Principais métricas de tráfego

O que você irá aprender?

    Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?



    Não tem como falar de tráfego sem falar de métricas, não é mesmo? Sejam ações de tráfego pago ou orgânico, uma coisa elas têm em comum: a nossa necessidade de mensurar os resultados.

    Quem trabalha com tráfego pago provavelmente já está mais acostumado a lidar com métricas, uma vez que as ferramentas (como Meta Ads e Google Ads) já trazem as principais métricas em destaque nos seus painéis.

    Nas estratégias de tráfego orgânico, muitas vezes não há essa pré-disponibilidade dos dados e nós é que precisamos escolher o que e como mensurar. As ferramentas aqui são outras, como o Google Analytics. Você pode fazer de forma simples ou mais profissional. O importante é medir!





    Ao avaliar a eficiência de uma campanha, é importantíssimo que você, gestor ou estrategista de marketing, tenha clareza sobre quais métricas acompanhar e o que elas dizem, na prática, sobre a jornada que você espera que seus usuários façam.

    Toda jornada de usuário é composta de um passo a passo. Vamos exemplificar:


    Na jornada de compra da Métricas Boss Prime, nós planejamos que primeiro o usuário vê o nosso anúncio, depois clica nele, chega na Landing Page, lê os conteúdos de lá e, por fim, compra o produto.

    No trabalho de otimizar as campanhas, o que você precisa fazer é basicamente entender qual métrica traz uma informação útil sobre cada passo da jornada. Assim, você saberá no que você deve mexer para alterar cada resultado e, consequentemente, melhorar sua performance como um todo.


    Abaixo, vamos deixar algumas métricas que são essenciais para o cotidiano de qualquer estratégia de marketing. Enquanto você lê, vá pensando em como ela pode ajudar o seu negócio. É uma métrica que você acompanha? Quando ela vai mal, o que precisa ser feito?

    Métricas básicas para avaliar a eficiência dos anúncios


    Sessões (ou Visualizações da Página) - Mede a quantidade de acessos que a campanha levou para o seu site.


    CTR (Click Through Rate) - A taxa de cliques de um anúncio. É calculada pelo número de cliques dividido pelo número de visualizações do anúncio. Ou seja, um CTR de 3% significa que 3 de cada 100 usuários que viram um anúncio clicaram nele. Essa é a melhor métrica para avaliar a qualidade de um criativo. Aqueles vídeos ou artes com melhor CTR são os que se comunicaram melhor com seu público e os convenceram a clicar no link.


    CPC (Custo por clique) - É o valor do investimento feito para gerar cada clique. É calculada pelo investimento dividido pelo número de cliques. Então, por exemplo, se foi investido R$120 e a campanha gerou 80 cliques, o CPC é de R$1,50. Além de avaliar a qualidade do criativo, o CPC leva em consideração outras configurações que influenciam no custo da veiculação dos anúncios. É possível, por exemplo, comparar o CPC de um mesmo criativo direcionado para públicos-alvo diferentes.


    CPS (Custo por sessão) - Semelhante ao CPC, mas usa em seu cálculo o número de sessões contabilizadas no seu site, em vez do número de cliques no anúncio. Mais à frente falaremos do que pode ocasionar diferenças entre o CPC e o CPS.


    Frequência - Mede quantas vezes, em média, cada usuário vê o seu anúncio. É calculada pelo número de impressões dividido pelo alcance. Por exemplo, se seu anúncio foi visto 120 vezes por 100 usuários diferentes, a frequência é de 1,2. Essa métrica nos auxilia principalmente a avaliar se o tamanho do seu público é compatível com o investimento que está sendo destinado. Uma frequência muito alta significa que o público é pequeno demais para o investimento feito.


    Métricas de negócios para avaliar o retorno financeiro da campanha

    CAC (Custo de aquisição de cliente) - É o valor do investimento que foi feito para gerar uma venda para um novo cliente. Por exemplo, se foi investido R$5.000 e a campanha gerou 25 vendas, o CAC é de R$200.



    ROI (Return on Investment) - Mede o quanto a empresa gerou com os investimentos feitos. É calculado pela fórmula:


    ROI = (faturamento - investimento) / investimento

    Então, por exemplo, se a empresa investiu R$5.000 e faturou R$15.000, seu ROI é 2. Ou seja, a cada R$1 investido, a empresa ganha R$2 de lucro.

    Podemos dizer que: ROI menor que 0 significa que a ação deu prejuízo. ROI igual a 0 significa que a ação não gerou lucro. ROI maior que 0 significa que a ação deu lucro.

    Também é possível expressar esse valor em porcentagem, multiplicando ele por 100. Ou seja, no exemplo acima, dizer que o ROI é de 200%.



    ROAS (Return On Advertising Spend) - Semelhante ao ROI, mas mais usual no mercado de anúncios online. É calculado pela fórmula:

    ROAS = faturamento / investimento

    Então, por exemplo, se a empresa investiu R$5.000 e faturou R$15.000, seu ROAS é 3. Ou seja, a cada R$1 investido, a empresa fatura R$3.

    Podemos dizer que: ROAS entre 0 e 1 significa que a ação deu prejuízo. ROAS igual a 1 significa que a ação não gerou lucro. ROAS maior que 1 significa que a ação deu lucro.

    Também é possível expressar esse valor em porcentagem, multiplicando ele por 100. Ou seja, no exemplo acima, dizer que o ROAS é de 300%.


    Métricas personalizadas


    Nem sempre as métricas que você precisa para avaliar o resultado das suas ações estão entre as pré-existentes nas ferramentas. Por isso, existe a possibilidade ainda pouco explorada pelos gestores de tráfego de criar métricas personalizadas. Vamos dar alguns exemplos:

    TVP (Taxa de visualização da página) - Avaliando as métricas CPC e CPS, você chegará à conclusão que nem todo clique gera uma sessão no site. A TVP serve para medir exatamente isso. É calculada pelo número de sessões dividido pelo número de cliques. Por exemplo, se um anúncio recebeu 100 cliques e gerou 95 sessões, o TVP é de 95%. Uma baixa TVP pode indicar que seu site possui algum problema, como lentidão na abertura ou falta de responsividade.


    TR95 (Taxa de retenção 95%) - Mede a capacidade do criativo de reter a atenção do público. É calculado pela quantidade de impressões dividido pela quantidade de visualizações de 95% da duração do vídeo. Esse mesmo cálculo também pode ser feito utilizando outras porcentagens de duração do vídeo, como 50% ou 75%, dependendo da sua estratégia .





    Agora que você já conhece um pouco mais sobre as principais métricas de tráfego, é hora de aprender como utilizá-las na prática para ter campanhas de alto retorno!

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    Nos vemos lá! 🙂

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