O guia para análises em tempo real: descubra insights de dados mais rápido


Na cultura atual de consumo da Internet, tudo se resume à velocidade. Se os usuários não puderem acessar algo de forma rápida e contínua, eles provavelmente irão para outro lugar e encontrarão uma fonte melhor. Você tem pouco tempo para chamar a atenção dos usuários e é importante aproveitá-lo ao máximo.


Neste artigo, você aprenderá o que é a análise em tempo real da web e mobile e por que é útil, os benefícios de ter dados em tempo real, as métricas essenciais para medir, as melhores ferramentas de software para usar e estudos de caso para aprender.


Antes de entrarmos nos detalhes de quais métricas rastrear e melhores práticas, vamos começar com o que significa análise em tempo real e por que você deve usar dados atuais.


O que é análise em tempo real e por que isso é importante?


A análise em tempo real refere-se a dados imediatamente coletados e acessíveis, permitindo percepções quase instantâneas. Isso permite ajustes, melhorias e compensações imediatas para os dados recebidos em tempo real na web e em aplicativos móveis, permitindo corrigir erros e capitalizar oportunidades.


Esse tipo de análise oferece a capacidade de acessar seus dados com latência quase zero entre a ingestão e o processamento de dados. O processamento de dados em tempo real envolve entrada, processamento e saída contínuos de dados, para que as organizações possam acessar seus dados, obter insights e agir imediatamente.


Por que isso é importante?


A velocidade é o diferenciador mais significativo entre um bom produto e um excelente. As ferramentas de análise de dados em tempo real permitem uma iteração rápida do produto. Ao reduzir o tempo de percepção e permitir que sua organização tome decisões críticas sobre o produto com mais rapidez, você está no caminho para um produto melhor - mais rápido do que a concorrência.


Por que a análise mobile e da web em tempo real é essencial para construir um produto focado no usuário


Ao construir um produto centrado no usuário, você deseja que os usuários entendam o valor do seu produto e continuem a usá-lo em cada iteração. Cada novo lançamento ou otimização de recurso deve, em última análise, aprimorar a experiência principal do produto.


Medir o sucesso de um novo recurso geralmente envolve observar como os usuários se comportam imediatamente após seu lançamento. Com os painéis em tempo real da Amplitude , por exemplo, você pode visualizar, analisar e começar a entender o comportamento do usuário sem demora.


Sem realmente entender seus usuários, construir um produto que eles desejam - e usarão continuamente - é extremamente difícil. Entender que as atualizações imediatas permitem mudanças imediatas e substanciais no produto é essencial para obter o máximo de suas análises, e aqui estão as etapas de que você precisa para fazer isso.


1. Veja o que seus usuários estão fazendo agora


Monitore suas métricas em tempo real para ver o desempenho de suas campanhas. A capacidade de ver o que seus usuários ativos estão fazendo enquanto o fazem pode ajudá-lo a otimizar sua experiência. Promova assinaturas, marketing por e-mail, campanhas publicitárias, compartilhe frases de chamariz na hora certa e corrija erros quando eles estiverem acontecendo.


2. Descubra como seus usuários adotam novos recursos


Veja como os usuários se envolvem ou adotam novos recursos do produto assim que você lançar. Quando você sabe quem está interagindo com seus recursos e quais recursos têm melhor desempenho em diferentes locais e dispositivos, pode ver quais recursos estão funcionando melhor e colocar gasolina na publicidade no momento certo para obter os melhores resultados.


3. Faça um pequeno experimento e obtenha resultados rapidamente


Talvez você queira testar algo pequeno - a cor e o posicionamento de um botão ou cópia, por exemplo - e ver como isso afeta a conversão por apenas algumas horas. Com a análise em tempo real, você pode executar vários desses experimentos em paralelo, avaliar os resultados e ter uma boa noção do que está funcionando e do que não está, exatamente quando quiser.


4. Verifique se você configurou corretamente suas análises


Com a visualização do usuário em tempo real do Amplitude, você pode depurar imediatamente e ver se instrumentou seus eventos e propriedades corretamente. Ter análises precisas, confiáveis ​​e acessíveis a todas as partes é essencial. Você vai querer testar seus próprios dados para ter uma imagem clara e precisa de seu desempenho. Caso contrário, os ajustes que você fizer não resolverão realmente o problema.


6 principais métricas de análise em tempo real e KPI para rastrear


Nós temos o básico; agora vamos ver o que rastrear. Há uma variedade de métricas para medir para análise da web em tempo real, muitas das quais você já pode acompanhar diariamente, semanalmente ou mensalmente.


Nem todos os conjuntos de dados são valiosos em tempo real, e é importante se concentrar em rastrear aqueles que são mais importantes para sua empresa, pois o registro desse tipo de informação pode usar um armazenamento significativo. Para aproveitar ao máximo seu armazenamento, aprenda quais indicadores-chave de desempenho todos devem acompanhar, expandindo esta lista à medida que você encontra métricas importantes para você.


1. Usuários ativos


É importante saber quantos usuários ativos você tem e o que eles estão fazendo em seu site ou aplicativo mobile. Ao saber quantos usuários ativos existem, você pode usar os horários de pico para veicular anúncios em destaque e postagens nas redes sociais.


Se a maioria de seus clientes estiver usando uma seção de seu site, você pode considerar usar essa área para testar sua campanha publicitária mais recente ou fazer testes A / B em um recurso. Por exemplo, veja como a letgo se beneficiou da execução de testes A / B usando as ferramentas da Amplitude . Ao fazer isso com um grande segmento de seus clientes em um produto em destaque, você provavelmente receberá feedback de alguns de seus usuários mais engajados.


2. Sessões e visualizações de página


Onde seus usuários estão em seu site ou aplicativo e quanto tempo eles permanecem é uma das melhores maneiras de entender o comportamento do usuário. A duração da sessão e a taxa de rejeição são indicadores cruciais para sucessos e áreas de melhoria. Essa percepção dos recursos e do conteúdo que seus usuários mais valorizam o ajudará a desenvolver e melhorar seu serviço.


A taxa de rejeição é uma métrica importante intimamente ligada às sessões e visualizações de página, ajudando você a saber quais aspectos do seu serviço estão apresentando baixo desempenho. Em tempo real, essas informações comportamentais podem ajudá-lo a detectar um erro em uma página e corrigi-lo para gerenciar sua taxa de retenção .


3. Localização do usuário


Saber onde seus usuários estão localizados pode ajudá-lo a entender os padrões relacionados ao seu conteúdo de maior sucesso. Se você puder identificar locais que estão compartilhando ativamente seu conteúdo ou usando seu serviço com mais destaque, você pode usar isso para aumentar o círculo de influência e o impacto de suas campanhas publicitárias.


Se você administra um site de comércio eletrônico e um de seus anúncios está indo muito bem em um território específico, você pode tentar direcionar mais anúncios para essa região ou enviar e-mails com frases de chamariz para capitalizar a atenção.


4. Fonte de tráfego


Com dados imediatos, você pode reagir a mudanças positivas e negativas instantaneamente. Você deve sempre saber de qual funil de marketing seus clientes estão vindo. Se houver um aumento repentino no tráfego, você saberá que um determinado canal de marketing ou campanha foi bem-sucedido, permitindo que você destaque ou execute uma frase de chamariz.


Como alternativa, uma queda repentina o alertará sobre um problema com uma de suas campanhas de marketing. Em vez de perder tempo procurando a origem do problema, você poderá começar a trabalhar imediatamente em uma solução. Isso pode ajudá-lo a reverter o problema e fazer seu funil funcionar novamente!


5. Erros, falhas e bugs


Rastrear os erros em seu site ou aplicativo mobile em tempo real pode ajudá-lo a corrigir um problema imediatamente. Sessões travadas, links com falha, gestos sem resposta e outros problemas com a capacidade de resposta de seu site ou aplicativo mobile podem não apenas custar vendas enquanto o problema persistir, mas também prejudicar sua reputação e marca.


Corrigir erros que ocorrem regularmente em tempo hábil pode ajudá-lo a ganhar uma vantagem competitiva e construir uma grande reputação ao longo do caminho. Ter dados instantâneos é a melhor maneira de aproveitar ao máximo essas oportunidades.


6. Custos de publicidade


Uma compreensão clara de quanto você está gastando em suas campanhas de publicidade nem sempre é algo que você precisa saber de imediato, mas às vezes pode ser valioso. Se você estiver monitorando gastos com anúncios no Facebook , saberá o quanto poderá aumentar os gastos se uma postagem, página ou produto se tornar viral.


Ao ter essas informações imediatamente disponíveis, você pode aproveitar as oportunidades de publicidade que seus concorrentes estão perdendo. Enfatizar a campanha de publicidade certa no momento perfeito aumentará a quantidade de exposição ou ROI que você recebe por dólar gasto.


Ferramentas de análise de dados em tempo real: qual plataforma funciona para você?


Agora que cobrimos os benefícios da análise instantânea e as métricas mais importantes para medir, é hora de encontrar um software de análise em tempo real e iniciar o processo.


Encontrar o produto certo para você não se resumirá apenas em desempenho, produtividade e velocidade, mas também em como as informações são exibidas e o que é conveniente e fácil de usar para você. Aqui estão algumas das nossas principais opções para diferentes tipos de negócios.


1. A plataforma de análise em tempo real da Amplitude leva você a insights de dados com mais rapidez


A capacidade de painéis em tempo real da Amplitude, suportada por sua arquitetura back-end exclusivamente escalonável , adiciona acessibilidade geral aos dados da plataforma . Quando você tem que esperar pelos dados que precisa analisar, você é impedido de acessá-los e, portanto, de fazer progresso e descobrir insights.


Com o Amplitude, você não precisa esperar dias para obter os dados que deseja; você tem acesso exatamente ao que seus usuários estão fazendo agora. Você pode ver esses dados em seu painel segundos depois que o usuário executa uma ação.


Você tem constantemente todos os dados de que precisa para responder às suas perguntas de análise imediatamente e descobrir insights valiosos em apenas alguns minutos - na ponta dos dedos. Em última análise, isso significa que você pode tomar decisões sobre o produto rapidamente e iterar em seu produto mais rápido do que seus concorrentes.


2. Transmita diretamente para a nuvem com Striim


Striim usa um modelo de infraestrutura em nuvem para fornecer análises de streaming em tempo real para usuários interessados ​​em análises comportamentais. Com ênfase em acessibilidade e desempenho, ele exibe informações de várias maneiras, dependendo do tipo de dados necessários para simplificar a aplicação rápida dos dados.


3. Vá com a escolha popular com o Google Analytics


Como uma das ferramentas de software analíticas gratuitas mais populares, o Google Analytics fornece um produto básico facilmente acessível. Ele agrupa análises comportamentais de forma simples e exibe claramente em aplicativos da web e móveis usando o painel do Google Analytics.


Na falta de algumas das métricas mais detalhadas e personalizadas que os serviços mais abrangentes oferecem, este produto ainda é ideal para iniciantes que desejam compreender o comportamento básico em um curto espaço de tempo.


4. Faça uma abordagem de base com o Apache Impala


Esta ferramenta analítica de código aberto para Apache Hadoop é constantemente atualizada e aprimorada por programadores capazes de fazer mudanças ativamente . Embora seja mais barato do que alguns concorrentes, seu formato de código aberto torna mais desafiador o acesso e oferece menos opções de suporte ao cliente.


Análise em tempo real da web e mobile: práticas recomendadas


Reduzir a latência e aumentar sua capacidade de reagir rapidamente é o principal objetivo quando se trata de usar análises em tempo real. Esteja você usando um site ou aplicativo mobile, existem algumas práticas recomendadas a seguir para garantir que você esteja usando os dados para melhorar seu produto por meio de insights significativos.


A lista abaixo resume nossas principais conclusões para usar os dados em tempo real que você está coletando agora. As dicas e estratégias a seguir sobre como usar análises em tempo real podem aumentar o impacto dos ajustes feitos, bem como ajudá-lo a evitar tomar decisões precipitadas.


1. Tome decisões medidas em tempo hábil


A capacidade de identificar um problema instantaneamente - como uma queda rápida causada por uma atualização defeituosa ou tráfego rejeitado com base em um atraso nas velocidades de carregamento - pode ajudá-lo a identificar rapidamente a origem de um problema e remediar a situação. No entanto, essa habilidade deve ser usada com cautela. Embora os dados atuais possam ajudá-lo a reagir rapidamente às mudanças que você perderia com os relatórios mensais, semanais e até diários, você não quer ser muito precipitado ou reacionário.


É importante pesar o impacto que as mudanças imediatas podem ter sobre outros aspectos do seu negócio ao se adaptar à análise da web em tempo real. Certifique-se de identificar a verdadeira origem do problema, considere os possíveis.


2. Concentre-se nas métricas que mais importam


Embora você deseje rastrear muitas métricas diferentes para revisão, nem tantas métricas em tempo real terão um impacto significativo em seu site ou aplicativo mobile. O rastreamento de dados continuamente também ocupa muito espaço de armazenamento e pode ficar muito caro à medida que você adiciona métricas individuais.


Seja específico sobre as métricas que você escolhe para medir, identificando KPIs que são mais relevantes e influentes para o desempenho, experiência do usuário e sucesso de seu produto. Isso pode exigir algumas tentativas e erros. Acompanhe uma variedade de métricas e veja como você pode usá-las para fazer alterações dinâmicas para obter os melhores resultados. Continue a rastrear aqueles que se provam mais úteis e elimine aqueles que não são valiosos com o passar do tempo.


3. Acompanhe as alterações em tempo real como você faria com as campanhas de marketing


Assim como você rastreia uma campanha de marketing para entender seu impacto, você deseja fazer a mesma coisa ao fazer alterações com base em dados em tempo real. Certifique-se de saber por que você acha que a mudança alcançará os resultados pretendidos, considere os possíveis efeitos colaterais e meça os KPIs de acordo.


Depois de implementar a mudança, controle o quão bem ela resolveu o problema. Tente analisar qualquer impacto periférico ou não intencional que as mudanças possam ter causado e certifique-se de encontrar soluções para quaisquer novos problemas que você tenha causado. Mantenha um registro dos problemas, alterações e resultados para referência futura, pois você poderá usar essas informações quando se deparar com um problema semelhante. Melhor ainda, você será capaz de melhorar os processos a cada vez, revisando o quão bem suas soluções funcionaram.


4. Estabeleça uma infraestrutura de dados estável / acessível para armazenar e analisar


Para que as informações analíticas sejam mais úteis para você e sua equipe, você deseja dados personalizados dentro de um procedimento operacional comum. Isso significa usar software de análise e melhores práticas comuns e acessíveis, mas que permitem a exibição de informações a serem modificadas e manipuladas para diferentes equipes. Isso garantirá que cada equipe possa acessar, avaliar e utilizar informações que pertencem a eles de forma integrada.


5. Qualidade é rei


Quando pensamos em análise de dados, geralmente pensamos em simplesmente coletar o máximo do que é importante, mas a confiabilidade e a precisão de seus dados são fundamentais. Se as informações que você está usando para fazer alterações não forem confiáveis, a solução que você aplicar com base nessas descobertas provavelmente não será a melhor.


Para ter certeza de que as informações com as quais está trabalhando são boas, você deseja executar vários testes de controle de qualidade em seus sistemas de análise. É importante centralizar quando possível para acessibilidade e velocidade. No entanto, ao testar a qualidade, você desejará medir usando algumas fontes e executar diagnósticos para manter seu software medindo de forma precisa e confiável. Você é tão bom quanto as informações que possui!


Usando análises de dados em tempo real para o sucesso


Agora que você tem as ferramentas, pode começar a executar sua própria análise de dados em tempo real e transformar esses insights em resultados significativos. Contorne uma recessão, detecte um erro técnico quando isso acontecer para que você esteja pronto e funcionando novamente e aproveite uma oportunidade de publicidade ou de vendas antes que ela desapareça.


Lembre-se da diferença entre análises instantâneas e reflexivas e use o que foi dito acima para pensar sobre como você pode usá-las a seu favor. Pense sobre quais KPIs em tempo real são importantes para seu site ou aplicativo mobile e lembre-se de que é caro coletar e armazenar fluxos de dados consistentes, portanto, certifique-se de usar isso com sabedoria. Saiba por que você está coletando uma métrica, o que espera ganhar com ela e como medi-la de maneira confiável e precisa.


Usando as dicas acima, você deve ser capaz de usar a análise da web em tempo real a seu favor, enfrentando os desafios positivos e negativos que surgem em seu caminho!


Traduzido de [https://amplitude.com/real-time-analytics](https://amplitude.com/real-time-analytics)

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