Guia dos princípios básicos do Mixpanel
O que você irá aprender?
A implementação refere-se ao processo de configuração do seu produto para enviar dados para um projeto Mixpanel. O processo de implementação é altamente personalizável - cabe a sua equipe decidir quais dados devem ser enviados à Mixpanel e sua equipe é responsável por adicionar o código de rastreamento apropriado para isso.
Uma implementação adequada do Mixpanel fornecerá dados abrangentes de engajamento do usuário que podem ser usados para análises poderosas e alcance direcionado. No entanto, uma implementação ruim pode levar à falta de dados ou, pior ainda, a dados imprecisos, resultando em decisões comerciais equivocadas.
Por fim, o valor que você obtém do Mixpanel depende da qualidade da sua implementação. Este guia foi desenvolvido para orientá-lo nas etapas necessárias para garantir que sua implementação do Mixpanel configure sua equipe para o sucesso.
🔸 O que é o Mixpanel?
O Mixpanel é uma ferramenta de análise de usuário que permite acompanhar como os usuários interagem com seu aplicativo conectado à Internet. Os dados são enviados do dispositivo de um usuário ou servidor para o Mixpanel, onde podem ser analisados em tempo real para melhor identificar tendências e entender o comportamento do usuário. O Mixpanel também permite que você use seus dados de análise comportamental para segmentar com precisão usuários com vários tipos de mensagens e experimentos para ajudar a impulsionar o máximo o engajamento no seu app.
🔸 O Modelo de Dados
Ao contrário de outras ferramentas de análise limitadas ao rastreamento de medidas predefinidas de engajamento, como visualizações de página e sessões do navegador, o Mixpanel emprega um modelo centrado no usuário, baseado em eventos, que rastreia as ações específicas que usuários individuais executam em seu produto.
Essa abordagem de análise baseada em eventos, captura uma compreensão mais profunda do envolvimento do usuário, o que permite análises mais assertivas e direcionamento eficaz de mensagens e experimentos. Quanto à estrutura real do modelo de dados Mixpanel, ele é construído em três conceitos principais: eventos, propriedades e perfis de usuário. Vamos discutir rapidamente cada um desses componentes.
🔸 Eventos
Um evento é uma ação significativa que um usuário executa em um aplicativo ou em um site.
Eventos podem ser uma ampla variedade de ações. Por exemplo, um serviço de música pode rastrear um novo usuário se inscrevendo em uma conta ou um usuário tocando uma música com eventos.
É importante determinar quais ações do usuário são importantes para coletar e analisar posteriormente. Essas ações devem ser rastreadas como eventos.
🔸 Propriedades do evento
Uma propriedade de evento é um detalhe sobre um evento.
Ou seja, as propriedades do evento são pares descritivos de valor-chave associados a um evento, descrevendo o próprio evento ou o usuário que executou esse evento.
Ao determinar quais eventos coletar, é importante especificar quais detalhes sobre esse evento também devem ser coletados. As propriedades do evento são incrivelmente importantes, pois fornecem o contexto necessário sobre os eventos para garantir análises valiosas. As propriedades também facilitam a dissecação dos dados, permitindo uma visão mais detalhada dos dados controlados por eventos.
Quando um novo usuário inscrito é rastreado como um evento, o tipo de plano com o qual ele se inscreveu pode ser coletado como uma propriedade do evento de inscrição. Se um usuário reproduzir uma música, o título da música poderá ser coletado como uma propriedade do evento de reprodução da música.
Uma vez rastreados, os eventos e suas propriedades são imutáveis, o que significa que não podem ser alterados.
🔸 Perfis de usuário
Um perfil de usuário é uma coleção de informações sobre um usuário individual.
Com eventos, os perfis de usuário têm propriedades que descrevem o perfil. Ao contrário dos eventos, no entanto, os perfis de usuário e suas propriedades são alterados constantemente para refletir as informações mais recentes sobre um usuário.
Uma propriedade de perfil de usuário pode ter um valor estático, como um primeiro nome, ou algo com maior probabilidade de mudar, como a data do último login ou o número de músicas que um usuário tocou.
🔸 Sua conta
Antes de analisar sua conta individual do Mixpanel, precisamos dar uma olhada rápida no sistema de administração do Mixpanel. Cada conta Mixpanel fará parte de pelo menos uma organização e qualquer número de projetos pertencentes à organização. Uma organização é a entidade que conecta planos, projetos e contas Mixpanel. Os projetos podem ser vistos como contêineres para os dados do Mixpanel, que geralmente são separados por alguns critérios lógicos, como teste (dev) e dados de produção, por exemplo.
Um plano determina quais recursos cada projeto da organização terá acesso no Mixpanel. O acesso aos recursos de cada conta pode ser ainda mais limitado pelas funções da organização e do projeto. Sua conta terá uma função de organização para cada organização e uma função de projeto para cada projeto do qual faz parte.
Após o login no Mixpanel, você verá o projeto atual em que está e sua função no projeto no canto superior esquerdo da página. O Mixpanel exibe uma lista suspensa de todos os seus projetos quando você clica no nome do projeto (caixa vermelha abaixo).
O canto superior direito (caixa amarela acima) exibe seu nome em negrito, acima do nome da organização. Se você pertence a mais de uma organização, o número total de organizações é mostrado (como na figura). Ao abrir o menu aqui, você encontra suas configurações pessoais clicando em Perfil e Preferências em Configurações pessoais.
🔸Termos-chave (revisão)
Aqui definiremos alguns dos termos principais que discutimos no Mixpanel Basics. 👇
Diferentes funções do projeto e suas permissões podem ser vistas aqui .
Fonte: Traduzido de https://help.mixpanel.com/hc/en-us/articles/360000857366-Guide-to-Mixpanel-Basics
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄