveis para os usuários do Google Analytics.

Esta é uma melhoria enorme e é sensacional, não somente por analistas, mas pelos comerciantes, os proprietários do negócio, os colaboradores, os publicitários, e consideravelmente todos os povos envolvidos na companhia. Por quê? Porque fornece uma abundância de dados acionáveis ​​relacionados ao desempenho do seu site em termos de dinheiro .

Por que devo me importar ou usar isso?

Por que é a resposta, não a pergunta! Ok, vamos voltar um pouco. Se você possui um negócio, as possibilidades são seu Web site jogam um papel crucial (talvez preliminar) quando vem à renda. A maioria dos consumidores pode nunca mesmo atender a um serviço ao cliente ou representante de vendas, de modo que seu site é a única coisa que orienta o seu usuário para uma compra.

Você pode ter um sistema de terceiros separado para acompanhar as vendas e receitas, mas você pode estar perdendo a imagem completa do comportamento dos usuários antes e depois de suas compras. Você quer saber “por que” os usuários estão concluindo transações ou deixando antes de check-out.

Qual é a diferença entre o Comércio Eletrônico e o Enhanced Ecommerce?

O acompanhamento de comércio eletrônico no Google Analytics tem sido típico sobre o uso de informações na página de recebimento ou “Obrigado” em uma ordem para enviar dados de transação e receita de volta para o Google Analytics. Ainda é possível fazer uma implementação de comércio eletrônico básica, mas o uso do Comércio Eletrônico avançado do Google Analytics fornecerá relatórios e gráficos adicionais sobre as ações dos usuários.

Quanto trabalho da para Implementar o Enhanced Ecommerce?

O Comércio Eletrônico avançado depende de você passar informações extras para o Google Analytics. Quanto mais você implementar o Enhanced Ecommerce, mais útil serão os relatórios extras para você. Dependendo das configurações do seu servidor e de como seus dados estão estruturados, você pode apenas precisar pegar informações e organizá-las no formato recomendado.

Com as informações adicionais fornecidas, você pode começar a ver informações valiosas como:

Impressões

  • Veja quantas vezes um produto foi visualizado. Isso permitiria criar relatórios sobre as taxas de conversão por produto.

Ações do carrinho de compras

  • Claro, você pode analisar os produtos que vendem mais. Mas quais produtos têm potencial ? Com ações de carrinho, você pode ver quantas vezes um produto foi adicionado ou removido de carrinhos de compras.

Promoções Internas e Informações sobre Cupom

  • Com o Comércio Eletrônico avançado, você pode acompanhar links promocionais e banners por ID e nome. Também é possível informar sobre os dados dos cupons por código de cupom, valor ou desconto.

Funil de compras e funil de saída

Google Analytics Enhanced Ecommerce 2.png

A idéia por trás desses relatórios é informar sobre o comportamento de seus clientes. Quantas sessões incluíram adicionar um produto ao carrinho de compras? Qual passo de checkout tem a maior taxa de abandono? Mesmo se um usuário deixar o funil e concluir uma etapa diferente na próxima sessão, o Google acompanhará o usuário como reentrada no funil. Além disso, esta é uma ótima oportunidade para segmentar seu público-alvo com base no passo que concluíram (ou não concluíram).

As etapas desse funil são muito mais avançadas que a do Comércio Eletrônico padrão.

Comportamento de Compra

Nesse funil, conseguimos ver de todas as sessões do site, os steps que fizeram até concluir a compra, mas sem detalhar o checkout. As etapas são:

1 - Sessões com visualizações de Produtos - Essa etapa mostra quantas pessoas visualizaram um produto no seu site e quantas delas incluíram um produto no carrinho, que é a próxima etapa.

2 - Sessões com Adição ao Carrinho- Nessa etapa, conseguimos analisar não somente quantas pessoas adicionaram um produto ao carrinho, mas também quantas abandonaram o carrinho antes de prosseguir o checkout, em uma visualização BEM mais simples que o cadastro de metas.

3 - Sessões com Checkout - Aqui conseguimos ver qual a quantidade de pessoas que acessaram o site e foram até o checkout, e dessa quantidade quantos abandonaram o site nessa etapa. O Enhanced Ecommerce possui um funil somente para ele.

Pode ser usado com versões mais antigas do acompanhamento do Google Analytics?

Se você ainda não atualizou para o Universal Analytics , esta é outra das muitas razões para fazê-lo. Enhanced Ecommerce é um plugin que só funciona com analytics.js e não com o ga.js. Você ainda pode coletar dados de comércio eletrônico e acompanhar transações, mas os dados de comércio eletrônico avançados são específicos do Universal Analytics.

Posso usá-lo com o Google Tag Manager?

Com certeza! O Google Tag Manager é a maneira mais recomendada de implementar o comércio eletrônico avançado. Pode exigir o envolvimento de seu desenvolvedor ou especialista em implementação , mas a camada de dados fornece uma maneira eficiente e gerenciável para disponibilizar os dados de comércio eletrônico para medir.

Ele rastreia automaticamente?

Não. Há muitas métricas disponíveis imediatamente após a implementação de um código de acompanhamento do Google Analytics, mas os relatórios de comércio eletrônico não serão preenchidos até que o acompanhamento de comércio eletrônico seja configurado.

Como a versão anterior do acompanhamento de comércio eletrônico do Google, este é um plugin que precisa ser carregado no site, além do código de acompanhamento. Se você estiver usando o Gerenciador de tags do Google, é apenas uma caixa de seleção extra.

Mantê-lo separado reduz o tamanho da biblioteca padrão (analytics.js) para aumentar a velocidade e o desempenho da página. Portanto, antes de prometer um relatório de transações e receitas ao seu gerente usando métricas do Google Analytics, certifique-se de que seus desenvolvedores implementam o plug-in.

Quais são meus próximos passos?

Como com todas as principais transições (Classic> Universal, Scripted> GTM, etc.) Eu recomendaria criar uma propriedade de teste no Google Analytics. Existem novas Configurações de comércio eletrônico para cada exibição onde você pode ativar os relatórios de comércio eletrônico avançado.

Em seguida, comece a adicionar as peças Enhanced Ecommerce um por um até ter certeza de que ele está funcionando corretamente. Você continuaria enviando os dados regulares de comércio eletrônico para sua propriedade principal para garantir a continuidade de dados válidos e corretos e, em seguida, usar um rastreador diferente para enviar o Enhanced Ecommerce para a nova propriedade. O Gerenciador de tags do Google tornará esse processo muito mais fácil.

Quando tudo estiver correto, você faria uma transição - removendo o comércio eletrônico antigo e substituindo-o pelo Enhanced Ecommerce.

Tenha cuidado com seus dados e sempre teste antes de fazer uma mudança significativa!

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!