Existem diversos tipos de acionadores dentro do Google Tag Manager, você pode criar acionadores quando um formulário for enviado, quando uma página é carregada, ou até mesmo quando um usuário clica em um botão. Abaixo, vou te ensinar a criar esses 3 tipos de acionadores. Mas, antes de começar é importante entender que o Google Tag Manager consegue puxar algumas informações de forma automática, por exemplo: Quando um usuário clica em um botão, ele consegue “Ler” todos os atributos presentes nesse elemento, o Id do clique, a classe do clique e etc.
Ao ativar essas variáveis deixamos disponíveis essas informações para acessar na criação de acionador;
No menu inicial vá em variáveis;
No canto superior direito clique em “Configurar”;
Na aba lateral selecione as opções Click ID & Click Class
Na mesma aba selecione as opções Form Class & Form ID
Antes de criar um acionador no carregamento da página vamos entender um ponto, já parou para pensar como é dividida uma url? Para responder a dúvida de como é dividida uma url vou você pode ler esse link que vai te ajudar a entender sobre o assunto. Como você deve ter visto no post basicamente essas informações do tipo de página geram algumas variáveis para o Google Tag Manager vamos simular um cenário onde a página que o usuário é redirecionado quando envia um formulário de lead é a seguinte:
“https://metricasboss.com.br/cadastro/obrigado”
Nesse caso iremos criar um acionador de exibição de página que disparar toda vez que o seu caminho de página terminar com “obrigado”. Fica basicamente assim o acionador quando finalizado:
No menu principal clique em acionadores;
No canto superior direito clique em “Novo”;
Na aba que apareceu clique em “Configuração do acionador”;
Na tela de seleção de tipo do acionador, selecione a opção exibição de página;
Na dela de configuração do acionador, selecione a opção “Algumas exibições de página”
Configure seu acionador de acordo com o seu negócio, no caso do exemplo criamos um acionador onde o “Page Path” termina com “obrigado”;
Caso queira usar um acionador de exibição de página que já exista, é só adicionar a sua tag e mudar a regra de acionamento de acordo com a sua página de lead cadastrado com sucesso.
Para criar um acionador de clique de maneira simples e prática precisamos entender um conceito um pouco chato mas fundamental para consegue traquear clique em links. Um link do ponto de vista técnico nada mais é do que um elemento HTML que por padrão tem uma série de atributos que utilizamos para identificar o elemento e criar os nossos acionadores. Um acionador pode ser criado através de uma regra de disparo que o contemple assim como fizemos no de exibição de página, deem uma olhada no elemento da imagem abaixo:
O elemento acima tem os seguintes atributos:
Para criar seu acionador do tipo cliquem em links, siga o passo a passo abaixo:
No menu principal clique em acionadores;
No canto superior direito clique em “Novo”;
Na tela de criação do acionador clique em “Configuração do acionador”;
Na janela que vai aparecer cliquem em “Apenas Links”;
Selecione a opção “Alguns cliques em links”;
Crie o seu seletor, no exemplo vou criar um acionador em cima do id “btn-add-to-cart”;
Seguindo o exemplo dos cliques, os envios de formulários também são possíveis de serem traqueados através de atributos dentro do Google Tag Manager. Normalmente utilizamos ID e classe para identificar formulários na imagem abaixo você vai ver um exemplo de uma tag de formulário na prática.
Viu? Assim como no elemento de clique também temos presente o ID e a classe do elemento, agora vamos para a criação do nosso acionador:
No Menu principal clique em acionadores;
Selecione a opção “Novo” no canto superior direito;

Clique em configuração do acionador;
Selecione a opção “Envio de formulário”
Selecione a opção “Alguns formulários”
Adicione a regra de ativação “Form ID” é igual a “form";
Lembrando sempre que você precisa adaptar essas regras de acordo com o seu site beleza? Se você copiar e colar exatamente o que está aqui pode ser que não funcione.
Dê o Play em nosso Podcast de Dicas