3 acionadores essenciais para você utilizar no seu Google Tag Manger

Existem diversos tipos de acionadores dentro do Google Tag Manager, você pode criar acionadores quando um formulário for enviado, quando uma página é carregada, ou até mesmo quando um usuário clica em um botão. Abaixo, vou te ensinar a criar esses 3 tipos de acionadores. Mas, antes de começar é importante entender que o Google Tag Manager consegue puxar algumas informações de forma automática, por exemplo: Quando um usuário clica em um botão, ele consegue “Ler” todos os atributos presentes nesse elemento, o Id do clique, a classe do clique e etc.

Ativando variáveis incorporadas

Ao ativar essas variáveis deixamos disponíveis essas informações para acessar na criação de acionador;

  1. No menu inicial vá em variáveis; no_menu_inicial_va_em_variaveis.png

  2. No canto superior direito clique em “Configurar”; no_canto_superior_clique_em_configurar.png

  3. Na aba lateral selecione as opções Click ID & Click Class na_aba_lateral_selecione_as_opcoes_click_id_click_Class.png

  4. Na mesma aba selecione as opções Form Class & Form ID selecione_form_id_form_class.png

Criando um acionador de carregamento de página

Antes de criar um acionador no carregamento da página vamos entender um ponto, já parou para pensar como é dividida uma url? Para responder a dúvida de como é dividida uma url vou você pode ler esse link que vai te ajudar a entender sobre o assunto. Como você deve ter visto no post basicamente essas informações do tipo de página geram algumas variáveis para o Google Tag Manager vamos simular um cenário onde a página que o usuário é redirecionado quando envia um formulário de lead é a seguinte:

https://metricasboss.com.br/cadastro/obrigado”

Nesse caso iremos criar um acionador de exibição de página que disparar toda vez que o seu caminho de página terminar com “obrigado”. Fica basicamente assim o acionador quando finalizado:

  1. No menu principal clique em acionadores; no_menu_principal_clique_em_acionadores.png

  2. No canto superior direito clique em “Novo”; no_canto_superior_clique_em_novo.png

  3. Na aba que apareceu clique em “Configuração do acionador”; configuracao_do_acionador.png

  4. Na tela de seleção de tipo do acionador, selecione a opção exibição de página; na_tela_de_selecao_de_tipo_de_acionador_selecione_a_opcao_exibicao_de_pagina.png

  5. Na dela de configuração do acionador, selecione a opção “Algumas exibições de página” na_tela_de_configuracao_de_acionador_algumas_exibicoes_de_pagina.png

  6. Configure seu acionador de acordo com o seu negócio, no caso do exemplo criamos um acionador onde o “Page Path” termina com “obrigado”; configura_seu_acionador_de_conm_seu_page_path.png

Caso queira usar um acionador de exibição de página que já exista, é só adicionar a sua tag e mudar a regra de acionamento de acordo com a sua página de lead cadastrado com sucesso.

Criando acionador de clique em botões

Para criar um acionador de clique de maneira simples e prática precisamos entender um conceito um pouco chato mas fundamental para consegue traquear clique em links. Um link do ponto de vista técnico nada mais é do que um elemento HTML que por padrão tem uma série de atributos que utilizamos para identificar o elemento e criar os nossos acionadores. Um acionador pode ser criado através de uma regra de disparo que o contemple assim como fizemos no de exibição de página, deem uma olhada no elemento da imagem abaixo: criando_acionador_de_clique_em_botoes.png

O elemento acima tem os seguintes atributos:

  • Href, que representa a url para o qual o usuário vai ser levado quando houver o clique;
  • Class, um atributo utilizado para representar um mais elementos dentro de uma página;
  • Id, atributo utilizado para representar um único elemento dentro de uma página.

Para criar seu acionador do tipo cliquem em links, siga o passo a passo abaixo:

  1. No menu principal clique em acionadores; Nova ta.png

  2. No canto superior direito clique em “Novo”; Pasted Graphic 16.png

  3. Na tela de criação do acionador clique em “Configuração do acionador”; Pasted Graphic 17.png

  4. Na janela que vai aparecer cliquem em “Apenas Links”; Pasted Graphic 18.png

  5. Selecione a opção “Alguns cliques em links”; Pasted Graphic 19.png

  6. Crie o seu seletor, no exemplo vou criar um acionador em cima do id “btn-add-to-cart”; Pasted Graphic 20.png

Criando acionador de envio de formulários

Seguindo o exemplo dos cliques, os envios de formulários também são possíveis de serem traqueados através de atributos dentro do Google Tag Manager. Normalmente utilizamos ID e classe para identificar formulários na imagem abaixo você vai ver um exemplo de uma tag de formulário na prática.

form tag html

Viu? Assim como no elemento de clique também temos presente o ID e a classe do elemento, agora vamos para a criação do nosso acionador:

  1. No Menu principal clique em acionadores; Mudanças não publica....png

  2. Selecione a opção “Novo” no canto superior direito; Pasted Graphic 28.png

  3. Clique em configuração do acionador; Acionador sem titulo.png

  4. Selecione a opção “Envio de formulário” Pasted Graphic 29.png

  5. Selecione a opção “Alguns formulários” Pasted Graphic 30.png

  6. Adicione a regra de ativação “Form ID” é igual a “form"; Pasted Graphic 32.png

Lembrando sempre que você precisa adaptar essas regras de acordo com o seu site beleza? Se você copiar e colar exatamente o que está aqui pode ser que não funcione.

Introdução ao GA4
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