Google Tag Manager atualiza e agora podemos enviar informações direto da camada de dados para o GA4

O que você irá aprender?

    Cantei essa pedra a algum tempo e é muito bem ver que estamos no caminho certo, a alguns meses atrás percebemos uma alteração na documentação do Google Tag Manager para implementação de eventos do Google Analytics 4 na camada de dados.

    A implementação saiu de um modelo onde enviava os dados diretamente do root do evento da camada de dados e partiu para aninhar as informações dentro do objeto 'ecommerce', mas Lucian de Deus o que isso quer dizer.

    Como funcionava antes?

        dataLayer.push({
            event: "purchase",
            transaction_id: "T12345",
            affiliation: "Online Store",
            value: "59.89",
            tax: "4.90",
            shipping: "5.99",
            currency: "EUR",
            coupon: "SUMMER_SALE",
            items: [{
                item_name: "Triblend Android T-Shirt",
                item_id: "12345",
                price: "15.25",
                item_brand: "Google",
                item_category: "Apparel",
                item_variant: "Gray",
                quantity: 1
            }]
        })
        var dataLayer = window.dataLayer || [];
        dataLayer.push({
            event: "purchase",
            ecommerce: {
                transaction_id: "T12345",
                affiliation: "Online Store",
                value: "59.89",
                tax: "4.90",
                shipping: "5.99",
                currency: "EUR",
                coupon: "SUMMER_SALE",
                items: [{
                    item_name: "Triblend Android T-Shirt",
                    item_id: "12345",
                    price: "15.25",
                    item_brand: "Google",
                    item_category: "Apparel",
                    item_variant: "Gray",
                    quantity: 1
                }]
            }
        })

    Percebeu a diferença, a implementação deixa de estar diretamente no objeto principal e passa a estar aninhada ao objeto ecommerce. Era assim no quase falecido Universal Analytics e foi o que permitiu que a gente não precisasse passar as informações direto no evento, puxando esses dados direto da nossa camada de dados implementada.

    Ou seja agora não precisamos obrigatóriamente passar como parâmetros as informações de comércio eletrônico, olha como era:

    E aí curtiu? O dia da virada está chegando e o Google Tag Manager esta atualizando para facilitar nossa vida, e para tirar todas as suas dúvidas sobre GA4 e implementação de tags, me segue no @lucianfialho

    WhatsApp