Guia de como Importar dados para o GA4

O que você irá aprender?

    Fala aí analítico e analítica de plantão, belezinha?

    Agora você pode criar e gerenciar várias fontes para cada tipo de importação de dados, dando a você maior flexibilidade e capacidade de lidar com cenários de dados complexos para suas necessidades de importação de dados. As importações de dados também manterão seus dados existentes intactos enquanto novos dados são adicionados ou atualizados perfeitamente para evitar sobrescrições acidentais.

    Você pode acessar suas informações de cota de importação de dados diretamente na página de importação de dados no Admin.

    Por que usar o Data Import?

    Cada sistema de negócios que você usa gera seus próprios dados. Seu CRM pode conter informações como classificações de fidelidade do cliente, valores de vida útil e preferências de produtos. Se você for um editor da web, seu sistema de gerenciamento de conteúdo pode armazenar dimensões como autor e categoria do artigo. Se você administra um negócio de comércio eletrônico, você armazena atributos de itens como preço, estilo e tamanho.

    E você usa o Analytics para medir o tráfego e o desempenho dos seus sites e aplicativos.

    Normalmente, cada corpo de dados existe em seu próprio silo, sem informações dos outros dados. O Data Import permite que você junte todos esses dados no Analytics em um cronograma definido para derrubar esses silos, desbloquear novos insights e democratizar seus dados.

    Leia também: Tudo sobre o GA4

    Como funciona a importação de dados

    Carregando dados

    Você carrega arquivos CSV que contêm dados externos para uma propriedade do Analytics. Você pode exportar esses arquivos CSV de uma ferramenta de negócios offline, como seu sistema CRM ou CMS, ou para quantidades menores de dados, você pode criar os arquivos manualmente em um editor de texto ou planilha.

    O Data Import une os dados offline que você carrega com os dados de eventos que o Analytics coleta. Os dados importados aprimoram seus relatórios, comparações e públicos. O resultado é uma imagem mais completa da atividade online e offline.

    Juntando dados

    Os dados são unidos de duas maneiras diferentes, dependendo do tipo de dados importados:

    Tempo de coleta/processamento: seus dados importados são unidos aos dados do Analytics conforme os dados do Analytics são coletados e processados, como se fossem coletados com o evento, e os dados unidos são gravados nas tabelas agregadas do Analytics. Os dados importados não são unidos aos dados históricos do Analytics (dados que já foram processados). Se você excluir o arquivo de dados importado, nenhuma outra junção ocorrerá, mas as junções que já ocorreram permanecerão.

    Dados do usuário e dados de eventos offline são unidos no momento da coleta/processamento.

    Tempo de relatório/consulta : seus dados importados são unidos aos dados do Analytics quando você abre um relatório e o Analytics emite uma consulta para os dados do relatório. Esse tipo de junção é temporário: se você excluir o arquivo de dados importado, nenhuma junção adicional ocorrerá e os dados unidos não estarão mais acessíveis no Analytics.

    Dados de custo, item e evento personalizado são unidos no tempo de relatório/consulta.

    Dados de tempo de relatório/consulta não estão disponíveis quando você está criando públicos no Analytics ou quando você está criando segmentos no Explorations .

    Ao importar dados, os dados importados anteriormente persistirão enquanto anexam quaisquer novos dados importados. Observe que se os dados importados tiverem o mesmo conjunto de chaves que os dados importados anteriormente, os dados serão substituídos.

    Leia também: O GTM vai deixar meu site lento?

    Tipos de metadados que você pode importar

    Metadados

    Importar metadados adiciona aos dados já coletados e processados ​​por uma propriedade. Normalmente, os metadados são armazenados em uma dimensão ou métrica personalizada, embora em alguns casos você possa querer substituir as informações padrão já coletadas (por exemplo, importando um catálogo de produtos com categorias atualizadas).

    Você pode importar os seguintes tipos de dados:

    Dados de custo: cliques de redes de anúncios de terceiros (não Google), dados de custo e impressão

    Dados do item: metadados do produto, como tamanho, cor, estilo ou outras dimensões relacionadas ao produto

    Dados do usuário: metadados do usuário, por exemplo, uma classificação de fidelidade ou valor vitalício do cliente, que você pode usar para criar segmentos e listas de remarketing

    Eventos offline: eventos offline de fontes que não têm conexão com a Internet ou que não oferecem suporte à coleta de eventos em tempo real

    Dados de eventos personalizados: Importe metadados de eventos por meio de campos padrão e/ou dimensões personalizadas

    Limites

    Leia também: Limites no GA4

    Como importar dados para o GA4?

    Ao importar dados, você cria uma fonte de dados. Uma fonte de dados é a combinação do arquivo CSV que você deseja carregar e um mapeamento de campos existentes do Analytics para os campos no seu CSV. Por exemplo:

    Você pode consultar este artigo se quiser entender as fontes de dados

    Pré-requisitos para usar SFTP para carregar dados

    Se você planeja usar a opção SFTP na Etapa 5, certifique-se de que seu servidor SFTP suporta os algoritmos host-key ssh-rsae ssh-dss. Saiba mais sobre como verificar quais algoritmos host-key você usa e como formatar a URL do servidor SFTP.

    Iniciar o processo de importação

    1. Em Admin , em Coleta e modificação de dados , clique em Importação de dados;
    2. Crie uma nova fonte de dados ou selecione uma fonte de dados existente. (Verifique as seções a seguir.)

    Criar uma nova fonte de dados

    1. Clique em Criar fonte de dados .
    2. Insira um nome para sua fonte de dados.
    3. Selecione o tipo de dados: Dados de custo (importação somente no momento da consulta) Dados do item (importação em tempo de consulta/relatório) Dados do usuário por ID do usuário (importação de coleta/tempo de processamento) Dados do usuário por ID do cliente (importação de coleta/tempo de processamento) Dados de eventos offline (importação de tempo de coleta/processamento) Dados de eventos personalizados (importação de relatórios/tempo de consulta)
    4. Clique em Revisar termos se solicitado. Este prompt é exibido se você estiver importando dados de dispositivo ou usuário.
    5. Faça um dos seguintes: Selecione Upload manual de CSV , selecione o arquivo CSV no seu computador e clique em Abrir . Ou Selecione SFTP . Nome de usuário do servidor SFTP: digite seu nome de usuário para seu servidor SFTP. URL do servidor SFTP: insira a URL do seu servidor SFTP. Frequência: Escolha a frequência de upload (Diária, Semanal, Mensal). Hora de início: selecione a hora em que deseja que o upload comece. Após a criação da fonte de dados, a chave pública do seu servidor SFTP ficará visível na interface onde você está criando a fonte de dados e estará disponível nos detalhes da fonte de dados (consulte abaixo).
    6. Clique em Avançar para prosseguir para o estágio de mapeamento.
    7. Selecione os campos do Analytics e os campos importados que você deseja mapear um ao outro. Edite os nomes dos campos conforme necessário.
    8. Clique em Importar .

    Carregar dados para uma fonte de dados existente

    1. Na linha de uma fonte de dados existente, clique em Importar agora .
    2. Se a fonte de dados estiver configurada para importação de CSV, selecione o arquivo CSV que deseja importar e clique em Abrir .

    O arquivo CSV precisa incluir os mesmos campos, ou subconjunto de campos, que o original. Se você quiser importar campos diferentes para o mesmo tipo de dados, você precisa excluir a fonte de dados existente e criar uma nova.

    A importação de dados feita na Propriedade de Origem será exportada automaticamente para o roll-up e as subpropriedades.

    Visualize detalhes da fonte de dados, obtenha sua chave pública SFTP, importe novos dados, exclua uma fonte de dados

    1. Em Admin , em Coleta e modificação de dados , clique em Importação de dados .
    2. Na linha da fonte de dados, clique em e então.

    Você pode visualizar o nome, o tipo de dados, a chave pública e o histórico de cada upload.

    • Chave pública : A chave pública do servidor SFTP que corresponde a uma chave privada correspondente que o Analytics armazena (e nunca compartilha) que é usada para garantir uma conexão segura e privada entre seu servidor e os servidores de importação de dados do Analytics. É vital que você autorize essa chave pública em seu servidor para garantir que a importação de dados possa funcionar de forma segura e protegida.
    • % importado : O número de linhas importadas com sucesso dividido pelo número de linhas no arquivo de importação. 100% significa que todas as linhas foram importadas com sucesso.
    • Taxa de correspondência : a proporção de chaves no arquivo de importação que podem ser encontradas em sua propriedade nos últimos 90 dias. 100% significa que os dados são totalmente úteis e relevantes para seus dados nos últimos 90 dias.

    Para importar novos dados:

    Clique em Importar agora e escolha o arquivo CSV relevante no seu computador.

    Para excluir a fonte de dados:

    Clique em Mais > Excluir fonte de dados . Leia o aviso de exclusão e clique em Excluir fonte de dados .

    Você pode excluir dados de tempo de coleta/processamento, mas se quiser remover os dados que foram carregados anteriormente de todos os eventos processados ​​pelo Analytics, talvez seja necessário fazer um acompanhamento com uma exclusão de usuário ou propriedade de usuário. Excluir um arquivo já importado não removerá os dados processados ​​que foram associados a eventos coletados desde que a importação foi concluída. Você pode usar este artigo para saber mais sobre solicitações de exclusão de dados.

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