Métricas Boss

10 livros de Web Analytics que todos deveriam ler!

Quer entrar no mercado de Web Analytics ou está no mercado e quer se atualizar? Listamos neste artigo 10 livros que TODOS de web analytics deveriam ler. São livros que ajudam no dia a dia de pensar fora da caixa e extrair insights e livros que te ajudam a entender além do básico. :)

1 - Web Analytics uma hora por dia - Avinash Kaushik

Esse é o livros do maior deus de Web Analytics no mundo. Avinash foi o responsável pela pulverização da área e pelas atualizações do Google Analytics. Neste livro de 2007, Avinash explica com prints do Google Analytics como cada relatório pode te ajudar na tomada de decisão. Um pouco difícil de encontrá-lo em português, mas fácil de encontrá-lo em inglês.

2 - Web Analytics 2.0 - Avinash Kaushik

Já neste livro de 2009, Avinash detalha mais sobre como podemos explorar através de Web Analytics as tomadas de decisões inteligentes no nosso dia a dia. Diferente do primeiro livro, este já é muito mais focado na ciência, na evolução da mesma e em como aplicá-la.

Assim como o primeiro, muito difícil encontrá-lo em português, mas facilmente encontrado em inglês.

3 - Google Analytics - Justin Cutroni

Justin Cutroni é o responsável pelo Google Analytics desde 2010, justamente quando o livro foi lançado. Este livro de Cutroni é um almanaque sobre a ferramenta, explicando TUDO tim tim por tim tim sobre o Google Analytics.

Assim como os livros acima, ambos da novatec são difíceis de serem encontrados em português de forma “legal” mas fáceis de serem encontrados em inglês.

4 - Google Analytics e Google Tag Manager para Desenvolvedores - Luna Metrics

Para quem não conhece, a Luna Metrics é uma das grandes empresas de Web Analytics no mundo, sendo uma das maiores referências nesse mercado.

Em 2015 a empresa lançou um livro chamado Google Analytics e Google Tag Manager que é bem focado na parte técnica da ferramenta e como o nome diz, focado em desenvolvedores. É um livro que qualquer pessoa que vá trabalhar com WA e usar o GA como sua plataforma precisa ler, pois utilizará e muito a parte técnica.

Inclusive já falamos sobre ele aqui

5 - Lean Analytics - Alistair Croll e Ben Yoskovitz

Neste livro um recente, de 2013 os autores estabelecem etapas práticas e comprovadas para levar a inicialização da idéia inicial para o ajuste do produto / mercado e além. Embalado com mais de 30 estudos de caso e com base em um ano de entrevistas. Esse livro auxilia na parte mais difícil de Web Analytics que é transformar os dados em insights.

mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.


6 - Métricas - Como Melhorar Os Principais Resultados da Sua Empresa - Klubeck,Martin

Livro simplesmente genial! Não é focado em web analytics, mas sim em Métricas para todos os fatores. O livro te ajuda a entender as diferenças entre dados, medidas, informações e métricas e com certeza te auxiliará a como responder as dúvidas ao invés de caçar dados e explicando como montar de fato informações e insights valiosos para sua empresa e ou seus clientes.

Super fácil de encontrar em português. :)

7 - Como mentir com estatística - Darrell huff

Este é um dos livros mais sensacionais sobre estatística dos últimos tempos! Nesse livro Darrel Huff, mostra como uma fonte de dados errada ou inconfiável pode prejudicar as suas análises ou te faz acreditar em coisas absurdas. O livro cita diversos cases, como um estudo da faculdade de Harvard que afirmava que os alunos ao saírem formados ganhavam em média N dólares, e na verdade a fonte de dados da pesquisa era totalmente inconfiável! rs

Este livro é fácil de encontrar em português! :)

8 - Não me faça pensar - S. Krug

Livro muito utilizado para as áreas de UX, mas esse livro te ajuda a pensar como o usuário e te ajuda a além do dado que você já possui, tentar entender o comportamento que gerou aquele dado e transformá-lo em uma melhoria.

Não me faça pensar possui uma edição de 2008 e uma novíssima de 2014 e está presente em qualquer livraria.

9 - Otimização da Conversão - Ayat Shukairy

Um dos livros mais antigos falando sobre otimização da conversão e diferente do que é muito discutido hoje em dia, esse livro não fala apenas sobre teste a/b, mas sim de como você pode analisar os dados e o comportamento do consumidor para poder otimizar a conversão do seu negócio. Como o trabalho de Web Analytics sempre será focado na otimização de uma métrica, esse livro pode auxiliá-lo em como pensar de diversas maneiras. Livros muito fácil de ser encontrado em sebos como estante virtual.

10 - Click - Niven, David

O livro click não tem nada a ver com web analytics ou internet, ele tem a ver com o click que a mente de pessoas como Steven Spielberg, Starbucks, Einstein e mais outras mentes e empresas brilhantes fizeram para não desistir de uma situação difícil e como resolver problemas até então insuperáveis.

Este livro está sendo destacado em qualquer livraria! :)

Espero que esses livros possam ajudá-los a entender melhor, se atualizar e até mesmo iniciar no mundo de Web Analytics e tenho certeza que irá gostar e aplicará fácil no dia a dia do seu trabalho. :)

mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.