Entendendo as notificações e as mensagens de diagnóstico do Google Analytics

O que você irá aprender?

    Você conhece a área de notificações e alertas do GA? Trouxemos nesse post uma explicação 100% detalhada das notificações e alertas do Google Analytics. Nesse artigo você vai saber como funciona, para que serve e quais são os erros e as interpretações desses erros.

    O diagnóstico do Google é um recurso do Google Analytics que faz uma avaliação regular do seu código de acompanhamento, configuração e dados, buscando possíveis problemas de implementação e configuração.

    Quando encontra problemas, ele alerta o usuário do GA através de uma mensagem especial conhecida como notificação de diagnóstico (ou notificações do Google Analytics).

    Essas notificações aparecem como um número sobre o sino de notificações em seu Google Analytics (GA).

    No entanto, apenas usuários com permissão de edição (na conta, propriedade ou vista de propriedade do GA) podem ver as notificações de diagnóstico. Então, se você não possui permissão para ‘editar’, você não visualizará as notificações do Google Analytics.

    Com a permissão para editar, para ver a lista de notificações basta clicar no ícone do sino:

    Cada notificação inclui uma descrição resumida do problema, uma solução recomendada e os seguintes botões / links:

    Detalhes

    Clique no botão “DETALHES”, para obter mais detalhes e possíveis soluções sobre o problema de implementação / configuração identificado.

    Você também pode ver quando o problema selecionado foi detectado pela primeira e pela última vez:

    Aqui podemos concluir que os “Dados de comércio eletrônico ausentes” foram detectados pela primeira vez em 22 de julho de 2017 às 00:28.

    O mesmo problema foi detectada pela última vez em 13 de janeiro de 2018 às 10:14.

    Veja o Grupo

    O diagnóstico do Google agrupa questões de configuração / implementação similares. Quando clicar em “VEJA O GRUPO”, você verá a lista de todas as questões agrupadas.

    Saiba mais

    Ao clicar no botão “DETALHES”, você verá também a opção “SAIBA MAIS” para ler mais sobre o problema identificado via Central de Ajuda do Analytics.

    Um click em “SAIBA MAIS” irá te redirecionar ao artigo do Ajuda do Analytics relacionado com o possível problema.

    Ajustar Metas, Ajustar Filtros, Ajustar Configurações da Vista de Propriedade, …

    Clique em um desses links para corrigir o problema de implementação ou configuração de dentro da visualização de relatórios.

    Como exemplo, clicaremos em “AJUSTAR FILTROS”: Detalhes google analytics:

    O Google Analytics vai automaticamente te redirecionar para a página de configurações de filtro, onde você poderá editar filtros existentes e/ou criar novos. Detalhes google analytics:

    Observação: Esses links (Ajustar, Configurar, Trocar, etc) só serão exibidos quando for possível ajustar um problema de configuração / implementação de dentro da vista de propriedade, propriedade ou conta.

    Verificar novamente

    Uma vez que você tenha resolvido o problema de uma notificação, clique no link “VERIFICAR NOVAMENTE”.

    O diagnóstico do Google irá reexaminar o problema em seu próximo rastreamento (geralmente dentro de 24hs) e você verá a seguinte notificação:

    Até que seja seja reexaminado, você verá essa notificação acinzentada arquivada com a mensagem “Verificação pendente”:

    Após completar o rastreamento, se o problema estiver corrigido, você verá a mensagem “Resolvido” na notificação arquivada:

    Caso o problema persista, a notificação reaparecerá ativa.

    Como o diagnóstico do Google avalia regularmente a configuração da sua conta e o código de rastreamento, não há garantia de que o problema que foi resolvido uma vez não reaparecerá no futuro.

    Então, por exemplo, se você resolveu o problema “Parâmetros da campanha ausentes” uma vez, ele pode reaparecer não resolvido mais tarde em um rastreamento de diagnóstico posterior, se o problema ocorrer novamente em sua implementação.

    Verifique o Grupo Novamente

    Ignorar

    Clique no link “IGNORAR” se quiser ignorar o problema de implementação / configuração por um tempo. Sua notificação será arquivada.

    Se quiser restaurar a notificação, clique no link “DESFAZER”.

    Você também pode optar por ignorar a notificação por um período de tempo específico, selecionando: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses ou Todo o período do menu drop down ”Dispensar por”:

    Depois de clicar no link “IGNORAR” e especificar uma duração de tempo, o diagnóstico do Google não efetuará nenhuma verificação adicional do problema até que a duração do tempo especificado tenha decorrido.

    Por exemplo, se você ignorar uma notificação por 3 meses, o diagnóstico do Google não fará mais checagens para esse problema até passarem os 3 meses especificados

    Evite ignorar a notificação por “Todo o período”, pois isso irá impedir completamente o diagnóstico do Google de examinar o problema ignorado uma outra vez.

    Depois de ignorar uma notificação, ela é arquivada e você vê a mensagem “Ignorado” na notificação arquivada:

    Clique no link “RESTAURAR” para desarquivar a notificação.

    Ignore o Grupo

    Clique no link “IGNORE O GRUPO”, se quiser ignorar um grupo inteiro de problemas de implementação / configuração por um tempo. Sua notificação será arquivada.

    Se quiser restaurar a notificação, clique no link “DESFAZER”.

    Dispensar

    Clique no link “DISPENSAR” se você não quer tomar qualquer outra ação e ignorar a notificação por todo o período.

    O diagnóstico do Google ocasionalmente denuncia alertas falsos positivos (ou seja, resultados positivos que são mais prováveis de serem falsos do que verdadeiros).

    Por exemplo, suponhamos que tenha corrigido o problema ‘Link Analytics and Search Console’.

    Você está 100% confiante de que este problema foi corrigido, mas o diagnóstico do Google continua a mostrar a notificação “Link Analytics and Search Console” para você. Nesse caso, você pode clicar no link ‘Descartar’:

    Às vezes, o diagnóstico do Google mostra uma notificação que não é aplicável na sua situação.

    Por exemplo, você não possui um e-commerce, mas o diagnóstico do Google mostra uma notificação de “Dados de E-commerce em falta” ou mostra uma notificação para fazer um upgrade para o Google Analytics Premium:

    Neste caso, você também pode escolher clicar no link ‘DISPENSAR’.

    Copiar uma Notificação do Analytics para a Área de Transferência

    Clique no botão ‘Copiar’ para copiar as notificações de análise selecionadas para a área de transferência. Assim você poderá colar o texto da notificação no bloco de notas ou qualquer outro editor de texto ou compartilhá-lo por e-mail.

    Categorias de Mensagem das Notificações do Google Analytics

    Existem 3 categorias de mensagem das notificações do Google Analytics:

    1 - Notificações Vermelhas

    Corrija esses problemas o mais rápido possível. Sempre preste atenção a essas notificações e nunca as ignore, pois elas indicam problemas críticos com sua configuração de implementação / configuração.

    Exemplos de problemas de notificações vermelhas (críticas):

    • Código de rastreamento faltando;
    • Sem hits;
    • Auto-referências, etc…

    2 - Notificações Amarelas

    Corrija estes problemas quando puder. Essas notificações não são tão importantes quanto as vermelhas mas você não deve ignorá-las por muito tempo pois elas podem prejudicar seus dados.

    Exemplos de notificações amarelas:

    • Dados de E-commerce faltando;
    • Erros em meta de conversão;
    • Discrepância de cliques e sessões, etc…

    3 - Notificações Azuis

    Essas notificações indicam características não utilizadas do Google Analytics que podem ser úteis para seu uso. São dicas de como tirar o máximo proveito do Google Analytics.

    Exemplos de notificações azuis:

    -Filtro de tráfego interno; -Linkar GA e Search Console; -Criar fluxo de metas.

    Como o diagnóstico do Google funciona

    O diagnóstico do Google rastreia as páginas da Web do seu site como o Googlebot https://support.google.com/webmasters/answer/182072

    Ele rastreia as páginas do seu site que recebem uma quantidade significativa de tráfego e que estão publicamente disponíveis (não escondidos por trás de um login ou excluídos via arquivo robots.txt https://support.google.com/webmasters/answer/6062608?rd=1.

    Em outras palavras, o diagnóstico do Google não pode informar sobre todos os problemas de implementação / configuração, se:

    Se o seu site tiver páginas ocultas acessíveis somente por login; Se você tiver páginas bloqueadas via arquivo robots.txt; Se o seu site é grande demais (dezenas de milhares de páginas).

    Use o Google Tag Assistant https://chrome.google.com/webstore/detail/tag-assistant-by-google/kejbdjndbnbjgmefkgdddjlbokphdefk?hl=en ou outra ferramenta de análise de tags (como o tag inspector) para identificar os problemas de implementação / configuração das páginas.

    A freqüência de rastreamento de diagnóstico do Google varia de um site para outro. Assim, alguns sites podem ser rastreados dentro de poucas horas e outros podem demorar alguns dias ou poucas semanas.

    Quanto maior sua freqüência de rastreamento do site, mais rápido suas alterações / correções de código serão avaliadas e relatadas através de alertas de notificações de diagnóstico.

    Como mencionado anteriormente, o diagnóstico do Google ocasionalmente pode produzir alertas falsos positivos. No entanto, se você achar que a maioria dos alertas são falsos positivos, provavelmente há algum problema com a implementação do código de rastreamento. Parte do seu site pode estar usando uma implementação dentro do padrão e outra parte fora do padrão.

    A implementação fora do padrão indica que seu código está quebrado devido a: formatação incorreta, uso incorreto de métodos do Google Analytics ou uso de uma forma que não é reconhecida / recomendada pelo Google.

    O Google recomenda usar apenas um tipo de implementação em todo o site. Então, se você estiver usando a implementação padrão ou fora do padrão, use-a em todo o site.

    Misturar implementações padrão e fora do padrão em seu site pode aumentar consideravelmente a probabilidade alertas falsos positivos em seu site.

    Código de rastreamento faltando

    1. Não há código de rastreamento do Google Analytics;
    2. Código de rastreamento inválido;
    3. Código de rastreamento válido, mas não está sendo disparado por algum motivo.

    Se você clicar no link “detalhes”, o Google Analytics mostrará a lista de páginas da Web que você precisa inspecionar:

    Obs: O GA nem sempre informa todas as páginas da web que você precisa ajustar, a fim de economizar seu poder de computação.

    Além disso, o GA não pode reportar problemas de rastreamento para as páginas da web que não podem ser rastreadas / acessadas por exclusão de login ou robots.txt.

    É mais provável que você veja apenas uma amostra de páginas da web que precisam ser ajustadas, especialmente se o seu site for muito grande. Então você precisa ter certeza de que cada página em seu site tenha o código de rastreamento correto do Google Analytics instalado e disparando.

    Depois de corrigir o problema do código de rastreamento, clique no link “Verificar novamente” na notificação.

    Se o diagnóstico do Google não encontrar qualquer problema após o próximo rastreamento, você verá uma notificação que diz que o problema foi resolvido:

    Obs: Existe a possibilidade de continuar a ver a notificação, mesmo depois de corrigir o problema de rastreamento. O GA pode continuar a mostrar esta notificação até que tenha reexaminado todas as páginas com problemas.

    A implementação fora do padrão do código de acompanhamento do Google Analytics em algumas páginas em seu site também pode desencadear a notificação “código de rastreamento faltando”.

    Às vezes, não há nada de errado com sua instalação de código de rastreamento, mas você ainda verá essa notificação por causa de falso positivo. Nesse caso, você pode ignorar esta notificação.

    Sem Hits

    Se você ver essa notificação, pode significar que:

    1. Seu rastreamento parou de funcionar. Ou alguém removeu o código de rastreamento do GA de seu site, ou o código de rastreamento quebrou ou não está disparando mais;
    2. Seu site sofreu uma interrupção temporária.

    Auto-referência

    Esta é uma das notificações mais difíceis de consertar. É mais provável que você a veja quando:

    1. Você está usando o rastreamento clássico do Google Analytics (ga.js) (em vez do Universal Analytics;
    2. Você implementou rastreamento cross domain;
    3. Seu site possui algumas páginas sem código de rastreamento;
    4. Algumas das páginas do seu site estão com código de rastreamento de outro site;
    5. O código de rastreamento não está ativo em algumas páginas do seu site devido à implementação fora do padrão ou a algum erro do lado do cliente / servidor.

    Tráfego de referência é o tráfego para o seu site a partir de outro site.

    Auto-referência é uma condição em que você vê seu próprio domínio aparecer como referência no relatório “Referências” do GA.

    De acordo com o Google, um certo nível de auto-referências deve ser esperado se você implementou o rastreamento cross domain.

    Somente quando seu nome de domínio começar a figurar entre as principais referências você realmente deve se preocupar com os problemas de auto-referências.

    1. Certifique-se de que todas as páginas em seu site tenham o código correto de rastreamento do Google Analytics instalado e que ele dispare no carregamento da página. Esta tarefa por si só pode resolver muitos problemas de auto-referência;
    2. Adicione seu domínio / subdomínio à lista de exclusão de referência (https://support.google.com/analytics/answer/2795830?hl=pt-BR);
    3. Configure o rastreamento cross domain corretamente. O cross domain mal configurado pode criar muitos problemas de auto-referência;
    4. Migre sua conta GA para o Universal Analytics. Se você estiver usando o GA clássico, é mais provável que você tenha problemas de auto-referência;
    5. Certifique-se de que seu site não está usando o código de rastreamento GA de outro site;
    6. Certifique-se de que está usando a implementação padrão em todo o site.

    Incompatibilidade do código de rastreamento

    Você visualiza essa notificação quando algumas ou todas as páginas do seu site estiverem com o código de rastreamento de outra propriedade web. Em outras palavras, você está usando o código de outro site.

    Este tipo de problema é mais provável de ocorrer quando você gerencia vários sites. Nesse caso, você precisa se certificar de que instalou o código de rastreamento correto do seu site.

    Código de rastreamento mobile ausente

    Você recebe essa notificação quando o código de rastreamento estiver faltando em algumas ou todas as páginas mobile. Você também pode ver esta notificação se o código de rastreamento em algumas ou todas as páginas mobile não for executado por algum motivo.

    Incompatibilidade de Código de Rastreamento Mobile

    Você vê essa notificação quando algumas ou todas as páginas de seu site mobile estão com o código de acompanhamento destinado a outra propriedade / site.

    URL de destino não tagueadas

    Você recebe essa notificação quando está executando anúncios do Google Adwords e algumas ou todas as URLs de destino de seus anúncios não estão com codificação manual ou estão codificadas incorretamente.

    Para evitar esta notificação, use codificação automática https://support.google.com/adwords/answer/1752125?hl=pt-BR em vez de codificação manual.

    Gclid Adwords inválido

    A notificação é exibida quando a URL de destino do seu anúncio do Google Adwords está descartando ou alterando o parâmetro GCLID.

    Isso acontece por conta de algum problema do lado do cliente ou do lado do servidor. Sempre que o parâmetro GCLID é descartado ou alterado, a codificação automática do Adwords deixa de funcionar. Seu T.I. pode ajudar a resolver esse problema.

    Gclid Mobile Adwords inválido

    Parâmetros de URL não suportados

    A notificação é exibida quando a URL de destino do Google Adwords está descartando ou alterando o parâmetro GCLID em dispositivos móveis. Isso acontece por causa de algum problema do lado do cliente ou do lado do servidor.


    Parâmetros de URL não suportados

    A notificação é exibida quando você está exibindo anúncios do Google Adwords e a codificação automática está criando problemas no seu site.

    Seu servidor web não consegue manipular o parâmetro GCLID nas URLs e, portanto, redireciona os usuários para páginas de erro em vez das páginas de destino corretas.

    Lista de Exclusão incompleta

    A notificação é exibida quando seu próprio nome de domínio é exibido como referência no relatório “Referências” no Google Analytics e o nome do domínio não foi adicionado à lista de exclusão de referência, tornando a lista de exclusão incompleta.

    Padrão de URL incompleto

    A notificação é exibida quando você define uma URL padrão nas configurações de propriedade que não funciona (porque está incorreto, porque o servidor está inoperante ou está mal configurado):

    Malware detectado

    A notificação é exibida quando o Google detecta algum malware no seu site. Para remover esta notificação, você precisa remover o malware.

    Excesso de URLs

    Ativar coleta de dados de remarketing (RLSA)

    propriedade do GA tem pelo menos um público qualificado para a Lista de Remarketing para Anúncios da Rede de Pesquisa (RLSA), mas seus hits do Google Analytics não incluem dados de remarketing.

    Por padrão, os hits do GA não incluem dados de remarketing. Para incluir os dados de remarketing com hits do GA, siga as etapas abaixo:

    Passo 1: Navegue até a seção “Administrador” da sua visualização de relatórios.

    Passo 2: Clique no link “Coleta de dados” (na coluna “Propriedade > Informações de acompanhamento”):

    Passo 3: Coloque o botão de “Remarketing” para “Ativado”:

    Ativar recursos de publicidade

    A notificação é exibida quando sua propriedade do GA está configurada para usar um ou mais recursos de publicidade (como relatórios demográficos e de interesses, integração do DoubleClick Campaign Manager, …), mas seus hits do Google Analytics não incluem dados de recursos de publicidade.

    Para os recursos de publicidade do usuário, seus hits do GA precisam incluir dados de recursos de publicidade.

    Por padrão, os hits do GA não incluem dados de recursos de publicidade. Para incluir os dados dos recursos de publicidade com os hits do GA, siga as etapas abaixo:

    Passo 1: Navegue até a seção “Administrador” da sua visualização de relatórios. Passo 2: Clique no link “Coleta de dados” (na coluna “Propriedade > Informações de acompanhamento”). Passo 3: Coloque o botão de “Recursos dos Relatórios de Publicidade” para “Ativado”:

    Discrepância de cliques e sessões

    A notificação é exibida quando o GA está exibindo anúncios do Google Adwords e houve uma diferença significativa entre os cliques em anúncios informados e as sessões

    É normal que o número de cliques nos seus anúncios do Google AdWords não corresponda exatamente ao número de visitas (sessões) informado pelo Google Analytics para esse anúncio, devido a discrepâncias de dados entre o Google Adwords e o Google Analytics.

    Mas, às vezes, essa diferença entre cliques em anúncios e sessões é anormalmente grande. Isso pode acontecer quando o código de acompanhamento do Google Analytics em algumas páginas de destino de anúncios do Google AdWords não é executado.

    • Podem haver muitas razões para isso, como:
    • as páginas de destino são bloqueadas pelo robots.txt;
    • as páginas de destino têm código de acompanhamento de GA incorreto ou nenhum código de acompanhamento;
    • há algum problema no lado do servidor ou do cliente que está impedindo que o código do GA seja executado;
    • algumas vezes, a tag GA não é acionada em páginas com baixa latência.

    Clique no link “Detalhes” ou “ver grupo” na notificação para obter mais detalhes e possíveis soluções para esse problema:

    Observação: A notificação “Discrepância de cliques e sessões” pode aparecer como notificação vermelha ou amarela, e para diferentes páginas em seu site, dependendo da gravidade do problema de discrepância de dados.

    Marcação manual incompleta

    A notificação é exibida quando você está codificando manualmente as URLs de destino do seu anúncio e algumas URLs não apresentam um ou mais dos parâmetros obrigatórios de acompanhamento de campanhas: utm_source, utm_medium e utm_campaign.

    A marcação manual de toda e qualquer URL de destino do anúncio é demorada e propensa a erros. A melhor maneira de evitar essa notificação é usar a codificação automática.


    Linkagem do Adwords incompleto

    A notificação é exibida quando o Google Analytics está recebendo tráfego do Google Adwords de uma conta do Adwords desvinculada.

    Todos os dados recebidos de uma conta do Google AdWords desvinculada são informados como “not set” nos relatórios do GA. Para corrigir esse problema, vincule todas as contas relevantes do Google AdWords à sua propriedade de análise.

    Dados de comércio eletrônico ausentes

    Você pode receber esta notificação nos seguintes casos:

    1. seu acompanhamento de comércio eletrônico parou de funcionar.
    2. Sua vista de propriedade no GA está configurada para acompanhamento de comércio eletrônico, mas o acompanhamento de comércio eletrônico não foi configurado em seu site.
    3. sua vista de propriedade no GA está configurada para acompanhamento de comércio eletrônico, mas seu site não é um e-commerce.

    Se o seu site não for um e-commerce, desative o comércio eletrônico indo até “Admin > Vista > Configurações de Comércio Eletrônico” e setando o botão “Ativar comércio eletrônico” como DESATIVADO.

    Filtrar o tráfego interno

    A notificação é exibida quando você não está excluindo o tráfego interno dos relatórios do GA ou quando o filtro baseado em IP não está correto.

    Tráfego interno é o tráfego gerado por você e sua equipe.

    Freqüentemente a equipe (especialmente Desenvolvedores da Web e suporte ao cliente) acessa seu site várias vezes ao dia e, portanto, aumentam / distorcem seus dados de tráfego.

    Portanto, é importante que você exclua todo esse tráfego dos seus relatórios.

    O Google recomenda criar filtros baseados em IP (filtros GA que excluem tráfego de determinados endereços IP).

    O problema com os filtros baseados em IP é que o seu endereço IP pode mudar a qualquer hora (a menos que você tenha um IP dedicado) sem qualquer aviso prévio, o que quebrará seu filtro.

    Além disso os filtros de visualização podem criar problemas de amostragem de dados. Portanto, minimize o uso de filtros de exibição.

    Concluindo, esse recurso só é realmente efetivo para quem possui IP fixo.

    Irregularidades na conversão de meta

    VA notificação é exibida quando o acompanhamento de conversões de meta parou de funcionar ou houve um declínio significativo no volume de conversões.

    Seu acompanhamento de conversões de metas pode parar de funcionar caso a meta rastreada tenha sido alterada.

    Por exemplo, se alguém alterou o URL da página que você está acompanhando como meta, o acompanhamento de conversões de meta pode parar de funcionar. Da mesma forma, se você estiver rastreando um clique em um botão como meta e alguém tiver alterado / removido esse botão a meta pode ser prejudicada.

    Ao clicar no link “ver grupo” na mensagem de notificação, você pode visualizar as conversões de meta que não estão mais recebendo os dados de conversão:

    Nesse ponto, você pode ajustar suas configurações de meta ou optar por desativar a meta, caso ela não seja mais válida.

    Por exemplo, se você não estiver mais disparando newsletters, não precisará mais acompanhar as inscrições em newsletter como meta no GA.

    Se o seu site estiver com pouco tráfego, provavelmente o GA terá essas notificações.

    Nenhuma conversão de meta

    Como o nome sugere, você vê esta notificação quando uma das metas rastreadas não recebeu dados de conversão recentemente.

    Esta notificação é semelhante à notificação “Irregularidades na conversão de meta” e você deve verificar suas configurações de meta para garantir que o acompanhamento de conversões ainda esteja funcionando.

    Sites novos / pequenos são mais propensos a ver essa notificação com frequência.

    Queda na conversão de meta

    Como o nome sugere, você vê esta notificação quando uma das metas rastreadas recebeu significativamente menos conversões nos últimos dois dias / semanas. Isto pode ser devido a:

    1. o acompanhamento de conversões da sua meta parou de funcionar.
    2. seu acompanhamento de conversões não está mais funcionando como deveria. Verifique a configuração clicando no link “Ajustar metas” na notificação.
    3. suas campanhas de marketing começaram a apresentar desempenho ruim, o que resulta em menos conversões.
    4. seu site tem alguns problemas técnicos ou de layout que estão afetando negativamente a taxa de conversão e o volume de visitas.

    Crie uma meta segmentada

    A notificação é exibida quando você não configurou nenhuma meta de destino ou evento para seu site no GA. Para remover essa notificação, crie pelo menos um destino ou meta de evento na sua visualização do GA.

    Teste uma nova meta

    A notificação é exibida quando você não configurou nenhuma meta na sua visualização do GA.

    Vincular o Google Analytics e o Search Console

    A notificação é exibida quando:

    1. você não vinculou sua conta do Search Console (também conhecida como Google Webmaster Tools) à sua propriedade no Google Analytics
    2. alguém desvinculou a conta do Search Console de sua propriedade de análise.

    Para obter dados do Search Console nos relatórios do GA, você deve vincular a conta do mesmo à sua conta do GA.

    Use a marcação automática do Google AdWords

    A notificação é exibida quando você está veiculando anúncios do Google Adwords sem codificação automática ou marcação manual.

    Para desativar essa notificação e aproveitar o insight adicional do Google AdWords que você pode obter nos relatórios do GA, ative a codificação automática na conta do Google AdWords vinculada à sua propriedade de análise.

    Campanhas de e-mail não tagueadas

    A notificação é exibida quando você está executando campanhas de e-mail marketing que não foram identificadas ou não foram tatuadas corretamente.

    Tagueamento seria, simplificando, adicionar os parâmetros de acompanhamento da campanha (como utm_source, utm_medium, utm_campaign, etc) a todos os links incorporados em um e-mail.

    Parâmetros de campanha ausentes

    A notificação é exibida quando você está veiculando campanhas de marketing não pertencentes ao Google AdWords que não são tagueadas ou não estão tagueadas corretamente com os parâmetros de acompanhamento de campanhas.

    Parâmetros de campanha duplicados

    A notificação é exibida quando você usa os parâmetros de acompanhamento de campanhas com o mesmo texto, mas com diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas.

    Por exemplo, você usa utm_medium = “cpc” e também utm_medium = “CPC”.

    Os parâmetros da campanha diferenciam maiúsculas e minúsculas. Por isso, os hits com médium “cpc” são considerados diferentes dos hits com médium “CPC”.

    Para corrigir essa notificação, remova todos os parâmetros de acompanhamento de campanha duplicados e evite usar maiúsculas para marcação manual.

    Código de acompanhamento de evento incorreto

    A notificação é exibida quando um hit de evento é enviado antes do hit da exibição de página. Certifique-se de enviar o hit de exibição de página antes de enviar qualquer hit de evento.

    Excluir filtros não usados

    A notificação é exibida quando você configura filtros na sua conta do GA, mas não os aplica em nenhuma das suas vistas (perfil).

    Se você não for usar um filtro específico, exclua-o ou ignore essa notificação.

    Definir uma categoria de indústria

    A notificação é exibida quando você não define a categoria do setor nas configurações da propriedade:

    Selecionar uma categoria de setor não afeta seu rastreamento e coleta de dados. Então você pode optar por ignorar esta notificação.

    ####Código de acompanhamento antigo

    A notificação é exibida quando algumas ou todas as páginas do seu site são trackeadas com a versão mais antiga do código de acompanhamento do Google Analytics (por exemplo, urchin.js).

    Para remover essa notificação, você precisa fazer upgrade para o Universal Analytics (analytics.js).

    Selecione uma vista padrão

    A notificação é exibida quando você não seleciona nenhuma vista (perfil) como vista padrão nas configurações de propriedade:

    Você deve selecionar uma vista como vista padrão para que o Google Analytics saiba qual visualização é a principal.

    Isso facilita a vinculação das contas expressas GA e Google Adwords.

    Múltiplas URLs de Homepage

    A notificação é exibida quando seu site tem várias URLs para a página inicial.

    Por exemplo, digamos que sua home page pode ser acessada via abc.com/ e abc.com/index.php.

    O Google Analytics considera abc.com e abc.com/index.php como páginas da web diferentes. Assim, o GA mostrará uma entrada diferente para abc.com e abc.com/index.php em seus relatórios.

    Se você deseja que o GA mostre apenas uma entrada para a página inicial, verifique se a página inicial pode ser acessada por meio de apenas uma URL, aplicando um redirecionamento 301 de uma versão para a outra.

    Hostnames redundantes

    A notificação é exibida quando seu site tem problemas de domínio canônico (“www” vs “sem www”), ou seja, seu site pode ser acessado por ambos “www” e “sem www”.

    Por exemplo, sua página inicial pode ser acessada por www.abc.com/ e abc.com/

    O Google Analytics considera www.abc.com e abc.com como URLs diferentes.

    Cada página da web do seu site deve ser acessível apenas por meio de uma única URL exclusiva. Se uma página puder ser acessada por meio de várias URLs exclusivas, é provável que você receba essa notificação.

    Tente migrar para o GA Premium

    A notificação é exibida quando sua propriedade / vista tem problemas de amostragem de dados. Para corrigir este problema:

    1. Reduza o número de filtros de visualização. Quanto mais filtros de visualização você tiver, pior serão os problemas de amostragem de dados;
    2. Atualize sua propriedade de análise para Google Analytics Premium.

    Configure um fluxo de meta

    A notificação é exibida quando você não configura páginas de funil para suas metas rastreadas.

    Depois de receber essa notificação, clique no link “Ajustar metas” na notificação e configure as páginas do funil.

    Obtenha ajuda de vendas do Google

    A notificação é exibida quando você não está compartilhando seus dados com o especialista da Conta do Google.

    Para remover esta notificação, vá para Admin > “Configurações da conta” e selecione as duas caixas de seleção em Configurações de compartilhamento de dados > Especialistas em conta:

    Você está apto para remarketing

    A notificação é exibida quando você atualiza suas análises para oferecer suporte ao recurso de publicidade gráfica e quando você tem pelo menos uma conta ativa do Google AdWords e / ou do DoubleClick Bid Manager vinculada à sua conta do GA, mas não criou nenhum público de remarketing até o momento.

    Para remover essa notificação, você precisa criar um público de remarketing na seção Administrador da sua conta do GA.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    Artigos Relacionados

    WhatsApp