Como implementar o Enhanced Commerce guia definitivo parte 2

O que você irá aprender?

    No primeiro post da série Como implementar o Enhance Commerce via google tag manager, vimos como é feita a implementação dentro do código para que tudo funcione. Hoje iremos aprender como configurar todas aquelas tags dentro do Google tag manager.

    A configuração das tags dentro do GTM é composta de tags que estão dentro do pageview padrão do Google Analytics e tags de evento do GA, para ficar mais simples vamos dividir essas tags :D Caso você não tenha lido o ultimo post ainda pode dar uma olhada aqui

    Tags que ficam dentro do pageview padrão

    • Impressões de Produtos
    • Impressão de detalhe do produto
    • Impressões de promoções
    • Passos do Checkout
    • Compras

    Tags que ficam dentro de eventos do GA

    • Clique em Produtos
    • Adicionar / Remover do carrinho
    • Clique em promoções
    • Passos do Checkout

    Habilitando enhance commerce para tag do pageview

    1. Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

    2. Na opção de Configuração do Google Analytics selecione a opção nova variável

    3. Nas configurações das variavel adicione seu código de acompanhamento e clique em mais configurações

    4. Clique em comércio eletrônico e selecione a opção “Ativar recursos do comércio eltrônico avançado” e “Usar a camada de dados”

    5. Clique em salvar e adicione um nome a sua variável

    6. Adicione seu acionador e salve sua tag

    Pronto, com essa configuração dentro da sua tag de pageview do GA todas as nossas tags que são baseadas no carregamento já estão sendo capturadas, agora vamos para as tags que precisarão de eventos?

    Criando os acionadores

    Antes de iniciar a criação dos acionadores vamos re-capitular um pouco os eventos customizado que implementamos no nosso código.

    • productClick
    • addToCart
    • removeFromCart
    • promotionClick
    • checkout
    • checkoutOption

    Agora que listamos todos os eventos que deixamos dentro do nosso código vamos ao GTM criar todos eles. Para ser mais simples irei criar somente 1 deles, mas vocês criem um para cada um beleza? Vamos lá!

    1. Em acionadores clique em novo

    2.. Clique em configurações do acionador e selecione evento personalizado

    3. Adicione o nome do evento em questão nesse caso iremos usar no exemplo “productClick” e clique em salvar

    4. Refaça o processo adicionando os outros eventos :D

    Criando o evento do Google Analytics

    Em tags clique em novo e selecione Universal Analytics para o tipo de tag.

    elecione o tipo de acompanhamento para evento e coloque como Categoria, Ação os valores “EC” e {{Event}}

    Selecione a variável googleAnalyticsConfig no campo de configuração do Analytics

    Em acionadores selecione todos os acionadores que citamos acima

    Clique em salvar sua tag e publique :D

    Como vocês observaram, adicionamos eventos de checkout como tag de evento, isso ocorre somente em checkouts onde o usuário não troca de página e sim um estado dentro da mesma, beleza?

    É isso pessoal, em breve iremos disponibilizar dentro do nosso facebook um ambiente onde vocês poderão ver todas essas tags, fiquem de olho.

    Uma grande observação

    Como vocês observaram, adicionamos eventos de checkout como tag de evento, isso ocorre somente em checkouts onde o usuário não troca de página e sim um estado dentro da mesma, beleza?

    É isso pessoal, em breve iremos disponibilizar dentro do nosso facebook um ambiente onde vocês poderão ver todas essas tags, fiquem de olho.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    Artigos Relacionados

    WhatsApp