Prevendo o futuro do desenvolvimento de produtos baseado em IA com Amplitude

O que você irá aprender?

    Há uma década, quando a Amplitude foi lançada, havia uma convicção sólida: que os dados de comportamento do usuário e do produto eram a chave para aprimorar as experiências digitais e criar produtos melhores. Compreender profundamente o que os usuários fazem em um produto proporciona insights valiosos para orientar melhorias.

    Hoje, a convicção na importância dos dados e do comportamento do usuário é mais forte do que nunca, especialmente à medida que a inteligência artificial (IA) evolui. O último ano trouxe avanços importantes, como o ChatGPT e outros modelos generativos que demonstram inteligência comparável à humana. A Amplitude apoia as equipes de produtos a aproveitar as técnicas de IA e aprendizado de máquina (ML) por meio de recursos como o mecanismo de recomendação e o monitoramento de produtos. Chegou o dia em que a IA transforma o desenvolvimento de produtos.

    Esse futuro agora está à vista, e a iminente era de produtos e experiências digitais impulsionados pela IA é empolgante. Como observadores de perto das mudanças na forma como as equipes de produtos estão evoluindo, é importante para Amplitude compartilhar a visão sobre esse futuro. Spoiler: será revolucionário!

    O Ciclo de Melhoria do Produto

    Todas as equipes de produtos e crescimento de elite entendem o processo iterativo de desenvolvimento de produtos: construir, lançar, usar e aprender. A velocidade e eficácia com que as equipes percorrem esse ciclo determinam o sucesso. É seguro dizer que a IA terá um impacto profundo em cada etapa desse processo.

    A IA generativa já acelerou as etapas de "construção" e "lançamento" e continuará a fazê-lo. Ferramentas como GitHub Copilot e Figma AI facilitaram mais do que nunca transformar ideias em protótipos e produtos reais em tempo recorde. As equipes mais eficazes lançam várias atualizações por dia, e à medida que as ferramentas melhoram, a velocidade só aumenta.

    Amplitude está concentrada em tornar as fases de "uso" e "aprendizado" tão eficazes quanto as outras, pois essas áreas se tornaram gargalos no processo de desenvolvimento de produtos. As primeiras implicações disso estão sendo observadas com o lançamento do Amplitude AI. O Data Assistant garante medição de dados consistente e qualidade, enquanto o Ask Amplitude facilita transformar perguntas de negócios em insights acionáveis. A IA está tornando mais acessível à descoberta do "Aha - Moment" do seu produto, com análises automatizadas de dados em busca de padrões de comportamento.

    A IA está simplificando todas as etapas do ciclo, permitindo que os produtos melhorem mais rapidamente do que nunca.

    Experimentação e IA

    Além disso, há maneiras mais simples o ciclo de melhoria do produto. Atualmente, as equipes dependem dos testes A/B para orientar a fase de "aprendizado", garantindo que o produto evolua a cada iteração. Isso envolve um esforço humano significativo, desde a formulação da hipótese até a análise dos resultados, tornando o processo demorado. No entanto, as equipes continuam a experimentar porque é a melhor maneira de obter insights sobre como os recursos afetam o comportamento do usuário.

    É importante notar que a experimentação oferece uma estrutura rigorosa para avaliar as mudanças no produto, o que é fundamental para a IA. Por exemplo, a otimização de texto de marketing em um site pode ser automatizada usando IA e grandes modelos de linguagem (LLMs). Combinando isso com uma estrutura de experimentação, obtém-se um sistema alimentado por IA que pode melhorar constantemente o site com intervenção humana mínima. É mágico!

    Rumo a Produtos que se Auto-aperfeiçoem

    O impacto da IA vai muito além do texto de marketing. Os produtos futuros serão concebidos para aproveitar o poder da IA na melhoria autônoma, em vez do desenvolvimento manual iterativo. Pense no feed do TikTok ou na página inicial da Netflix como exemplos iniciais de produtos que se adaptam automaticamente.

    A IA será integrada em uma ampla gama de produtos digitais: navegações serão reorganizadas, layouts serão personalizados dinamicamente, conteúdo será selecionado ou gerado automaticamente, e fluxos inteiros serão criados e ajustados em tempo real. As iterações que costumavam levar semanas ou meses agora acontecerão sem esforço, graças à IA.

    Ideias de experimentos que antes eram ignoradas devido ao baixo ROI se tornarão acessíveis, permitindo uma infinidade de pequenas melhorias no produto e aprimoramentos na experiência do usuário. Isso liberará os criadores de produtos para se concentrarem no que os produtos fazem, em vez de se preocuparem com os detalhes de como funcionam.

    Este emocionante futuro da IA está à nossa porta, e estamos ansiosos para fazer parte dessa jornada de inovação e transformação na construção de produtos. Continue acompanhando o blog da Product Minds & da Metricas Boss para obter as atualizações mais recentes sobre essa revolução na indústria de desenvolvimento de produtos.

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