Métricas Boss

4 Dashboards (com versões grátis!) para você visualizar seus resultados de forma prática e rápida

Você com certeza já viu um Dashboard (ou “Painel de Controle” em livre tradução) mesmo não sabendo que era um, mas eu vou te explicar melhor o que é essa ferramenta e suas vantagens no dia a dia.

Dashboard nada mais é do que um painel que reúne todas as principais informações como métricas e KPI’s facilitando a forma de visualização e compreensão dos seus dados, ajudando você a ter mais controle sobre os objetivos desejados.

Agora eu vou falar sobre 4 tipos de Dashboards que nós aqui na Métricas Boss achamos mais interessantes e possuem versões grátis:

1 - DataDeck

O DataDeck possui mais de 100 fontes de dados para integrar tudo em um só Dashboard. Algumas dessas fontes são: Facebook (Ads e Pages), Google Analytics, Google Ads, Google Search Console, entrou outros produtos do Google, Salesforce, Oracle, além de ferramentas de Email como MailChimp e também o Excel.

As sincronizações entre as fontes de dados e o DataDeck são práticas e a ferramenta possui templates para te ajudar a montar o dashboard ideal para o seu negócio.

Porém para ter sincronização com todas as fontes de dado citadas acima, é necessário pagar a ferramenta. Apesar de existir uma versão Free, só é possível nessa versão a integração de 5 fontes de dados como Facebook, Excel e algumas do Google como Analytics e Ads. Se você deseja ter um dashboard com outras fontes, será necessário pagar a partir de 39 dólares por mês para ter maiores integrações.

Se quiser conhecer mais sobre o DataDeck é só acessar aqui.

2 - Google Data Studio

Nós aqui na Métricas Boss temos um post completo sobre o Google Data Studio caso queria saber tudo sobre o dashboard grátis do Google! Mas eu também vou contar um pouquinho para vocês sobre ele.

O Google Data Studio integra diversas fontes de dado do próprio Google como o Google Analytics, Google Ads e qualquer outro dado que você coloque na Planilha do próprio Google pode aparecer no seu Dashboard. Além disso, ele também integra com o Youtube, sendo um dos seus grandes diferenciais.

A ferramenta também já vem com templates para facilitar você na hora de criar o seu dashboard, sendo templates voltados para cada conjunto de dados específicos que você deseja ver. Tem um específico para Adwords ou para Youtube, além de você poder construir o seu do zero.

Existe a versão free da ferramenta que te dá direito a criação de até 5 Dashboards por conta, porém há também a versão paga, que é o Data Studio 360, no qual é possível a criação de um maior número de relatórios. É importante ressaltar que ambas as versões integram com as mesmas fontes de dados.

O Google Data Studio é uma ferramenta muito simples e muito intuitiva, sua única desvantagem é que ele não integra com nada além dos produtos do próprio Google, o que faz a visualização dos resultados de ferramentas externas como o Facebook ficarem um pouco mais complicadas.

3 - Zoho

O Dashboard do Zoho permite que você integre mais de 100.000 fontes de dados com a ferramenta. É possível importar de diversas fontes como diferentes tipos de arquivos como CSV, HTML,XML entre outros, database em geral e até mesmo de ferramentas como Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox entre outros. Além das fontes de dados mais comuns como Google Analytics, Mailchimp, Salesforce e mais uma infinidade delas. A única integração que a ferramenta não possui são com fontes de dados de redes sociais, como o Facebook.

A ferramenta é muito simples, toda baseada em “selecionar e arrastar” facilitando a montagem do seu dashboard e já vem também com templates prontos!

Mesmo na versão free, é possível criar ilimitados números de Dashboards na ferramenta. Porém existe uma limitação quanto ao número de pessoas que podem ter acesso, sendo apenas duas na versão free. Então se o Dashboard é só para você e mais uma pessoa, o Zoho pode ser uma opção bem viável.

Caso queira saber mais sobre o Zoho, só clicar aqui!

4 - Cyfe

O Cyfe se destaca principalmente pela diversidade de fontes de dado com as quais a ferramenta consegue se conectar, você pode conferir algumas delas (e acredite, ainda tem muito mais) na imagem abaixo:

fontes de dados do Cyfe

Essa ferramenta permite que em um único Dashboard você obtenha dados desde CRM e de ferramentas como Google Analytics, como também de diversas redes sociais. Além disso possui um modo “televisão”, que permite que mais de um dashboard fique na tv, trocando automaticamente de um para o outro.

Para versão paga existem algumas funcionalidades diferentes, como alertas via SMS ou email com relação a KPI’s e métricas que você queria ver e é possível também unir métricas de diferentes fontes de dado para gerar insights diferentes. A Cyfe possui muitas outras funcionalidades interessantes, é só acessar o site deles para conferir.

Espero que as dicas tenham ajudado para você decidir qual o melhor dashboard para o seu negócio! Nunca esqueça que é muito importante sempre medir seus resultados e essa é uma das formas mais práticas de acompanhar o cenário do seu negócio!


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.