Métricas Boss

Conheça o Swydo, uma ferramenta prática e ágil para construção de relatórios

Você provavelmente já teve que participar de algumas (ou várias) reuniões onde levam power points que falam, falam, falam e no final acabando não falando nada de fato? Ou então quando levam informações DEMAIS e no final ninguém mais está prestando atenção? Isso sem contar que no dia anterior, para montar essa apresentação, o estagiário provavelmente perdeu quase um dia inteiro de trabalho para encher o arquivo de prints com gráficos que já são gerados automaticamente por ferramentas de analytics, mídia, monitoramento etc.

Acho que todo mundo pode concordar que essas situações acima são bem chatas e desnecessárias, né?

É por isso que aqui na Métricas Boss nós sempre tentamos inovar na forma de apresentar os resultados para os nossos clientes. Como vocês já devem conhecer, o nosso lema “Web Analytics é mais do que um gráfico bonitinho” não foi criado à toa! Foi assim que nós encontramos o Swydo, a ferramenta de construção de relatórios que usamos nas reuniões com nossos clientes. Ela funciona quase como uma fusão entre um programa de edição de texto com uma ferramenta de construção de dashboards. Ou seja, conseguimos criar diversos tipos de gráficos e tabelas a partir da integração com diferentes ferramentas e adicionar logo abaixo dos dados a nossa análise em formato de texto. Isso agiliza bastante o nosso tempo na hora de montar o relatório, além de deixar o resultado final visualmente muito mais agradável e interessante para quem assiste. Nesse post vamos falar um pouquinho de como o Swydo funciona e o porquê todos nós aqui na Métricas Boss estarmos completamente apaixonados! <3

  • O primeiro ponto é a possibilidade de integração com várias ferramentas no mesmo relatório, como Google Analytics, Google Ads, Google PageSpped, Facebook Insights e por aí vai! Isso otimiza muito o nosso tempo na hora de montar os relatórios, pois não precisamos ficar indo e voltando de diferentes ferramentas ao mesmo tempo. Conseguimos puxar tudo o que precisamos na mesma plataforma.

Conheça o Swydo

  • Além de integrar com diferentes ferramentas, também podemos integrar mais de uma conta do Google Analytics no mesmo relatório. Isso ajuda muito no caso de clientes que trabalham com diferentes marcas em seu portfólio.

Conheça o Swydo

  • Outro ponto positivo é que os dados não são fixos. Todos os gráficos e tabela atualizam automaticamente conforme o período selecionado, sendo possível fazer a comparação com qualquer período desejado.

  • Assim como no Google Analytics, no Swydo nós conseguimos criar diversos filtros para personalizar ainda mais os dados – e a lógica de criação é bem parecida com a do GA. Você precisa puxar um gráfico específico de uma origem e/ou campanha? Com os filtros você consegue!

Conheça o Swydo

  • Caso você precise gerar o mesmo tipo de relatório mais de uma vez, pode deixar esse template salvo, alterando apenas o período e/ou fonte de dados. Também existe a possibilidade de deixar agendado e receber automaticamente por e-mail!

Claro que ainda existem alguns pontos onde a ferramenta pode evoluir e melhorar. Temos algumas limitações de diagramação que podem incomodar pessoas um pouco mais perfeccionistas – mas dá para sobreviver!

Em relação aos filtros, eles também podem melhorar em alguns pontos.

Por exemplo, nós não conseguimos criar filtros de período no relatório, então se você precisar trazer os dados de Dezembro e Janeiro em separado, vai precisar criar 2 relatórios. Isso pode não parecer ser muito ruim, mas dependendo do período de análise, acaba sendo necessário levar um volume enorme de relatórios, ou puxar os dados manualmente.

Outro problema é quando precisamos mesclar mais de uma variável no filtro relacionado a mesma dimensão (ex.: nome da campanha). Nós não conseguimos fazer como no Google Analytics, onde colocamos incluir e excluir. Cada dimensão só pode ser adicionada uma vez. :/

Mas, por enquanto, tudo isso foi facilmente contornável e os benefícios do uso da ferramenta foram muito superiores a quaisquer limitações. Além disso, em pouco tempo de uso já vimos algumas atualizações no Swydo, o que mostra que é uma ferramenta que está em constante melhoria.

E aí, o que achou dessa ferramenta? Ficou animado para começar a usar também?

Para saber mais informações dos planos e preços, basta acessar o site da própria Swydo: https://www.swydo.com/


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.