Discrepâncias Supermetrics x Google Analytics

O que você irá aprender?


    Embora na maioria das vezes o Supermetrics corresponda exatamente aos números que a interface do Google Analytics exibe, às vezes há discrepâncias. Este guia cobrirá os motivos mais comuns: amostragem de dados e a latência.


    Razão nº 1️⃣ - Amostragem de dados


    O GA pode obter amostras dos resultados que entrega à Supermetrics, o que pode causar diferenças entre os valores exibidos pela Supermetrics e pelo Google Analytics. A magnitude das discrepâncias está geralmente na faixa de 1-4%. A amostragem ocorre com mais frequência em consultas que incluem um segmento avançado, conjuntos de dados muito grandes, um grande número de dados de sessão ou onde os dados são divididos em várias dimensões.


    Para obter mais informações sobre a amostragem de dados, consulte a documentação da API de relatórios doGoogle Analytics e o artigo de informações gerais do GA .


    Como verificar a amostragem do Google Analytics no Supermetrics


    Para ver se o Google fez uma amostra dos resultados da sua consulta, verifique a seção apropriada com base no produto Supermetrics que está sendo usado:

    Planilhas Google: abra a guia SupermetricsQueries

    e veja se a linha "Resultados contêm dados de amostra" tem o valor VERDADEIRO (amostra) ou FALSO (não amostra)



    ➡ Excel: Abra a guia SupermetricsQueries e veja se a linha "Resultados contêm dados de amostra" tem o valor VERDADEIRO ou FALSO


    ➡ Data Studio: infelizmente, não há como saber neste produto. Avance para as instruções sobre como evitar a amostragem para ver se isso ajuda


    ➡ Coletor de dados: o status do relatório observará que foi amostrado na saída (se não estiver listado, não é amostrado).



    Para Planilhas Google e Excel, há também uma opção para "Adicionar nota aos resultados da consulta mostrando se o Google usou a amostragem", que será exibida no topo dos resultados.



    Como evitar amostragem do Google Analytics para o Supermetrics


    Na maioria dos casos, você pode evitar a amostragem ativando a opção "Tentar evitar a amostragem de dados do Google" no produto.


    ➡ Planilhas Google: a opção está na seção Opções da barra lateral



    Excel: a opção pode ser selecionada na seção Opções da barra lateral



    Data Studio: a opção está na seção de configuração geral da fonte de dados (clique no ícone para editar a fonte de dados e em EDITAR CONEXÃO para voltar a esta área)



    Coletor de dados: a opção está listada na guia Analytics com as outras configurações de consulta.

    Esteja ciente de que isso pode tornar sua consulta mais lenta e aumentar a quantidade de solicitações necessária para a consulta, levando a possíveis problemas de cota .


    Consultas que são grandes / complexas o suficiente ainda serão amostradas pelo Google, mesmo com essa configuração ativada. Se você continuar obtendo amostragem de dados mesmo com a opção "Evitar amostragem" ativada, tente algumas destas sugestões para simplificar a consulta:


    • Reduza o número de dimensões usadas
    • Reduza o intervalo de datas da consulta
    • Mova qualquer filtro para a visualização do Google Analytics em vez de usar as opções de filtro na consulta
    • Aproveite as vantagens da configuração Combinar novos resultados com antigos (somente planilhas do Google)
    • Use menos visualizações de uma vez
    • Use menos segmentos de uma vez

    Há também uma configuração avançada **SAMPLING_RATE **que pode ser usada com produtos que as suportam, para mostrar qual% dos dados foram amostrados, o que pode fornecer uma melhor compreensão do que o Google está fazendo quando faz a amostragem.


    Razão nº 2️⃣ - API e interface de usuário da web fora de sincronia


    A API do Google Analytics e a interface da web do Google Analytics nem sempre estão totalmente sincronizadas. Os produtos da Supermetrics contam com a API do Google Analytics, que pode, em alguns casos, fornecer números que diferem da interface da web do Google Analytics. Pequenas diferenças podem ser vistas de vez em quando, mas às vezes bugs no Google podem causar grandes discrepâncias.


    Se você suspeitar que algo assim pode estar afetando seus relatórios, existem alguns lugares onde você pode investigar o problema:


    Painel de status do Analytics - Aqui você pode ver o status da API do Google Analytics e outros serviços do Google Analytics; Bugs.

    Lista de notificações da API do Analytics - Problemas sérios podem ser postados aqui pelo Google.

    Explorador de consultas do Analytics - Esta é a ferramenta API do próprio Google, que você pode usar para confirmar os resultados apresentados pela Supermetrics.

    Se esta ferramenta concordar com a Supermetrics e for diferente da interface da web do Analytics, isso indica um bug no Google e você deve informar a eles. Por outro lado, se a ferramenta API do Google e a interface da web do Google Analytics combinam, e Supermetrics mostra algo diferente, isso indica um problema em nosso fim; neste caso, contate a Supermetrics imediatamente .


    Envolvente Suporte sobre Discrepâncias


    Quando você vir uma discrepância, antes de notificar o Suporte da Supermetrics sobre o problema, siga estas etapas PRIMEIRO


    1️⃣ Verifique se o problema não é causado pela amostragem de dados, conforme descrito no Razão nº 1 acima. Se for causado por amostragem de dados, siga as instruções dessa seção para tentar evitá-lo. Não podemos fazer nada sobre a amostragem de dados de outra forma .


    2️⃣ Tente exatamente a mesma consulta na ferramenta Analytics Query Explorer conforme observado no Razão n° 2 acima. Se os resultados retornados pelo Query Explorer corresponderem ao Supermetrics, o problema é com a IU do Analytics e você precisa entrar em contato com o Google para obter suporte adicional


    Se você descartou os motivos acima para a discrepância e acredita que seja um problema com a Supermetrics, envie um tíquete de suporte com os seguintes detalhes:


    • Confirme se você seguiu completamente as etapas deste artigo.
    • Incluir capturas de tela mostrando as diferenças entre os resultados do Supermetrics e Analytics. Certifique-se de que os intervalos de datas são exatamente os mesmos em cada captura de tela.
    • Inclua o link para o relatório com o problema de discrepância, certifique-se de que support@supermetrics.com tenha acesso EDITAR ao arquivo.
    • Inclua uma cópia ou captura de tela dos resultados da ferramenta Query Explorer mostrando que a API retorna resultados diferentes.

    Esse Artigo foi traduzido do Artigo Original em Inglês: https://support.supermetrics.com/support/solutions/articles/19000042916-discrepancies-in-google-analytics-results


    Dúvidas? Comentários? Sugestões?


    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


    Nos siga no Instagram @metricasboss

    Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

    Artigos Relacionados

    WhatsApp