O que é Web Analytics?
O que é Web Analytics?
Web Analytics, também conhecido como Digital Analytics, é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site ou um aplicativo. Essa área tem como norte entender os resultados das sua estratégia de marketing, o fluxo de comportamento do usuário do site, identificar e otimizar problemas e, principalmente, como pautar a s suas tomadas de decisões em dados.
Essa análise pode ser feita a partir da ferramenta do Google Analytics, mas não é exclusivo. Atualmente nós já temos uma variedade considerável de ferramenta de web analytics, como: Mixpanel, Aidax, Adobe. Nós aqui da MB falamos muito do Google Analytics porque é a mais usada das ferramenta gratuitas que temos disponíveis do mercado - logo, a porta de entrada de muitos profissionais que querem começar a aplicar a lógica de análise de dados no seu dia-a-dia.
No entanto, não se esqueça: a ferramenta é MEIO do processo. O início é você saber o que você quer e o final é transformar os dados analisados em ação.
O trabalho de Web Analytics envolve:
- Acompanhar o desempenho das campanhas e acessos do site;
- Analisar o desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing;
- Analisar dados do site e a partir deles ter insights para melhoria constante;
- Elaborar relatórios de acessos e desempenho;
- Mensurar cohorts, life time value e payback de cada canal de marketing;
- Analisar a experiência do usuário no site;
- Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI;
- Analisar constantemente as metas do site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
- Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site;
- Além desses trabalhos recorrentes, Web Analytics requer também interpretação de dados, como já falamos aqui no blog.
Para saber mais sobre por que a área de Web Analytics é tão importante, confira esse post no nosso blog