{GA4] Guia Sobre Segmentos Google Analytics 4

O que você irá aprender?

    Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?

    Os segmentos GA4 fornecem insights profundos sobre o que acontece em seu site ou loja virtual em segundos. Então, se você ainda não usa segmentação, é hora de aprender como cortar sua saborosa torta de dados da web em pedaços e procurar as partes mais saborosas. Faminto por mais? Leia…

    Afinal, o que são segmentos do Google Analytics?

    Os segmentos no Google Analytics são subconjuntos de seus dados de análise da web. Você pode criar condições infinitas que separam dados de usuários, sessões e eventos do resto.

    Você pode usar segmentos em relatórios de exploração. Por exemplo, você pode exibir apenas tráfego pago em um relatório de exploração de caminho.

    Os segmentos permitem filtrar dados sem perdê-los da sua conta. Claro, isso é uma grande vantagem para profissionais de marketing e analistas de dados.

    Além disso, criar segmentos no Google Analytics é fácil…

    Como criar um segmento no GA4?

    O GA4 oferece três maneiras diferentes de criar segmentos: manualmente, a partir de uma tabela de um relatório de exploração e com base em um segmento existente.

    Vamos começar com o método mais difícil.

    Método 1: construir um segmento do zero no GA4

    Os segmentos são altamente personalizáveis ​​e é impossível mostrar as etapas para todas as combinações. No entanto, as etapas para criar um segmento são sempre as mesmas.

    Etapa 1: abra o Analisar

    Clique em Analisar no menu à esquerda.

    **Etapa 2: Clique no sinal + **

    A primeira exploração é um modelo em branco. Eu o uso aqui, mas você também pode fazer isso com outros modelos de exploração do GA4

    Etapa 3: adicione um segmento à sua exploração

    No painel Variáveis, clique no sinal + ao lado de Segmentos.

    Etapa 4: Escolha o tipo de segmento

    Você pode escolher entre três tipos de segmentos:

    • Usuário: estes são seus visitantes únicos do GA4.
    • Sessão: este é o jargão do GA4 para uma visita ao seu site.
    • Evento: o que os visitantes estão fazendo no seu site. Cliquei em Sessão, mas mais abaixo incluí outros exemplos de como os segmentos podem ser úteis para você.

    Etapa 5: dê um nome ao seu segmento

    É melhor escolher um nome descritivo para que os membros da sua equipe entendam diretamente o que você incluiu ou excluiu.

    Por exemplo: “Visita à página inicial”.

    Opcionalmente, você também pode fornecer uma descrição.

    Etapa 6: configurar as condições para o segmento

    Esta etapa é fundamental porque aqui você define quem/o que deseja incluir ou excluir do seu segmento.

    Por exemplo, usei as seguintes condições:

    • Incluir
    • Caminho da página + string de consulta e classe de tela
    • Filtro: “corresponde exatamente a /”. A barra representa a página inicial.

    Você pode adicionar mais condições, configurar condições para excluir dados para restringir sua seleção e até mesmo transformar o operador E em um operador OU.

    Etapa 7: verifique se o seu segmento está preenchido com dados

    No lado direito da tela do construtor de segmentos, há uma atualização ao vivo dos dados. Você também pode compará-lo com os totais do período selecionado.

    Como tudo isso acontece instantaneamente, você obtém rapidamente alguns insights, mesmo sem configurar um relatório de exploração.

    Depois é só salvar seu segmento no botão superior a direita.

    Agora seu segmento está pronto para ser usado em sua exploração.

    Método 2: criar um segmento no GA4 a partir de uma tabela

    Às vezes, você percebe algo interessante em um relatório de exploração. Como, por exemplo, fiz quando estava olhando um relatório do GA4 que tinha relativamente muitos downloads de arquivos.

    Em casos como esses, você pode clicar com o botão direito na linha e Criar segmento a partir da seleção.

    A tela do construtor de segmento é aberta e você pode ajustá-la, adicionar condições de inclusão ou exclusão ou apenas Salvar o segmento.

    Método 3: editar um segmento existente no GA4

    Você pode alterar os segmentos que estão disponíveis no painel de configurações de Variáveis. Para isso, clique nos 3 pontos do segmento e aparecerá uma opção de editar, conforma a imagem abaixo:

    A tela do construtor de segmento é aberta. Agora você pode, por exemplo, alterar as condições do segmento de tráfego de compradores.

    Lembre-se de que editar um segmento existente pode confundir seriamente você ou os membros de sua equipe. A prática recomendada é dar ao segmento editado um nome diferente e fornecer uma descrição.

    Por exemplo, você pode criar um segmento com todos os seus usuários dos EUA na faixa etária de 45 a 54 anos.

    Agora que você sabe como criar um segmento, é hora de dar uma olhada mais de perto nos 3 tipos de segmento GA4.

    Os três segmentos GA4

    No Google Analytics 4, você pode criar 3 tipos de segmentos. Eles são baseados em usuários, sessões e eventos. Isso pode ser confuso, então vamos simplificar primeiro. Os detalhes ficarão claros à medida que avançarmos.

    Segmentos de usuários: visitantes. Segmentos de sessão: visitas. Eventos: ações em seu site.

    Segmentos de Usuários

    Para analisar dados relacionados aos usuários, também conhecidos como visitantes, os segmentos são úteis. Você pode definir condições para incluir ou excluir usuários com base em eventos, dimensões e métricas.

    Eventos

    Você pode, por exemplo, segmentar usuários que adicionaram um item ao carrinho de compras, mas não finalizaram a compra. No construtor de segmento GA4.

    Você pode usar esse segmento em uma exploração, mas também pode ver dados importantes no card de resumo do segmento:

    Quantidade total de usuários que adicionaram um produto ao carrinho. A porcentagem deste segmento, em comparação com todos os usuários.

    Segmento no GA4 por dimensões

    Você pode usar inúmeras dimensões para segmentar usuários: atribuição, personalizado, dados demográficos, comércio eletrônico, evento, jogos, geral, geografia, link, página/tela, plataforma/dispositivo, sessão, horário, origem do tráfego, usuário, tempo de vida do usuário, e vídeo.

    Cada dimensão abre a porta para ainda mais condições de segmentação que você pode aplicar. É demais listar aqui.

    Para complicar ainda mais as coisas, as dimensões do GA4 têm escopos de três segmentos.

    Escopo do usuário - É o nível mais alto na hierarquia de dados e normalmente representa uma combinação de navegador/dispositivo que interage com seu site ou aplicativo. Se um usuário sair do site e retornar posteriormente por meio da mesma combinação de navegador/dispositivo, o GA4 ainda o considerará o mesmo usuário.

    Escopo do evento - Representa uma interação distinta do usuário em uma sessão e é o nível mais baixo da hierarquia do GA4. Uma visualização de página ou a adição de um produto ao carrinho seriam exemplos de eventos do GA4 coletados.

    Escopo da sessão - Representa o período desde o momento em que um usuário visita seu site ou aplicativo até o momento em que ele sai do site ou aplicativo. Um usuário pode gerar várias sessões se, por exemplo, visitar seu site ou aplicativo em dias diferentes ou várias vezes em um dia.

    Isso soa alguma coisa? Se não, aqui está um lembrete. Os escopos de condicionamento correspondem exatamente à base dos segmentos.

    Criar segmentos no GA4 é uma forma poderosa de analisar usuários, eventos e sessões. Mas não termina aqui. Você também pode transformar esses segmentos em públicos personalizados do GA4, confira aqui.

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