Maturidade Digital do Mercado Brasileiro

O que você irá aprender?

    Analíticos e analíticas de plantão, tudo beleza?

    Hoje vamos falar sobre Maturidade Digital no mercado brasileiro, uma das palestras do Analytics Summit 2023.

    O tema aborda a evolução do mercado digital brasileiro, com destaques de alguns momentos de ruptura pelo qual ele passou.

    No início da palestra Rafael aponta que, do ponto de vista gerencial, um momento de ruptura é sempre muito importante para o mercado.

    É a hora de pararmos de olhar apenas para o urgente, e olharmos para o que é importante (e que na maioria das vezes fica esquecido com a nossa rotina corrida).

    No mês de julho de 2023, nós chegamos no momento de “vai por bem, ou por mal” para começar a usar o Google Analytics 4 - e para quem ainda não estava preparado, sinto reforçar que não foi por falta de aviso não foi.

    Desde 2020 sabemos dessa nova versão, e desde 2021 sabemos que o Google Analytics Universal será descontinuado.

    Em julho chegamos ao clímax do movimento de “migração” do GA4, e para o segundo semestre provavelmente veremos a corrida para fazer a implementação da forma correta (afinal, agora não é mais só instalar a tag e ter os dados prontos, né?)

    Paralelo a chegada do Google Analytics 4, nos últimos anos também passamos pelo evento da pandemia, que dentre os seus inúmeros e desastrosos impactos, também teve efeito na forma como o mercado se comporta.

    Nós vivemos um boom de empresas contratando profissionais a rodo, queimando dinheiro em mídia, não olhando para estratégias de retorno a longo prazo.

    Diante disso, quando nos deparamos com o cenário do lance das mídias pagas estar ficando cada vez mais caro, somos obrigados a refletir de uma forma mais crítica o que estamos fazendo no nosso marketing.

    O mercado, ainda hoje, não entende bem a importância de disciplinas que não pagam a conta em 15, 30 dias…

    Até mesmo em 6 meses. Ainda é um desafio fazer nossos chefes e/ou clientes entenderem que áreas como CRO, SEO, UX e dados são áreas que olham para o resultado a longo prazo, e que se depender apenas da mídia paga, você terá um grande problema quando a verba acabar.

    E foi mais ou menos isso que aconteceu após a pandemia (que culminou em um forte movimento de layoff de algumas empresas)

    Para tangibilizar um pouco a potência de olhar para mídias orgânicas, podemos olhar os relatórios feitos na Web Estratégica.

    A Web Estratégia é uma agência focada em produção de conteúdo e SEO e para tangibilizar o resultado do seu trabalho, eles se preocupam em analisar se o usuário que está consumindo conteúdo do site está trazendo um LTV maior para a marca.

    Em um cliente deles, foi possível comprovar que 38% dos usuários da jornada de conversão passavam por canais orgânicos, e que a taxa de conversão de quem lê o hub de conteúdo é 40% maior em comparação a quem não lê, ou compra só pelo canal de mídia.

    Ler isso te faz pensar em como você está cuidando das suas mídias orgânicas, não é?

    Aproveitando o embalo da sua inspiração, queria deixar você que chegou até o final deste resumo com a dica de ouro da palestra do Rafael Rez: a grande tendência que ele acredita para os próximos anos do marketing é trabalhar com um hub de marketing multicanal.

    E a otimização desse hub é o que vai ganhar o jogo. E, atenção: hub multicanal não é ter duas mídias funcionando bem, OK? É trabalhar com estratégias olhando o resultado no longo prazo, olhando o resultado para os próximos 5 anos.

    Uma discussão que tem grande possibilidade de pegar carona nesse tema, é o debate sobre os modelos de atribuição. Quando pensamos numa estratégia multicanal, enfrentamos o desafio que de o orgânico é sempre mal atribuído na jornada.

    Os canais que levam mais tempo para converter, eles sempre aparecem menos nos relatórios que a gente tem à disposição. Agora… O que vai ser defendido nesse debate, só vivendo para saber!

    Para concluir, um lembrete importante para não perder o foco em meio a tantos dados, modinhas do mercado, e até mesmo politicagem dentro da sua empresa.

    Lembre-se sempre: Dado que não ajuda a tomar decisão, não serve para nada.

    Tenha em mente o seu objetivo e quais são os indicadores chaves que vão te ajudar a chegar nesse objetivo. Com os indicadores-chaves, você mapeia as métricas que você, de fato, precisa acompanhar.

    Esse foi o tema da palestra do Rafael Rez no Analytics Summit 2023, o maior evento de Digital Analytics da América Latina realizado pela Métricas Boss.

    Se você quer ser o primeiro a ser avisado para a edição 2024, faça sua inscrição aqui e receba em primeira mão!

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