Métricas de Tráfego
O que você irá aprender?
As métricas de tráfego são importantes para que você possa avaliar o desempenho das suas estratégias e campanhas de marketing e mensurar quantas pessoas estão visitando seu site, landing page ou aplicativo. Essas são métricas importantes para você conseguir analisar o seu tráfego, seja ele orgânico ou pago! :)
Conheça as mais importantes para o seu negócio:
O que é CPC?
CPC, ou Custo por Clique, é a forma de cobrança de players de publicidade, como o Google e o Facebook.
Essa é uma métrica simples, mas que ajudou (e muito) na evolução da publicidade digital. Quando o mercado digital iniciou suas formas de publicidade, elas eram baseadas na métrica de Pageviews (algumas ainda são), que mede a quantidade de vezes que uma determinada página foi visualizada pelo usuário.
Como usar o CPC?
Essa métrica irá te acompanhar eternamente quando se trata de tráfego, pois essa é a forma de cobrança da maioria das publicidades digitais. O que deve se ter em mente é que o CPC te ajuda a controlar os valores que podem ser gastos com seus anúncios.
O que é CTR?
O CTR é a sigla para Clickthrough Rate, ou taxa de cliques. Essa métrica mede a quantidade de impressões que seu anúncio teve nas redes e a quantidade de cliques recebidos, sendo calculada da seguinte forma:
Exemplo: (1.000 Cliques / 100.000 Impressões) x 100 = 1%
No exemplo acima, um anúncio que possui 100.000 impressões e 1.000 cliques teria 1% de CTR, ou seja, de taxa de cliques.
Como usar o CTR?
Essa métrica é bastante importante para controlar a relação entre o seu anúncio, o texto, o criativo e a quantidade de exibição que se teve.
Se o seu anúncio está sendo muito exibido no Google ou com frequência alta no Facebook, isso significa que existe uma boa procura sobre o tema ou a palavra-chave que você comprou no Google, ou ainda que o algoritmo do Facebook está exibindo ele para mais pessoas que possuem interesse no seu anúncio. Porém, se a taxa de cliques for baixa, isso significa que seu texto ou criativo precisa de alterações, pois não está induzindo as pessoas ao clique para conhecer mais sobre a empresa, produto ou oferta.
O que é o CPL?
CPL é a sigla para Custo por Lead, ou seja, o quanto a sua empresa está pagando por cada lead ou cada cadastro realizado em sua página ou site.
O CPL é calculado da seguinte forma:
Exemplo: R$16.000 de investimento / 8.000 leads = R$ 2,00
Isso significa que seu investimento de R$ 16.000,00 em publicidade trouxe, no total, 8 mil leads a um custo de R$ 2,00 cada.
Como usar o CPL?
Essa é uma métrica importante para que você crie metas e entenda até onde consegue investir para captar leads. É bem relevante que você acompanhe essa métrica junto ao que falamos no tópico sobre métricas de e-commerce, como o LTV, pois seu custo por lead pode ser atrelado à taxa de conversão dos leads em compradores e, consequentemente, ao valor da vida útil dele com a sua empresa.
O que é CPM?
O CPM é o custo por mil impressões. Como falei anteriormente no trecho sobre métrica CPC, essa foi uma outra métrica que deu início à forma de cobrança da publicidade digital. Para cada mil impressões (medidas pela métrica de pageview) que seu anúncio tinha, você era cobrado sobre em cima desse alcance.
Essa é, ainda, uma métrica bastante utilizada em canais como Facebook e YouTube, mas também pode ser vista em anúncios em grandes portais, como Globo.com, UOL e afins.
O que é Posição Média?
Posição média pode tanto ser utilizada para anúncios no Google, como também para a parte orgânica em seu tráfego via SEO (Otimização para Mecanismos de Busca).
A posição média mostra em qual posição seu site está aparecendo na SERP (Página de Resultado de Busca do Google).
Como usar Posição Média?
A primeira coisa que você deve saber é, se alguém que trabalha com SEO prometer a primeira posição no Google, saiba que você está sendo enganado.
Existem diversos critérios para o rankeamento do Google, e cada vez mais a plataforma vem privilegiando o usuário que navega por lá, deixando o jogo mais difícil para os sites. Utilize essa métrica para entender como suas páginas estão se posicionando no Google, tanto para o orgânico como para Ads.
O que é Frequência?
A frequência se refere à quantidade de vezes que os usuários foram impactados pelos anúncios e essa é uma métrica que calculamos como média, ou seja, jamais será exibida como um número inteiro. A frequência é calculada da seguinte forma:
Exemplo: 10 milhões de views / 1 milhão de pessoas = Frequência de 10
Isso significa que, em média, as pessoas estão vendo até 10 vezes seu anúncio nas mídias.
O que são sessões?
As sessões correspondem aos acessos, visitas e tráfego do seu site. Essa é uma métrica que mede a quantidade de acessos que o seu site teve e é medida através da interação do usuário nele. Em outras palavras, uma sessão é a quantidade de vezes que um usuário ficou engajado, ou seja, dentro de um período de até 30 minutos ele interagiu com o site e não ficou inativo.
Como analisar as sessões?
Toda vez que você quiser saber a quantidade de visitas, acessos, audiência, tráfego, é essa métrica que você deve procurar nas ferramentas de Analytics.
O que é Taxa de Rejeição?
Essa é, sem dúvidas, uma das métricas mais mal explicadas pelos gurus da internet e se você conhece essa métrica e acredita que ela tem relação com o tempo que os usuários ficaram no site, sinto muito, mas te enganaram.
Segundo definição do próprio Google Analytics, a Taxa de Rejeição é o percentual de pessoas que acessaram o seu site através da página de entrada e não interagiram com ela. Ou seja, é o percentual de pessoas que acessaram seu site, leram a informação e não acessaram uma outra página.
Mesmo que esse usuário tenha clicado em um vídeo, em um botão de continuar lendo ou algo do tipo, o Google Analytics entenderá que esse usuário não interagiu com o site, pois a interação por padrão na ferramenta é o usuário trocar de página.
Exemplo 1: Imagine que você tenha acessado uma notícia dentro do site do G1. Você leu a notícia até o final da página e depois apertou o X para fechá-la. Você acaba de gerar uma taxa de rejeição para os relatórios de analytics da Globo.
Ex 2: Imagine que você tenha acessado uma notícia dentro do site do G1. Você leu a notícia até o final e depois clicou para ir para a Home do site. Nesse caso, você não rejeitou, pois na mesma sessão acessou uma segunda página do mesmo site. Portanto, a ferramenta entenderá que você interagiu, não contabilizando, assim, a rejeição.
Ex 3: Imagine que você está em uma SPA (Single Page Application, site de apenas uma página) e nele você clica, no menu, na opção "Quem Somos". Esse menu te joga para o final da página, mas não troca a URL. Você lê o "quem somos'', sobe para o topo do site e aperta o X. Você acabou de gerar uma rejeição para esse site, pois não houve troca de página.
Todo site que é SPA por padrão possui uma taxa de rejeição de 100%, pois neles não há troca de página.
Como usar a métrica de Taxa de Rejeição?
Antes de tudo, você precisa saber que essa é uma métrica supervalorizada, e que ter uma taxa de rejeição de 100% em determinados casos não é um problema. Por isso, separei algumas médias dessa métrica por segmento de site: 40-60% – Sites de conteúdo 30-50% – Sites de geração de leads 70-98% – Blogs 20-40% – Sites de varejo 10-30% – Sites de Serviços 70-90% – Landing Pages Institucionais
Perceba que, em média, blogs possuem até 98% de rejeição, pois os usuários leem as notícias e apertam o X para sair do site. É claro que seu Blog pode criar uma estratégia para "reter" esse leitor e fazê-lo acessar mais páginas, mas é importante ter esse cuidado em mente.
Utilize a rejeição para analisar um paralelo entre o conteúdo do seu site e o público que o acessa. Todo site possui objetivos, e por isso é relevante analisar essa relação.
Uma taxa de rejeição alta pode te informar que o seu conteúdo não está sendo relevante para o usuário, e isso pode ser um problema da sua página ou de quem está acessando. Em outras palavras, você não terá bons resultados se levar para o site do Fluminense os torcedores do Flamengo ou de algum outro rival, certo?
Utilize a rejeição sempre analisando as médias e pensando nessa relação de público-alvo x conteúdo.
O que é Taxa de Saída?
A taxa de saída é a porcentagem de sessões que saíram do seu site a partir da segunda página. Ou seja, o usuário precisa ter acessado ao menos duas páginas naquela sessão.
Exemplo: Imagina que um usuário acessou a sua home, clicou no link "quem somos'' e depois saiu. Isso é uma saída.
Essa é uma métrica exclusivamente medida por página. Logo, é muito útil se analisada para fluxos de compra/cadastro.
Como usar a métrica Taxa de Saída?
Vou trazer um case interessante para exemplificar essa, que é a minha métrica favorita.
Uma faculdade possuía uma porcentagem de 89% de taxa de saída na penúltima etapa de seu fluxo de Pré-Matrícula, mas não sabia quais os motivos desse comportamento.
O Fluxo de Pré-Matrícula da faculdade era dividido em:
Etapa 1 - Nome, Email, Telefone e Senha;
Etapa 2 - Data de Nascimento, RG e CPF;
Etapa 3 - Ano de Conclusão do Ensino Médio e Instituição;
Etapa 4 - Curso de Graduação, Turno e Campus;
Etapa 5 - Título de Eleitor e Certificado de Reservista;
Etapa 6 - Pré-Matrícula realizada.
A etapa que possuía uma maior taxa de saída era a etapa 5, que pedia dados extremamente complexos de se ter à mão, fazendo com que os usuários saíssem do site antes de finalizar o processo. A faculdade fez, então, uma alteração, deixando de solicitar esses dados nessa etapa, fazendo a taxa de saída cair para apenas 12%.
O que é Taxa de Conversão?
A Taxa de conversão está relacionada à porcentagem de visitas do seu site que efetuaram uma conversão, seja uma compra ou preenchimento de formulário.
Essa taxa é calculada através de uma conta bastante simples: Conversão / Sessão x100.
Como falamos anteriormente, você não precisa se preocupar em fazer esse cálculo, já que as ferramentas de Analytics entregam essas informações prontas para você, mas entender a lógica por trás da conta é interessante caso você perceba algum erro e precise tirar a prova.
Como usar a métrica Taxa de Conversão?
Essa é, com certeza, uma das métricas mais importantes para qualquer tipo de negócio digital. E para que você não seja enganado por ela, é extremamente interessante que você sempre tente fazer o seguinte paralelo:
Se sua taxa de conversão é de 2%, isso significa que 2% das sessões do seu site finalizaram uma transação ou uma meta em seu site. O paralelo que devemos traçar é que 98% das sessões que acessaram seu site não converteram. Portanto, como podemos fazer para aumentar essa porcentagem?
De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão brasileira média (baseando-se em qualquer segmento) é baixíssima: apenas 1,65% de quem entra nos sites acaba comprando algo.
É muito importante entender a jornada de conversão do seu consumidor para entender os seus pontos de fuga. E uma boa dica para que você gere insights é analisar as taxas de saída por página e realizar pesquisas com quem já converteu, pois assim você descobrir pontos muito importantes e antes inimagináveis sobre o seu site, produto e negócio.
Espero que tenha curtido o artigo, aproveita e compartilha com os amigos! :)