Mudanças no Google Tag Manager: Chega a Google Tag e variáveis de configuração para o Google Analytics 4
O que você irá aprender?
Fala galera beleza? Google Tag Manager anunciou que no inicio de setembro eles irão habilitar no Google Tag Manager "Google Tag".
Com essa substituição vem alguns benefícios:
- Integração avançada com outros produtos do Google: a tag do Google será carregada com a capacidade de enviar dados para vários destinos de produtos do Google. Por exemplo, os usuários do Google Ads agora podem configurar sua tag do Google para enviar conversões automáticamente por meio do Google Tag Manager.
- Variáveis de configuração: a tag do Google e as tags de evento do GA4 permitirão que você reutilize parâmetros no nível de configuração e de evento.
- Variável de configurações: permite definir parâmetros que são carregados quando a tag do Google é carregada.
- Variável de configurações de evento: permite definir parâmetros adicionais com cada evento.
Isso vai acabar com a confusão que era a tag de configuração do GA4 que permitia que a gente passasse parâmetros de configuração no mesmo campo que passamos os parametros de eventos.
Por exemplo, digamos que você publica seu site em vários idiomas e deseja segmentar seu público de acordo com o idioma em que eles leem. Você pode criar uma variável de configuração com um parâmetro de idioma e usá-la em suas tags do Google, em vez de atualizar manualmente cada marcação. Algo parecido inclusive com o que tinhamos dentro do Google Analytics as dimensões com escopo de sessão.
Um outro exemplo, suponha que você possua uma loja online e esteja em promoção. Agora, você gostaria de acompanhar quantas pessoas usam o código de desconto que você forneceu. Em vez de adicionar manualmente um parâmetro de desconto a cada uma de suas tags, você pode reutilizar o parâmetro com uma variável de configurações de evento.
E assim, fiquem "tranquilos" aparentemente quem está usando a tag de configuração do Google Analytics 4 nada terá que fazer quando essa tag chegar ao Google Tag Manager. As tags de Configuração do Google Analytics 4 serão automáticamente substituídas pelas as novas.
Agora as mudanças no detalhe para você não perder nada
- O Google vai passar a usar o Tag ID ao invés de ID da métricas. Sua Google Tag tem um ID único que você consegue adicionar no seu website para usar as tags de todos os produtos do Google. Ao inves de gerenciar diferentes tags para diferentes contas de produto, você pode usar uma unica Google Tag dentro de todo seu website e connectar a TAG ID para varios destinos diferentes. Como encontrar meu Tag ID? Ponto importante: Eventos do Google Analytics 4 continuarão usando o ID da métricas, o Google deixa a gente confuso né? kkk
- Enviar um evento de pageview quando essa tag de configuração carregar vai ser movida para nova variável de configuração do Google Analytics 4 que é inclusive a mesma coisa que tinhamos dentro do Universal Analytics, na "Google Universal Universal Settings".
- Enviar eventos para um container no servidor o famoso "transport_url" também será movido para a variáve de configuração do Google Analytics4.
- Os campos a serem definidos será substituídos por 2 novas variáveis dentro do Google Tag Manager:
- Uma para o nível de configuração, para configurar por exemplo screen_resolution, content_group, entre outros.
- Uma para o nível de eventos que será enviado como eventos adicionais para os eventos que foram enviados para o Google Analytics 4.
- Propriedades do usuários foi movido para uma seção dentro da variavel de configuração de eventos;
Bem, no final você veio achando que foi só a Google Tag que foi inserida, mas na verdade ganhamos 1 Tag e 3 variáveis dentro do Google Analytics 4. Massss, confesso que essas modificações chegam para dar uma organizada na maneira com que implementamos a nossa tag do Google Analytics 4 e principalmente passarmos a utilizar mais os recursos que o sdk do gtag.js nos oferecem.