O que é Regex ? Como Usar expressões Regulares no Google Analytics


Esse é um dos posts que a galera mais me pediu lá no meu instagram @lucianfialho caso não esteja seguindo já da a moral ai e me segue por esse conteúdo foi removido das duvidas que a galera me mandou por lá 😉


Em um cenário global


Passado o momento jabar, vamos a definição da MDN sobre Expressão regular:

Expressões regulares são padrões utilizados para selecionar combinações de caracteres em uma string. Em JavaScript, expressões regulares também são objetos. Elas podem ser utilizadas com os métodos exec e test do objeto RegExp, e com os métodos match, replace, search, e split do objeto String. Este capítulo descreve o uso de expressões regulares em JavaScript. Fonte: MDN


Sobre expressões regulares dentro do Google Analytics


O Google Analytics, utiliza esse recurso possibilitando que você crie condicionais mais flexíveis para funcionalidades como filtros de filtros de vista, metas, segmentos, públicos-alvo, grupos de conteúdo e agrupamentos de canais.


Por exemplo, se você quer criar um filtro de vista que inclua somente páginas que estão dentro de um subdiretório especifico, pode usar uma expressão regular para para incluir que correspondem a página. Digamos que esses subdiretório seja referente a um blog, você teria uma estrutura de url semelhante a essa:



Dentro dessa estrutura ao invés de você configurar uma inclusão para cada página do blog que você quer isolar, você pode criar uma expressão regular

^/blog
que vai corresponder a todas as páginas do seu site que começam com o caminho de página "/blog"


Se você preferir criar um filtro de vista que inclua apenas os dados de campanha de duas cidades diferentes, pode criar uma expressão regular como Rio de Janeiro|São Paulo (Rio de janeiro ou São Paulo).


Além dessas regras mais simples, dentro do Google Analytics é possivel utilizar outros metacaracteres para criar pesquisas dentro dos conjuntos de dados que você analisar. Esses metacaracteres são dividos em categorias, caracteres curingas, âncoras, grupos e escape.


Caracteres curinga


CaracterDescrição
.Corresponde a qualquer caractere único (letra, número ou símbolo)
?Corresponde ao caractere anterior nenhuma ou uma vez
*Corresponde ao caractere anterior nenhuma ou mais vezes
+Corresponde ao caractere anterior uma ou mais vezes
|Cria uma correspondência OR *
  • Não use a correspondência OR no fim de uma expressão

Âncoras


CaracterDescrição
^Corresponde aos caracteres adjacentes no começo de uma string
$Corresponde aos caracteres adjacentes no fim de uma string

Grupos


CaracterDescrição
( )Corresponde aos caracteres entre parênteses na ordem exata em que aparecem na string**
[ ]Corresponde aos caracteres entre colchetes em qualquer ordem em que aparecem na string
-Cria uma sequência de caracteres entre colchetes que correspondem a qualquer ocorrência deles na string

** Usado também para agrupar outras expressões


Escape


CaracterDescrição
\Indica que o caractere adjacente deve ser interpretado literalmente, e não como um metacaractere da regex

Menos é mais sempre


Existem diversos tipos de expressões regulares, como vocês viram e possível utilizar e combinar os caracteres para identificar os padrões de acordo com a nossa necessidade, entretanto é importante ressaltar que você não trabalha sozinho. Logo, quanto mais simples for o regex que você criar mais fácil do coleguinha que esta começando se encontrar dentro dos filtros que você criou.


Dentro do Google Analytics por exemplo utilize o caracter barra invertida () somente quando for necessário interpretar caracteres literalmente, se você vai criar um regex para filtro de IP interno por exemplo. Utilize nesse caso a barra invertida para escapar o caracter ponto (.) uma vez que ele aparece dentro do texto que você está buscando.


👉 Explico:


Imagina que você tem uma faixa de endereço de ip interno que quer excluir de uma vista de propriedade que estão dentro da sequência entre 198.168.100.1 e 198.168.100.10 se você perceber bem no caso de utilizar uma expressão regular o ponto que está contido no endereço de ip vai ser idenfiticado dentro de um regex como um caractere coringa. Para esses casos utilize (.) para escapar o ponto e trata-lo de maneira literal.


E aí, curtiu esse post?


Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

10 AULAS GRATUITAS SOBRE WEB ANALYTICS
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!