MÉTRICAS de Ecommerce

O que você irá aprender?

    Fala aí Analítico e Analítica de plantão, beleza?

    Listei nesse artigo aqui algumas das principais métricas para Ecommerce e como utilizá-las. Meu intuito nesse artigo é te ajudar com algumas das principais métricas digitais para E-commerce, ou seja, métrica para você analisar o seu site/app no e-commerce mas não necessariamente o seu negócio como um todo, ainda sim, com certeza existem mais métricas e aqui você aprenderá algumas que são as que considerei PRIMORDIAIS, as duas últimas da lista, são métricas que praticamente todo mundo calcula de forma errada! :(

    O que é Receita?

    A receita é o valor monetário que o Ecommerce gerou no período analisado, como por exemplo o ano de 2022. É importante entender que a receita não é lucro, estamos falando apenas dos valores que os consumidores tiveram conosco durante aquele período.

    Como usar a Métrica de Receita?

    Se você é um Ecommerce e não possui um objetivo diário, semanal e mensal que leva em consideração a receita, pare tudo e faça isso agora mesmo! Nenhum ecommerce sobrevive sem ter receita e esse é um dos maiores objetivos desse segmento. A receita deve ser usada justamente para medir o seu objetivo é ajudar o seu e-commerce a entender de forma objetiva, fácil e eficaz se o objetivo está sendo alcançado ou não.

    O que são Transações?

    A Transação é uma métrica exclusiva para e-commerce e a mesma é realizada quando um consumidor acessa o site e realiza um pedido dentro do e-commerce, ou seja, as transações são os pedidos realizadas em um e-commerce.

    Como usar a Métrica de Transações?

    Assim como a receita, as transações devem estar estipuladas como uma meta no seu e-commerce e é MUITO importante que você saiba quantas transações precisa realizar para que a receita seja atingida, ou seja, uma métrica está super ligada a outra para te ajudar a entender e analisar seus objetivos.

    É muito importante entender que nem toda transação de fato é aprovada, cartão pode ser rejeitado ou não ter saldo, boleto pode não ser pago, pix pode não ser concluído, logo nem toda transação em um e-commerce é uma transação aprovada e isso você aprenderá melhor na métrica taxa de aprovação.

    O que é Ticket Médio?

    O Ticket Médio é a receita média que seus consumidores gastaram em seu site (sem contar frete e impostos) e o cálculo da mesma é nada mais nada menos que:

    Receita/Transações = Ticket Médio

    R$1.000.000,00 / 25.000 = R$40,00

    Percebeu que no exemplo acima, 1MM de receita gerada através de 25.000 pedidos demonstra que o ticket médio do site é de R$40,00.

    Como usar a Métrica de Ticket Médio?

    Essa métrica é uma das mais importantes para os seus resultados no e commerce, pois podemos influenciar que o nosso consumidor possa comprar mais itens complementares ou informar que o mesmo possui frete grátis caso compre mais um produto de R$50,00 e qualquer influência dessa fará com que sua receita aumente em um ticket médio maior na transação.

    Você com certeza já ouviu no Mc Donald 's: "Sra, por apenas mais R$2,00 você leva uma batata grande!"

    O que esse atendente do Mcdonald 's fez foi justamente te induzir a ter um produto melhor e maior e consequentemente aumentar o seu ticket médio.

    O que é Taxa de Abandono de Carrinho?

    Vai me dizer que você nunca adicionou um produto no carrinho e depois fechou o site para receber algum desconto?

    A taxa de abandono de carrinho é justamente a quantidade de sessões que entraram no site e abandonaram a página de carrinho, ou seja, saíram do site nessa etapa do fluxo de compra.

    O cálculo então seria:

    Vamos supor que 10.000 sessões chegaram até a sua página de carrinho e dessas 5.000 saíram, como ficaria?

    5000/10000X100=50%

    Inclusive, gravamos um episódio do Analytics Talks sobre Métricas para e-commerce. Confira abaixo:

    Como usar a Métrica Taxa de Abandono de Carrinho?

    Primeiramente é importante você entender que é normal que as pessoas saiam em seu carrinho, pois em um ecommerce de produto físicos por exemplo, é nela que informaremos ao cliente sobre o prazo de entrega de um produto, o valor de frete, opções de compra e afins e isso são objeções bem fortes para o cliente abandonar o carrinho pois a entrega pode estar maior do que o esperado, o valor do frete está alto e por aí vai…

    Mas a métrica te ajuda a entender justamente isso e é bem importante unir os dados quantitativos com os dados qualitativos, para essa análise pois com vídeos de ferramentas como hotjar, crazyegg e afins você consegue analisar em vídeo o comportamento do cliente no site e isso te facilitará a entender o real motivo do abandono.

    O que é Taxa de Aprovação de Pedidos?

    Nem toda transação tem o cartão aprovado, boleto pago, pix transferido é justamente o cálculo entre as transações realizadas no ecommerce (que chamamos de transações captadas) e as transações pagas (aquelas que de fato a grana entrou na empresa) é que chamamos de taxa de aprovação de pedidos.

    Imagina o cenário:

    1.000 transações captadas mas apenas 500 transações foram pagas. A taxa de aprovação então é de:

    500/1000X100=50%

    O que é ROI e ROAS?

    ROI é a sigla para retorno sobre investimento, ou seja, qual foi o retorno que seu negócio teve para cada R$ investido?

    Muita gente acaba confundindo o ROI com o ROAS e fica uma confusão generalizada! rs

    ROAS é o Retorno Sobre Investimento Publicitário e por conta disso muita gente acaba analisando o ROAS e chamando de ROI! rs

    Vamos entender agora o cálculo do ROI e o do ROAS para entendermos as diferenças entre essas siglas.

    O Cálculo de ROAS funciona da seguinte forma:

    ROAS = (Receita - Custo) / Custo

    EX: (R$10.000 - R$1.000) / R$1.000 = 9

    Com o exemplo acima você possui um ROAS de 9, ou seja, a cada R$1,00 que você investe em publicidade, você está obtendo R$9,00 de retorno.

    Já o ROI leva em consideração outros números, pois ele é o Retorno Sobre o Investimento e por conta disso precisamos incluir nesse cálculo algumas variáveis.

    O Cálculo de ROI funciona da seguinte forma:

    ROI = Lucro / Investimento

    Lucro = Receita - Custo - Investimento em Publicidade

    Investimentos = Custos + Investimento em Publicidade

    O que está muito vago no cálculo acima é o que chamamos de custo. O custo para esse cálculo de ROI nada mais é do que o custo que a empresa teve para a produção daquele item.

    Ex: Seu Ecommerce vende tênis e o custo do tênis para a empresa é de R$25,00(incluindo produção, matéria prima, impostos).

    Seu Ecommerce vendeu 400 tênis a um valor de venda de R$60,00 com um investimento em publicidade de R$8.000,00. Como fica o ROI agora?

    Receita = 400 tênis X R$60,00 = R$24.000,00 Custo = 400 tênis X R$25,00 = R$10.000,00 Investimento em Publicidade = R$8.000,00

    Cálculo de ROI:

    Lucro = R$24.000,00 (Receita) - R$10.000,00 (custo) - R$8.000,00 (Publicidade) = R$6.000,00 Investimento = R$10.000,00 (Custo) + R$8.000,00 (Publicidade) = R$18.000,00

    ROI = R$6.000 / R$18.000 = 33%

    Podemos dizer então que o Retorno sobre o investimento é de 33%.

    ROI Negativo = A empresa está tendo prejuízos ROI Positivo = A empresa está tendo lucro com essa operação ROI Igual a Zero = A empresa está apenas "empatando" o resultado

    O que é CAC?

    CAC é a sigla para Custo de Aquisição do Consumidor. Essa sigla ganhou muita força quando empresas de modelos de negócios recorrentes começaram a analisar qual era o custo que a empresa tinha para trazer o consumidor/cliente.

    O cálculo de CAC funciona da seguinte forma:

    CAC = Investimento em Marketing + Investimento em Vendas / Qtd de consumidores

    Investimento em Marketing = Salário das equipes + Custo de Ferramentas + Investimento em Publicidade

    Investimento em Vendas = Salário das equipes + Custo de Ferramentas + Investimento em Ligações, Viagens

    Ex: Investimento em Marketing = R$9.000,00 Investimento em Vendas = R$12.000,00 Quantidade de Consumidores = 20.000

    CAC = R$9.000 + R$12.000 / 20.000 = R$1,05

    Com o cálculo acima podemos perceber que a empresa tem um CAC de R$1,05, ou seja, cada consumidor novo custa R$1,05 para a empresa.

    Como usar a Métrica de CAC?

    O CAC é uma métrica muito importante para qualquer tipo de negócio, pois precisamos saber quanto está custando para a sua empresa trazer aquele consumidor.

    Uma das maiores preocupações é ter um CAC que faça sentido para a sua empresa, logo não existe aqui uma receita de bolo que te dê um número mágico de qual o R$ aceitável para o CAC da sua empresa.

    É importante ter esse número sempre calculado para que você possa diminuir custos e não prejudique a sua empresa.

    EX:

    O Métricas Boss Prime, que é o MAIOR Streaming de Analytics da América Latina custa até o momento que esse artigo foi publicado a bagatela de R$397,00.

    O meu ticket não é alto, minha assinatura é anual (só terei essa cobrança de novo em 12 meses), logo se meu CAC for de R$100,00, eu tenho um prejuízo bem alto, mas se ele for de R$10,00, eu to tendo lucro com o produto.

    O que é LTV?

    O Lifetime Value (LTV), ou Valor Vitalício mede o lucro líquido da vida de um cliente dentro da sua empresa, ou seja, quanto ele gera de lucro para a sua empresa desde o momento que comprou o primeiro produto até o momento que comprou o último produto.

    Essa é uma métrica extremamente importante para qualquer tipo de negócio que vende mais de 1 produto ou trabalha com recorrência de compra, que nada mais é do que fazer o seu usuário comprar novamente de você.

    O cálculo do LTV funciona da seguinte forma:

    Imagina que um cliente seu fez 4 compras com você ao longo de 1 ano de relacionamento que tem com seu negócio e depois de 1 ano não comprou mais nada.

    Cada produto que seu cliente comprou vai possuir valores diferentes, por exemplo:

    1 Compra - R$397,00 (Métricas Boss Prime) 2 Compra - R$80,00 (Livro da MB) 3 Compra - R$5.000,00 (Anti Achismo Social Club) 4 Compra - R$59,90 (Camisa -Achismo +Dados)

    Logo o LTV desse cliente seria de R$5476,90.

    A Métrica do LTV não é calculada de forma individual por cada cliente e sim por todos, pois fazer o cálculo 1 a 1 para cada cliente seria demorado demais e não necessariamente acionável.

    O ideal do LTV é você analisar os clientes em geral e conseguir encontrar qual é a média de valor gasto por eles e o tempo de permanência, para aí sim termos o LTV.

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