Taxa de Conversão da Sessão x Taxa de Conversão do Usuário Google Analytics 4
O que você irá aprender?
Fala aí Analítico e Analítica de plantão, beleza?
Com certeza você já sabe que o GA4 veio trazendo diversas novidades como métricas novas, a morte da taxa de rejeição, novos parâmetros de tagueamento de origens mais uma das grandes evoluções foi atender cada vez mais aos pedidos da comunidade de Analytics!
Um dos principais pedidos atendidos foi a alteração dos modelos de atribuição no GA4, se você é leitor aqui da MB ou acompanha nosso podcast sabe que agora é possível alterar para todos os relatórios do Google Analytics 4 o modelo de atribuição padrão, mas com certeza você já se perguntou... Por que o Google não cria uma taxa de conversão baseada nos usuários e não nas sessões?
Pois é meus amigos, parece que o Google Analytics novo não é tão ruim assim né?
Habemus a taxa de conversão do usuário no GA4!
Taxa de Conversão da Sessão
A taxa de conversão no Google Analytics sempre foi baseada na sessão e NUNCA no usuário, ou seja, o cálculo sempre foi baseando-se nas visitas.
Essa taxa é calculada através de uma conta bastante simples: Conversão / Sessão x100.
Exemplo: Gabriel gera 2 sessões para o seu site e na sessão 2 efetua uma conversão. O cálculo será:
1 / 2 x100 = 50%
Como a taxa de conversão é baseada nas visitas, nas sessões, Gabriel gerou uma taxa de conversão de 50%, sacou?
Taxa de Conversão do Usuário
A Taxa de conversão do usuário é uma métrica nova e disponível apenas no GA4 e como o nome já diz ela leva em consideração o usuário e não as sessões, ou seja, o jogo muda!
Vamos usar o mesmo exemplo acima para calcular a taxa de conversão do usuário, beleza?
Exemplo: Gabriel gera 2 sessões para o seu site e na sessão 2 efetua uma conversão. O cálculo será:
1 / 1 x100 = 100%
Mas Gustavo, por que o cálculo agora é baseado em 1 e não mais 2? Isso acontece pois estamos levando em consideração o usuário Gabriel e não a quantidade de sessões (visitas) geradas por ele e por conta disso a taxa de conversão passa a ser 100%, pois o usuário Gabriel gerou uma conversão, independente da quantidade de acessos!
Cuidados com a Taxa de Conversão do Usuário
Sei que pode parecer muito óbvio para alguns, mas é importante ressaltar alguns cuidados que devemos tomar ao passar a usar a taxa de conversão do usuário, quais são eles:
1 - NÃO compare a sua taxa de conversão do GA Universal com a Taxa de Conversão do Usuário!
O motivo de não comparar é simples, o Google Analytics Universal (versão antiga) SÓ tinha a taxa de conversão das sessões, ou seja, a comparação será TOTALMENTE equivocada!
2 - NÃO saia comemorando!
Como o cálculo da taxa de conversão de usuário NÃO leva em consideração a quantidade de acessos geradas pelos usuários, COM TODA CERTEZA a taxa de conversão será maior!
Como visualizar a taxa de conversão do usuário no GA4?
A taxa de conversão do usuário está disponível apenas no relatório Explorar do GA4, ou seja, você terá que criar relatórios para poder enxergar essa métrica, como na imagem do relatório abaixo:
Já conhecia essa métrica do GA4? Já está usando o novo Google Analytics ou ainda está precisando de ajuda?
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