Como funciona a Amplitude?


A Amplitude é uma das ferramentas de Product Analytics mais usadas no mundo e nesse artigo vamos detalhar como a ferramenta funciona.


Para entender como a Amplitude funciona, vamos examinar um exemplo hipotético.

Tunes é um reprodutor de música padrão para dispositivos móveis que tem ações comuns, como tocar uma música, pular uma música, reproduzir aleatoriamente e compartilhar uma música.


como-amplitude-funciona-tunes-blog.png


Quais ações o Amplitude acompanhará?


A amplitude dá a você o poder de determinar o que é importante para sua experiência. Você pode escolher rastrear tudo e qualquer coisa.


Por exemplo, em Tunes, você pode rastrear os botões de controle de música que os usuários pressionam ou até mesmo quantas músicas cada usuário ouviu em cada sessão.


Os eventos representam as ações que os usuários realizaram


Cada vez que acontece uma ação que você deseja acompanhar, você envia um Evento para Amplitude.


Os eventos podem ser tão fáceis quanto escolher a string de texto que os define. Por exemplo, em Tunes, você pode enviar um evento “Play Song” toda vez que um usuário pressiona o botão Play.


como-funciona-amplitude-04.png


Aqui está um gráfico com o número de músicas tocadas em cada dia:


como-amplitude-funciona-blog-03.png


Propriedades do evento fornecem contexto


Propriedades do evento fornecem contexto sobre eventos, como onde no seu aplicativo eles ocorrem ou em que estado o aplicativo estava quando ocorreu.


Por exemplo, em Tunes, quando alguém pressiona o evento “Play Song”, usando uma propriedade Event, você também pode rastrear o título da música que está sendo tocada, o artista, o gênero, etc. Qualquer detalhe relacionado ao evento em si pode atuar como uma propriedade de evento.


como-funciona-amplitude-05.png


Aqui está um gráfico com as músicas tocadas por dia em cada gênero de música:


como-amplitude-funciona-blog-01.png


As sessões de usuário são uma série de eventos em uma única visita


As sessões de usuário permitem que você acompanhe uma série de eventos que são realizados em uma única visita ou interação com seu aplicativo.


Na maioria das vezes, o Amplitude monitora a sessão automaticamente para você. Se estiver usando a API HTTP , você precisará lidar com as sessões manualmente.


Propriedades do usuário são detalhes sobre o seu usuário


As propriedades do usuário ajudam a entender seu usuário no momento em que ele executou ações em seu aplicativo. O estado em que estavam, suas preferências ou detalhes do dispositivo são exemplos de propriedades comuns do usuário.


Por exemplo, no Tunes, você pode acompanhar se um usuário está ou não em um plano pago ou gratuito. Isso permitirá que você segmente esses usuários por esta propriedade e compare os usuários pagos e gratuitos (ou considere apenas o comportamento dos usuários pagantes).


como-funciona-amplitude-06.png


Aqui está um exemplo de gráfico segmentado na propriedade do usuário "gênero" :


como-amplitude-funciona-blog-02.png



Esse artigo foi traduzido de: https://developers.amplitude.com/docs


Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube


50 profissionais de Analytics e Métricas que você precisa acompanhar!
Esse material foi criado com o intuito de contribuir ainda mais na divulgação de conhecimento relacionado a analytics e métricas.

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!