Dicas de Web Analytics por Especialistas 2!

Seja bem vindo a segunda parte da série de Dicas de Web Analytics por especialistas. Convidamos alguns especialistas do mercado de Web Analytics para darem dicas para quem esta no mercado, quer iniciar ou ouvir a opinião de uma outra pessoa.

Nessa segunda parte vamos ter as dicas de Gustavo Esteves, Sara Reinert e Huxley Dias. :)

Dica 1 - Kill the HIPPO!

dicasespecialistas-gustavoesteves.jpg

que é HIPPO? Highest Paid Person’s Opinion, ou opinião da pessoa mais bem paga! É normal que você trabalhe com pessoas que mesmo com a exemplificação e a demonstração de um dado, peçam para você seguir o pensamento dela, o que ela está mandando! rs

Web Analytics e bons analistas de web analytics são feitos para MATAR a opinião dessas pessoas, se temos os dados que comprovem que a opinião é errada, não tenha medo e informe isso! Seu papel como um representante de Web Analytics é contra argumentar e analisar opiniões e nem sempre elas estarão erradas, mas tem que ser sim baseadas em dados e você mais do que ninguém tem que fazer isso! Se em sua análise a conclusão é diferente da opinião do HIPPO, argumente e não deixe que algo no site ou no modelo de negócios da empresa seja baseado nesse tipo de opinião.

Se você nao argumentar e tiver medo de falar com essas pessoas por que é um CEO, Gerente ou Diretor, você não faz Web Analytics. Não estou falando aqui para você perder a linha, mas sim para debater e mostrar que aquela opinião esta errada. Essa é a sua missão como analista de Web Analytics!

“Sem dados você é apenas uma pessoa com opinião”

Dica 2 - Não se apegue às ferramentas, customizaremos!

banner-dicasespecialistas-sarareinert.jpg

É muito comum nesse mundo (mundinho diga-se de passagem) de Web analytics, os profissionais terem a oportunidade de trabalhar com inúmeras ferramentas. Por mais que cada profissional tenha a sua de preferência, às vezes encaramos novos desafios com novas ferramentas. É comum também nos encontrarmos um tanto quanto resistentes às mudanças em relação a qual interface temos disponível para operar.

Acredito que um dos fatores mais valiosos de se trabalhar com Analytics é o fato de que temos a possibilidade de captar quase todas as informações que o usuário nos deixa com a sua navegação. Dado esse fato, independente da ferramenta que se tem em mãos, é possível criar métricas e dimensões que satisfaçam as necessidades da área de dados, e consequentemente, de negócios.

Baseado nesse cenário e também em experiências próprias de trabalho, minha dica é abraçar novas tecnologias sem vícios e apegos às formas e ferramentas que estão acostumados a trabalhar. O sucesso da nossa área depende da capacidade de raciocínio lógico e entendimento das perguntas que queremos responder com os dados, ou seja, sejamos criativos e assertivos, independente da interface.

Dica 3 - Data Driven X Data Informed

dicasespecialistas-huxleydias.jpg

É muito comum nesse mundo (mundinho diga-se de passagem) de Web analytics, os profissionais terem a oportunidade de trabalhar com inúmeras ferramentas. Por mais que cada profissional tenha a sua de preferência, às vezes encaramos novos desafios com novas ferramentas. É comum também nos encontrarmos um tanto quanto resistentes às mudanças em relação a qual interface temos disponível para operar.

Acredito que um dos fatores mais valiosos de se trabalhar com Analytics é o fato de que temos a possibilidade de captar quase todas as informações que o usuário nos deixa com a sua navegação. Dado esse fato, independente da ferramenta que se tem em mãos, é possível criar métricas e dimensões que satisfaçam as necessidades da área de dados, e consequentemente, de negócios.

Baseado nesse cenário e também em experiências próprias de trabalho, minha dica é abraçar novas tecnologias sem vícios e apegos às formas e ferramentas que estão acostumados a trabalhar. O sucesso da nossa área depende da capacidade de raciocínio lógico e entendimento das perguntas que queremos responder com os dados, ou seja, sejamos criativos e assertivos, independente da interface.

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D


Está curtindo o post?
Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!