Como achar as informações do produto no código de uma página web
O que você irá aprender?
Fala aí analítico e analítica de plantão, beleza?
Se você, tem um pequeno pânico ao entrar em contato com as inúmeras linhas de código de um site, esse artigo vai te ajudar a encontrar essas informações (ou o local no qual elas deveriam estar) de forma simples e rápida, se liga.
Ao analisar o relatório de desempenho do produto dentro do GA você já se deparou com a informação de categoria (not set)? Ou já identificou algum produto com valor de venda captado pelo GA diferente do preço real de venda do produto (ex: preço de venda = R$1500,00 / preço captado no GA = R$1,50)?
Essas informações erradas ou a falta dessas informações podem prejudicar algumas análises de performance, como, por exemplo, qual foi o produto que gerou maior receita durante uma campanha, ou, qual categoria de produto vende mais em determinada região, entre outras dezenas de análises que podemos fazer a partir dessas informações.
Muitas vezes, ao solicitar a inclusão ou correção dessas informações no código das páginas, precisamos informar à agência de desenvolvimento ou ao TI interno o local exato do código no qual essas informações precisam ser inseridas, e é para isso que criamos esse artigo.
- Na página do produto dentro do site, clique com o botão direito e depois em inspecionar;
- Depois, clique em console (na parte superior da janela) e escrever ao lado da seta azul a palavra “DataLayer” e dê enter (a medida que for escrevendo, já vai aparecer automaticamente a palavra);
- Abra o elemento que aparecer (para abrir um elemento do código, basta clicar na seta cinza que aparece logo no início);
- Abra o elemento em que estiver escrito pageviw_product ou algo semelhante (a posição em que esse elemento aparece pode variar um pouco de site para site);
- Após o 4º passo, existem algumas variações sobre a forma como essas informações podem aparecer. Em alguns sites, pode aparecer um elemento com o nome de ecommerce, em outros, aparece um elemento com o nome de product, entre outras possibilidades. No final, o que importa é você chegar à parte do código que contenha as informações do produto:
Caso o campo category esteja em branco, por exemplo, você saberá que aquele produto está sendo captado como categoria (not set) no GA. Ou, no exemplo da captação errada de preço, você pode identificar que o valor do produto foi escrito no código de forma errada (1,500 ao invés de 1.500), o que faz com que o GA capte essa informação também de forma errada.
Bom, agora é só colocar a mão na massa e aplicar as correções necessárias para que o GA do seu site capte todas as informações necessárias para você fazer análises mais assertivas e eficientes.
E não se esqueça, o GA não cria informações, ele as captura! Ou seja, se o seu GA está puxando dados errados a causa está no seu código ou em configurações erradas que você precisa corrigir.