Web Analytics, também conhecido como Digital Analytics, é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site ou um aplicativo. Essa área tem como norte entender os resultados das sua estratégia de marketing, o fluxo de comportamento do usuário do site, identificar e otimizar problemas e, principalmente, como pautar a s suas tomadas de decisões em dados.
Essa análise pode ser feita a partir da ferramenta do Google Analytics, mas não é exclusivo. Atualmente nós já temos uma variedade considerável de ferramenta de web analytics, como: Mixpanel, Aidax, Adobe. Nós aqui da MB falamos muito do Google Analytics porque é a mais usada das ferramenta gratuitas que temos disponíveis do mercado - logo, a porta de entrada de muitos profissionais que querem começar a aplicar a lógica de análise de dados no seu dia-a-dia.
No entanto, não se esqueça: a ferramenta é MEIO do processo. O início é você saber o que você quer e o final é transformar os dados analisados em ação.
O trabalho de Web Analytics envolve:
Para saber mais sobre por que a área de Web Analytics é tão importante, confira esse post no nosso blog