Diferenças na definição de sessão entre Google Analytics e Google Analytics 4

O que você irá aprender?

    Muito se fala atualmente na divergência de números apresentados entre GA3 e GA4 e isso pode parecer assustador à primeira vista, de fato. Nas últimas semanas, nós do time de tecnologia da MB temos recebido inúmeros clientes muito preocupados com um caso em específico: a discrepância entre sessões GA3 x sessões GA4.

    Para explicar de forma mais detalhada e dividir com a comunidade, resolvi por escrever esse post listando as diferenças no entendimento do que é uma sessão e o porquê dos números discrepantes entre as 2 plataformas. Vamos lá:

    Começamos o papo citando a primeira e grande diferença: no GA3, uma sessão é um conjunto de hits registrados para um usuário em um determinado período de tempo. Já no GA4, uma sessão é um conjunto de eventos registrados para um usuário em um determinado período de tempo.

    Diferenças do Google Analytics X Google Analytics 4

    Tanto o GA3 quanto o GA4 definem igualmente um usuário como um indivíduo que realiza ações em seu site ou app em uma ou mais sessões. E essas ações podem ser: visualizar uma página, dar scroll em uma página, clicar no botão adicionar ao carrinho, fazer uma compra, etc. Um usuário pode gerar uma ou mais sessões em um único dia ou durante vários dias, semanas ou até meses. Por conta disso, as contagens de sessões em sua propriedade GA3/GA4 provavelmente serão maiores do que as contagens de usuários.

    Obs: apesar desse alinhamento, ao contrário do que acontece no GA3, a atividade do usuário é detectada automaticamente no GA4. Isso pode tornar o número de usuários ativos mais alto.

    Podemos dividir as sessões, sejam elas no GA3 ou no GA4, em sessões app e sessões web.

    Uma sessão web, tanto no GA3 quanto no GA4, começa assim que um usuário visualiza uma página e nenhuma sessão anterior está ativa no momento. Assim como uma sessão app, no GA3 e no GA4, é iniciada quando um usuário abre seu aplicativo em primeiro plano ou visualiza uma tela e nenhuma sessão anterior está ativa no momento.

    Como uma sessão do GA3 começa assim que um usuário visualiza uma página/tela, a sessão do GA3 é quase sempre uma sessão com uma exibição de página/tela.

    Já no caso do GA4, a sessão pode começar com ou sem uma exibição de página/tela. Por exemplo, uma sessão do GA4 pode iniciar através de uma ação de envolvimento do usuário (evento user_engagement). Inclusive, por conta disso é possível encontrar visualizações de página (page_view) ou engajamentos de usuários (user_engagement) sem sessões.

    Um exemplo prático seria:

    Um usuário acessou seu site e logo em seguida foi para outra aba no navegador. Depois de algumas horas, ele voltou ao seu site, consumiu o conteúdo e fechou a guia.

    Nesse cenário, o GA3 provavelmente contará apenas uma sessão com exibição de página, enquanto o GA4 contaria duas sessões: uma com exibições de página (pageview) e uma com engajamento do usuário (user_engagement).

    A sessão com engajamento do usuário (user_engagement) começou quando o usuário retornou ao seu site horas depois e começou a consumir conteúdo.

    Com base nisso, podemos afirmar que as sessões do GA4 não refletem com precisão o envolvimento do usuário, e para uma análise mais precisa o mais indicado seria se basear em usuários e eventos.

    A duração de uma sessão do GA3 é calculada como o tempo decorrido entre o primeiro e o último hit da sessão. Já a duração de uma sessão do GA4 é calculada como o tempo decorrido entre o primeiro e o último evento da sessão.

    Por padrão, uma sessão do GA3 expira se nenhum novo hit for enviado ao servidor do GA dentro de 30 minutos a partir do envio do último hit. Este período de nenhum novo hit enviado é chamado de ‘inatividade do usuário (user inactivity)’. Já no GA4, uma sessão expira, por padrão, se nenhum novo evento for enviado ao servidor GA dentro de 30 minutos a partir do momento em que o último evento foi enviado.

    Uma sessão web no GA3, de forma pré-definida, expira após 30 minutos de inatividade dos usuários. No entanto, você pode alterar essa configuração alterando as configurações de tempo limite da sessão da sessão em sua propriedade.

    Por exemplo, você pode fazer com que uma sessão web do GA3 expire após 3 minutos de inatividade dos usuários ou após 3 horas de inatividade dos usuários.

    No GA4, a sessão também expira após 30 minutos de inatividade dos usuários, e assim como no GA3 esse tempo pode ser alterado.

    Por exemplo, você pode fazer com que uma sessão da web do GA4 expire após 10 minutos de inatividade dos usuários ou após 5 horas de inatividade dos usuários:

    O tempo limite de uma sessão do GA3 não pode ser inferior a 1 minuto nem superior a 4 horas. Enquanto o tempo limite de uma sessão do GA4 não pode ser inferior a 5 minutos nem superior a 7 horas e 55 minutos.

    Ao contrário do GA3, uma sessão do GA4 começa a expirar quando um site ou aplicativo é movido para segundo plano. No entanto, você tem a opção de estender essa sessão.

    Uma sessão do GA3 expira se um usuário retornar ao seu site por meio de uma origem de campanha diferente no meio da sessão ativa.

    A origem da campanha pode ser mecanismos de pesquisa, sites de referência e URLs com parâmetros de campanha.

    Sempre que uma origem de campanha é alterada no meio de uma sessão ativa, a sessão existente do GA3 expira e uma nova sessão do GA3 é iniciada.

    Já no GA4 a sessão NÃO expira se um usuário retornar ao seu site por meio de uma origem de campanha diferente no meio de uma sessão ativa.

    Como resultado, a contagem de sessões em sua propriedade GA4 pode ser menor do que a contagem de sessões em sua propriedade GA3, e você também pode ver uma única sessão do GA4 de várias fontes de tráfego.

    Uma sessão do GA3 expira automaticamente à meia-noite (23:59:59)

    Por exemplo: se um usuário estiver navegando em seu site desde as 23h45, sua sessão será encerrada automaticamente às 23h59min59s, mesmo que ele continue a interagir com seu site. À meia-noite, uma nova sessão do GA3 será iniciada para seu usuário.

    Já uma sessão do GA4 NÃO expira automaticamente à meia-noite (23h59min59s). No entanto, a mesma sessão do GA4 agora seria contada duas vezes, uma para cada dia.

    Ao contrário do GA3, a propriedade do GA4 informa sobre sessões engajadas e sessões engajadas por usuário.

    O GA4 define uma "sessão engajada" como aquela que: 1 . Durou 10 segundos ou mais ou 2. Teve um ou mais eventos de conversão disparados ou 3. Teve duas ou mais exibições de página ou tela.

    O GA4 define "sessões engajadas por usuário" como o número de sessões engajadas / o número de usuários.

    O GA3 conta sessões contando a métrica de sessões. Enquanto o GA4 conta sessões contando eventos session_start.

    É improvável que a contagem de sessões de GA3 e GA4 correspondam, pois são calculadas e ajustadas de maneira diferente.

    Como ajustar o tempo limite de uma sessão web no GA4?

    Siga os passos abaixo:

    1 - Em sua propriedade do GA4 e clique em 'Admin’ (canto inferior esquerdo)

    2 - Clique em ‘Fluxo de dados’, na coluna Propriedade

    3 - Clique no nome do fluxo de dados web cuja sessão você deseja configurar

    4 - Role até o final da página e clique em ‘Definir as configurações da tag

    5 - Clique em ‘Mostrar tudo

    6 - Clique em ‘Ajustar o tempo limite da sessão

    7 - A página em questão permite ajustar tanto a expiração de uma sessão quanto o tempo que define uma sessão engajada

    Onde visualizar a métrica “Sessões” no GA4?

    Você pode encontrar a métrica sessões em vários relatórios pré-definidos do GA4. São eles:

    1 - Aquisição > Visão geral de aquisição

    2 - Aquisição > Aquisição de usuários

    3 - Aquisição > Aquisição de tráfego

    4 - Engajamento > Visão geral de engajamento

    5 - Informações demográficas > Detalhes demográficos

    6 - Tecnologia > Detalhes de tecnologia

    Dê o play no nosso podcast de dicas

    Quer saber mais sobre o Google Analytics 4? Faça parte da maior comunidade de Digital Analytics do Brasil, e tenha acesso ao curso de Google Analytics 4 na prática. Conheça o Métricas Boss Prime.

    Artigos Relacionados

    WhatsApp