Métricas Boss

Como tangibilizar um dado

Muitas vezes, durante uma análise de Web Analytics, acabamos encontrando dificuldades para tangibilizar um dado. Ou seja, em transformar esse dado em algo mais concreto e de fácil entendimento. Nós, aqui na Métricas Boss, passamos por isso com frequência, tanto em nossas consultorias como também internamente em nosso blog. E a melhor forma que encontramos para lidar com esse problema foi cruzar informações de diferentes ferramentas para chegar em uma conclusão.

Já falamos muito sobre o Hotjar por aqui, é uma ferramenta que utilizamos bastante para tangibilizar dados e concluir análises. Mas como isso é feito?

Imagine um cenário onde você está analisando uma taxa de saída de 60% em uma página de cadastro, e a média do seu site é de 43%. Com certeza tem algo nessa página que faz com que o usuário saia do site e não siga o fluxo.

Você pode investigar mais informações nesta página, como o tempo que o usuário leva para sair e se ele visualiza 100% do scroll. Isso vai te ajudar a reunir mais argumentos para poder entender melhor o comportamento do usuário na página, e tornar cada vez mais fácil de compreender os motivos.

Com o Hotjar, por exemplo, você consegue pegar essas informações analisadas e reunir com um vídeo do usuário na página. Certamente, ao analisar esse vídeo você identificaria, por exemplo, em qual campo o usuário está saindo do site. E ao cruzar esse dado com a taxa de saída, conseguirá saber exatamente se com aquele campo o usuário interage, clicando sem preencher e logo após isso abandona o site.

Imagine que você é uma instituição de ensino online e possui uma página com um formulário, que o usuário necessita preencher por completo para garantir a sua pré matrícula. Você mediu que essa página está com 60% de saída, e a sua média é de 43%, como citamos acima. Ao analisar os vídeos do Hotjar, você identifica que pede para o usuário o título de eleitor e também o certificado de reservista. SÉRIO! Você que está lendo esse post, sabe de cabeça qual é o seu título de eleitor e seu certificado de reservista? Muito provavelmente não, pois são documentos pouco utilizados. O Hotjar pode te ajudar a tangibilizar que o usuário está abandonando o site nessa parte de preenchimento de documento, pois é algo específico e que as pessoas não possuem de cabeça ou de fácil acesso.

E você, que é a instituição, pense: Você precisa disso agora para garantir a pré matrícula do usuário? Se não precisar, qual é o motivo de você estar pedindo isso online, e agora, para o usuário se cadastrar em seu site? Esta informação seria, com certeza, um achismo de diversas pessoas. Falando justamente que este era o campo em que as pessoas saíram. E até aí era um achismo!

O que estamos falando aqui, é justamente para você tangibilizar esse dado. Mostrar em vídeo que o usuário está indo embora do seu site ao clicar naquele campo, e não está preenchendo.

Outra forma de você tangibilizar seria fazendo uma pesquisa com o usuário após ele fazer uma compra, ou até mesmo quando ele estiver saindo do seu site. Ouça e analise seu usuário, e com ele te dizendo o que quer, essa é a forma mais barata de tangibilizar e comprovar um dado! :)


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.