O que é Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google onde podemos analisar o **comportamento do usuário no seu site ** a partir de diversas métricas, seja ele um e-commerce, site institucional ou um blog.
Por exemplo, é possível analisar as visitas que seu site teve em determinado período, assim como a variação do volume de vendas, produtos mais vendidos, posts mais lidos, páginas mais acessadas e até as principais buscas que os usuários fazem em seu site. Isso vai te auxiliar na tomada de decisão de marketing e também sobre o comportamento do seu usuário.
A versão mais antiga do Google Analytics é a chamada de Universal Analytics, a qual serve apenas para SITES e captura as informações com base no comportamento do usuário a partir dos seus acessos (o que chamamos de session-based).
Em 2020, foi lançado o Google Analytics 4, a nova versão do Google Analytics. Esse "novo"Google Analytics é uma repaginação do antigo relatório Web + App. Aqui o Google se propõe a sair da caixinha de métricas que até agora ele oferecia com seus relatórios pré-prontos e oferecer uma experiência muito mais personalizada de acordo com a necessidade de cada usuário.
Esse lançamento se propõe a ser uma mudança no paradigma de mensuração atualmente, saindo da estrutura limitada do Universal Analytics de eventos por categoria e trazer um conceito mais Firebase Friendly. Num primeiro momento, pode parecer mais difícil, mas a grande realidade é que o Universal Analytics, acaba limitando os usuários em suas análises, por ser tão fácil ficar preso no que está ali.
Agora com uma ferramenta ligada ao conceito user-based e não session-based, abrem-se muitas portas!
Um ponto importante: o Google Analytics precisa ser instalado dentro do seu próprio site (ou app, no caso do GA4). Você não consegue instalá-lo na sua página do Facebook ou Instagram, nem no site da concorrência.