Seu cliente sabe o que quer, mas você NÃO Facilita isso!
O que você irá aprender?
Um dos grandes pontos que discutimos bastante na Métricas Boss é a facilidade que os sites permitem para o usuário encontrar aquilo que esta procurando.
Em um projeto que participei de evolução de usabilidade e inovação em um e-commerce, através dos números e testes de usabilidade, percebemos que NESSE site a busca era mais utilizada dos que o Menu.
Ficamos muito intrigados e apesar dos ajustes que fizemos a busca continuava sendo mais acessada, e hoje com a Métricas Boss analisamos que esse é um comportamento normal na maioria de nossos clientes, mas não necessariamente a busca é bem feita, e isso leva a seguinte análise:
SEU USUÁRIO ACESSOU O SITE (vc gastou por isso), FEZ UMA BUSCA, NÃO COMPROU NADA E VOCÊ NEM LIGA PARA ISSO!
Se você acha que peguei pesado nessa análise, responda as seguintes perguntas:
- Quantas pessoas acessam seu site, fazem uma busca e não compram?
- Quais os motivos disso acontecer?
- Quantas saídas são por falha na busca?
- Quantas são por produtos que você não tem?
Se não for por uma promoção muito bem segmentada, o usuário sabe o que quer achar ali. Você também é usuário e sabe disso! rsrs
(Se não sabe como configurar a busca interna de seu site no Google Analytics, clique aqui!)[/como-configurar-a-pesquisa-interna-no-google-analytics/]
Uma prova de que a busca de muitos sites não é 100% redonda e nem precisa, é o teste que fizemos abaixo no site da Mania Virtual por exemplo.
🔹 Fizemos a busca por “tv” e o site retornou 138 resultados que possuem TV e todos fazem sentido.
🔹 Agora fazendo a busca por “televisão”, olha o resultado encontrado:
TV e Televisão são a mesma coisa, mas o site não configurou essa informação para que apareçam os 2 resultados. Pode parecer uma coisa boba, mas você sabe quantas pessoas saem do seu site automaticamente após uma busca sem resultados?
Se você não sabe (deveria saber), NÃO PODE FALAR QUE ISSO É UMA COISA BOBA! 😛
Como analisar melhor a pesquisa interna?
Na Métricas Boss, uma das melhores análises que fazemos da nossa pesquisa, é a porcentagem de pessoas que saíram da nossa pesquisa, ou seja, abandonaram, e as outras duas análises são o tempo que o usuário ficou no site após sair da pesquisa e a quantidade de páginas que ele visitou.
Nessa análise conseguimos analisar que:
- 20,51% das pessoas saem do nosso site após fazerem as pesquisas;
- Após fazerem as pesquisas, nossos usuários ficam em média 05:18 minutos no site;
- A média de páginas que os usuários visitam após pesquisarem é de 1,95.
Com essas informações conseguimos medir que as pessoas que as 80,49% das pessoas que pesquisam em nosso site acabam encontrando a informação que querem, ficam até 05:18 minutos lendo essas informações e acabam em média lendo mais de 1 post.
Isso é sensacional né? Mas a pergunta que nos fazemos ainda é: “Qual o motivo desses 20,51% sairem do site?”
Ao isolarmos as maiores taxas de saídas, conseguimos identificar quais são as buscas que influenciaram essa saída, com esses dados você consegue isolar as buscas que não fazem sentido, com as que fazem e que estão te prejudicando ou você esta perdendo oportunidade.
Pare de falar com todo mundo e fale com cada um!
Não vamos só falar da busca aqui nesse post, vamos falar também dos banners da sua home! SIM Aqueles 5 banners com setinhas que ninguém clica! MAS COMO ASSIM NINGUÉM CLICA?
Em todos esses 11 anos que tenho no marketing digital, diversos mapas de calor e tagueamentos de eventos me provaram isso! Mas você sabe o motivo?
A maioria dos sites foca em informar produtos específicos nos banners da home, exceto promoções e liquidações estilo Black Friday, a chance de você acertar com aquele produto o que o usuário quer, é mínima, você já parou para pensar nisso?
Saiba outros KPIS que também influenciam na sua conversão!
Além da home ser o topo do seu funil de vendas, você deveria focar em ser mais assertivo, falo e repito isso sempre, QUAL O MOTIVO DE VOCÊ NÃO EXPOR NOS BANNERS OS BENEFÍCIOS DO SEU SITE? QUAL A NECESSIDADE DE TER TANTOS BANNERS?
Olhem esse exemplo aqui da Magazine Luiza:
O Banner da home fala de uma promoção de bebê, qual a chance da maioria das pessoas que acessam o site terem bebês, ou desse banner ter acertado a promoção que alguém procurava?
Nesse ponto gosto muito do que o Ponto Frio faz! Apesar de na maioria das vezes também perder muito tempo com os banners que não tem cliques, eles segmentam melhor, veja:
O banner da home, esta divulgando uma promoção, mas VEJA que essa não é uma promoção específica mas sim uma promoção que esta rolando no site inteiro, a chance de acertar é MUITO maior não acha?
Outra segmentação muito inteligente é a que fazem na própria home, dividindo os produtos exibidos na vitrine por categorias, ou seja, os usuários tendem a acreditar que aqueles são os melhore produtos ou os produtos com os melhores preços na categoria:
Quanto tempo você perde com seus designers criando esses banners? Eles tem clique? Tem venda?
Mensure tudo isso e faça uma conta se vale a pena, seu designer poderia estar otimizando seu site em outra função! :)
Conclusão
Teste seu site, veja os números, faça testes de usabilidade, você já investe muito para trazer o usuário para seu site, seja em branding ou em mídias, facilite a vida dele!!!
Mensure o que discutimos acima e identifique os pontos que estão fazendo você dificultar a vida do seu cliente, o seu trabalho é deixar cada vez mais fácil! :)
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D