Funil de metas no Google Analytics - Como criar e analisar?

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Você conhece o Funil de metas do google analytics? Você conhece a principal página de fuga do usuário antes de converter?

PARE TUDO! VOCÊ PRECISA FAZER ISSO!

Primeiro precisamos entender como funcionam as metas do Google Analytics:

Metas são as “conversões” que seu site tem, seja ele um e-commerce, site de conteúdo, assinar newsletter ou qualquer outro. As metas normalmente podem ser:

1 - Concluir uma compra;

2 - Assinar uma newsletter;

3 - Baixar um ebook;

4 - Dar play em um vídeo;

Esses acima são alguns exemplos de metas que você pode cadastrar no Google Analytics.

Agora o que são metas? Veja o vídeo do google-analytics explicando:

Como configurar as Metas e o Funil de Metas no google-analytics?

1 - Acesse o menu administrador e clique em Metas;

2 - Selecione na configuração de meta o modelo que usará. Esse modelo é bem completo e te ajuda configurar corretamente as metas.

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3 - Nomeie a sua meta;

4 - O código da posição é apenas como ela ficará salva no Google Analytics, em que slot. Pode deixar o código que vier definido;

5 - Tipo - O tipo é como você vai validar se a meta foi convertida. No caso de visualização de um vídeo, você selecionaria duração e informaria depois qual a duração do vídeo. No caso de um e-commerce ou site de conteúdo por exemplo, seria o destino, a página de sucesso, download efetuado ou produto comprado;

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6 - Agora você precisa informar a url de destino, ou seja, a URL que aparece no site quando o usuário finaliza a compra ou faz o download de um ebook do site;

7 - Selecione a opção Funil, esta é a opção que nos permitirá analisar o funil de metas do google-analytics;

8 - Com a opção funil selecionada, você precisará informar se este é um fluxo obrigatório ou não. Baseando-se por um e-commerce, os passos do carrinho até a tela de sucesso são obrigatórios.

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Com as metas e o funil de metas cadastrados, agora conseguimos chegar a melhor parte, a análise do funil de metas! :)

Analisando o funil abaixo, o que conseguimos perceber?

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É possível perceber que 50% das pessoas que chegam ao carrinho do site abandonam, mas 45% seguem o fluxo para a página de checkout.

Na página de checkout, 45% dos usuários abandonam e página, ou seja, VOCÊ PRECISA ANALISAR ESSA PÁGINA!

A primeira coisa a fazer é efetuar uma compra em seu site e ver se existe algum erro ou problema na página. O botão finalizar a compra esta sendo encontrado facilmente?

A configuração de metas e o cadastro de funil de metas do google-analytics te ajuda a entender o comportamento do usuário no fluxo da meta, seja ela uma compra efetuada, download de um ebook ou assinar uma newsletter.

Mesmo com os teste realizados, pessoas continuarão abandonando seu carrinho e checkout, o que você precisa fazer é analisar o quanto isso impacta no seu negócio.

Uma boa maneira de recuperar esses clientes que abandonam o site, é utilizar uma ferramenta de recuperação de carrinhos de compras ou campanhas de remarketing nas redes de display. :)

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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