Métricas para aplicativos Ep [101] #Analytics Talks

O que você irá aprender?

    Oi Analíticos e Analíticas, tudo beleza?

    No artigo de hoje, vamos falar sobre como analisar métricas em aplicativos com a convidada da semana do Analytics Talks, Kalinde Machado, Especialista em Data Analytics do Zé Delivery.

    Bora conferir?

    Como escolher métricas para mensurar e analisar cenários em aplicativos?

    Analisando o case do Zé Delivery, Kalinde, apontou por onde ela começa a analisar os dados com o seu time. O ponto de partida dessa análise são métricas específicas para produtos, que são:

    1. Qual proposta de valor para o produto?
    2. Qual objetivo final?
    3. Qual benefício está sendo oferecido para os usuários?

    No caso do Zé Delivery, a oferta oferecida aos usuários são bebidas geladas, rapidez e economia. Nesse caso, existem métricas específicas para esse cálculo, como tempo de entrega, avaliação do usuário e economia com os concorrentes da região.

    Entender o objetivo da ação é o ponto de partida para ter sucesso em análises e insights do produto, seja aplicativo ou sites.

    Tipos de ferramentas para aplicativos

    Um dos pontos iniciais em ferramentas, que sempre falamos aqui na MB, é a documentação.

    Documentar todos os passos é um dos principais pontos para ter sucesso na sua análise e em futuras análises.

    Se você está começando, o Notion é uma ótima opção para você começar a realizar documentação das ações do seu time. Ela possui versão free e paga, além de possuir uma didática simples para esse controle e inclusive é a ferramenta que usamos para as documentações aqui na Métricas Boss.

    Outra ferramenta é a Open Metadata, é uma ferramenta robusta, com o objetivo de documentar todas as plataformas de dados, onde é possível realizar buscas na integração de API e bases disponíveis na empresa.

    Lá no Zé Delivery, o time também usa o Bigquery o BQ é utilizado para analisar os dados dos aplicativos em geral. Além disso, utilizam o firebase para realizar essa documentação do app.

    E sabe que no Métricas Boss Prime temos curso de [Firebase e Google BigQuery](https://landing.metricasboss.com.br/metricas-boss-prime ?utm_source=Metricasboss&utm_medium=inside_post) né?

    Como medir atribuição em aplicativos?

    Não existem grandes diferenças no sentido de parametrização. Ter um padrão em nomenclatura. Explicar para os times em conjunto a importância da parametrização é essencial para analisar os resultados das ações.

    Através dessa parametrização, podemos analisar comportamentos dos usuários e sucesso das campanhas com o seu público.

    E se você quiser saber como funcionam as atribuições, confira esse artigo do Gustavo Esteves para o Mundo do Marketing.

    Essas foram apenas alguns assuntos que abordamos nesse episódio irado. Quer saber mais sobre como analisar métricas em aplicativos? Vem conferir o episódio completo de Métricas para aplicativos com o Zé delivery.

    WhatsApp