O Query Explorer do Google Analytics é uma maneira fantástica de recuperar dados brutos para seu website. Você pode exportar dados da ferramenta como um TSV (que pode ser formatado em um CSV) ou usando uma consulta da API. A exportação de dados do Google Analytics por meio da API é benéfica, pois você pode executar a consulta novamente sempre que quiser atualizar os dados. Nesta postagem detalhada, ensinarei como usar o Query Explorer do Google Analytics para exportar dados.
O Query Explorer do Google Analytics é uma interface que permite criar consultas de API que você pode usar para recuperar dados de sua conta do Google Analytics. Você pode criar consultas que coletam dados de uma conta, propriedade e vistas específicas. A ferramenta de consulta permite especificar dados com base em métricas e dimensões predefinidas. Usuários mais avançados podem até aplicar filtros e segmentos personalizados para criar consultas poderosas.
O Query Explorer permite que usuários não técnicos criem um ponto de extremidade de URL que possa ser usado para exportar dados do Google Analytics. À medida que você constrói sua consulta usando os menus na interface do Explorer, ele cria automaticamente seu ponto de extremidade de URL com a sintaxe, os parâmetros e a codificação de URL adequados. Você pode até mesmo aplicar operações avançadas para exportar conjuntos de dados avançados do Google Analytics.
Você pode estar se perguntando: por que se preocupar com a exportação de dados do Google Analytics usando o Query Explorer ? A resposta é que o Query Explorer fornece acesso irrestrito aos dados brutos de uma forma que não está disponível na interface de relatórios do Google Analytics. Pessoalmente, gosto deste método porque posso exportar os dados para criar painéis e relatórios personalizados.
É útil exportar os dados do Google Analytics com o Query Explorer se você estiver criando um relatório personalizado que exija dados adicionais.
Além disso podemos exportar mais do que as 5.000 linhas permitidas no Google Analytics.
Neste tutorial, vamos explicar nas etapas de criação de uma consulta de API que recuperará dados de sua conta do Google Analytics. A melhor maneira de aprender é acompanhar no Query Explorer. Veja como exportar dados do Query Explorer:
1️⃣ Selecione uma vista
2️⃣ Selecione um período
3️⃣ Selecione métricas
4️⃣Selecione as dimensões
5️⃣Executar consulta e exportar dados
Para começar, você precisará selecionar a Vista que gostaria de usar para exportar dados. Para a maioria dos usuários, uma exibição é análoga a um site. Se você for o administrador da sua conta do Google Analytics, provavelmente está familiarizado com os termos Conta, Propriedade e Vista, caso não esteja, acesse esse nosso artigo aqui para entender melhor sobre a hierarquia de contas do GA.
Pode ser importante analisar como sua organização estruturou sua conta do Google Analytics, pois cada uma delas pode ter propriedades exclusivas que podem afetar o tipo de dados que você pode recuperar.
Você precisará selecionar uma data inicial e uma data final para sua consulta. Você pode selecionar um período estático usando a opção de calendário ou usar valores de data para personalizar seu intervalo. Eu recomendo verificar a documentação para valores de data. Você pode basicamente usar 3 tipos de valores de data:
Brincar com combinações de datas de início e término pode fornecer alguns intervalos de relatório úteis e comuns.
Toda consulta de API que você cria com o Query Explorer precisa incluir pelo menos uma métrica. Isso nos leva a uma questão importante:
Já explicamos aqui o que são métricas e dimensões, mas para facilitar a sua leitura falaremos novamente.
As métricas são medidas quantitativas que fornecem as estatísticas da atividade do usuário em seu website, como metas concluídas, número de usuários ou sessões de páginas. Quando solicitado usando uma consulta de API, as métricas são apresentadas como métricas agregadas. Por exemplo, se você fez uma solicitação para usuários nos últimos sete dias, seu resultado ficaria assim:
As dimensões são opcionais ao criar uma consulta de API, mas eu recomendo incluí-las em todas as solicitações feitas por você. Se as necessidades de dados tiverem amadurecido o suficiente para exigir que você vá diretamente para a API principal de relatórios por meio do Query Explorer, convém usar dimensões.
Já explicamos aqui o que são métricas e dimensões, mas para facilitar a sua leitura falaremos novamente. Dimensões são valores qualitativos que descrevem os dados ou métricas que você está recuperando para seu website, como data, origem / mídia ou tipos de usuários. Por exemplo, se você fez uma solicitação para usuários nos últimos sete dias e aplicou as dimensões de data, seus resultados ficariam assim.
O Query Explorer é uma interface usada para criar uma chamada de API na forma de um endpoint de URL. Tecnicamente, você poderia criar o ponto de extremidade da URL manualmente e usar esse ponto de extremidade com êxito para recuperar dados. O que é bom no Query Explorer é que ele reduz o erro, anexando os parâmetros corretos ao seu endpoint de URL. O último passo no seu processo é validar a consulta e exportar os dados.
O benefício de exportar dados usando o Query Explorer é a flexibilidade que você obtém na criação de sua consulta da API. Eu fiz algumas coisas interessantes usando o Query Explorer, como:
Eu uso dois recursos do Query Explorer para exportar esse tipo de dados: filtros e segmentos. Vamos rever algumas dicas e truques para cada um.
Aplicar um filtro a uma consulta é útil para refinar os dados que você recebe em sua chamada. Você pode aplicar filtros a métricas ou dimensões. É importante observar que existem 6 operadores exclusivos para métricas e 6 operadores exclusivos para dimensões. Confira a documentação dos operadores de filtro para mais informações
Aqui estão alguns exemplos de como usamos filtros
Esta é provavelmente a maneira mais comum de usar filtros. O que fazemos é criar uma consulta como esta:
Em seguida, executamos essa consulta para ter certeza de que funciona e observe os pares Origem / mídia que aparecem nos resultados.
Em seguida, vou me divertir aplicando um filtro para fazer coisas como incluir apenas resultados do Google / organic:
Com a mesma facilidade, eu poderia usar isso para consultar os resultados de publicidade do Facebook, observando o Facebook / CPC.
Ou até mesmo olhar para uma plataforma social específica como o Twitter.
Se estou vendo um relatório como as principais páginas de destino, raramente quero ver páginas com menos de 10 visitas. Vou acrescentar um filtro que se parece com isso para diminuir os resultados.
Você conhece todos os segmentos que você tem no Google Analytics? Bem, eles estão todos acessíveis na ferramenta Query Explorer. Já falamos sobre os segmentos aqui.
Isso inclui segmentos personalizados também.
Claro, isso é apenas o começo do que você pode realizar. Tenho certeza que sua cabeça está nadando com novas idéias que eu não poderia cobrir neste post.
Claro, isso é apenas o começo do que você pode realizar. Tenho certeza que sua cabeça está nadando com novas ideias que eu não poderia cobrir neste post.
Conhecendo o Query Explorer e as APIs de marketing Os profissionais de marketing digital estão se tornando mais técnicos a cada dia. O Query Explorer do Google Analytics é uma introdução suave ao uso de APIs para fins práticos (por exemplo, extração de dados), mas também para o valor das APIs. Mesmo que você não planeje se tornar um especialista em API, é importante estar familiarizado com o idioma das APIs ao abordar projetos técnicos, como integrações de aplicativos, exportações de dados e atualizações de sites.
Traduzido e adaptado de: https://www.klipfolio.com/blog/google-analytics-query-explorer
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