Tudo o que você precisa saber sobre web analytics!

Se você conhece a Métricas Boss e o nosso blog, sabe que nossa missão é mostrar que web analytics é mais que um gráfico bonitinho e transformar web analytics em algo tangível para todos.

Se você ainda não conhece nossa empresa e nosso site, nós somos um blog de web analytics que se transformou em um agência e você pode nos conhecer melhor aqui.

No nosso blog já falamos bastante sobre web analytics e google analytics e nesse post falaremos TUDO o que você precisa saber sobre web analytics e a primeira coisa é:

Web Analytics x Google Analytics

Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. São dados analisados para uma melhora constante do site afim de atingir resultados, ou seja, Web Analytics é a ciência de interpretar os dados e transformá-los em ação.

Google Analytics é a ferramenta de web analytics mais utilizada no mercado, como podemos ver na imagem abaixo:

Web Analytics 1

É muito importante entender essa diferença, pois ela faz todo o sentido para vermos os próximos passos. Então não se esqueça, web analytics é a ciência de interpretar dados e Google Analytics a ferramenta.

Configuração de Ferramentas

É preciso além de saber que web analytics é a ciência e Google Analytics a ferramenta, saber que o GA nos deixou com uma falsa impressão que as configurações e a implementação do Google Analytics são fáceis, e isso está longe de ser verdade! :(

Já levantamos aqui na Métricas Boss, através da nossa ferramenta de auditoria que as configurações do Google Analytics não são nada fáceis. Pelos testes que tivemos e em nosso último levantamento, de 4.600 testes realizados, 3.500 erros foram encontrados e desses erros tivemos alguns bem absurdos, como metas não configuradas entre outros problemas. Veja a lista do que encontramos:

Web Analytics 2

Viu como não é fácil? Essa ideia criada por conta do Google Analytics ter a sua versão free, criou uma cultura de que ele é fácil e basta se cadastrar para começar a fazer web analytics e não é bem por aí. Então é preciso entender toda a parte de configuração e instalação de qualquer ferramenta de web analytics!



Não existe só Google Analytics

Já listamos aqui nesse post, as principais ferramentas de web analytics do mercado e você pode entender melhor e mais detalhadamente, o mas importante é entender que não existe só o Google Analytics, existem outras ferramentas tão boas quanto ou até melhores como as abaixo:

Viu a quantidade de ferramentas de web analytics que existem? Nós sabemos que o Google Analytics é a mais utilizada e conhecida do mercado, mas saber que não existe só ela é ideal para quem quer saber tudo sobre web analytics.

Não adianta saber a ferramenta e sim a ciência!

In god we trust in data we believe - Em Deus nós confiamos em dados nós acreditamos

Analistas de web analytics e qualquer pessoa que trabalha com web analytics acredita em dados e não em achismos, logo web analytics te ajudará a testar, validar e mensurar qualquer coisa em seu site e é muito importante não ter preconceitos, nada é errado ou não funciona até que se teste e mensure e é com isso que web analytics mata os HIPPOS.

HIPPO, são “Highest Paid Person’s Opinion”, ou Opinião da pessoa que recebe o maior salário. Basicamente essas pessoas que são líderes e acabam mandando suas equipes executarem aquilo que eles acham que é o correto ou que vai dar certo, mas nem sempre são baseados em números e ou em informações do site, mas sim em basicamente AUMENTAR AS VENDAS, mas mal sabem que com mais informações é mais fácil acertar! 😛

Logo, web analytics ajuda a manter o HIPPO cada vez mais afastado e fazendo com que as equipes e informações se integrem para que as informações sejam sempre pautadas a dados.

CRO - Conversion Rate Optmization

CRO (Conversion Rate Optimization) ou Otimização da conversão, é o trabalho de melhorar a conversão do site sem aumentar o investimento em mídia, ou seja, fazer com que as visitas do seu site convertam mais.

Em uma conta básica, se um site possui uma conversão 1% com uma receita de 1 MI, com um trabalho de otimização da conversão, a mesma evoluindo de 1% para 1,2%, terá um aumento de receita em R$200.000 por mês.

Esse é um dos grandes pilares do trabalho de web analytics, não é preciso sair investindo mais dinheiro para trazer mais receita, se você souber otimizar a conversão do site, tirando pontos de fuga, melhorando call to actions do site, por exemplo,você pode como mencionamos no exemplo acima aumentar a receita até mesmo investindo menos.

Quer saber mais sobre web analytics? Fique por dentro do nosso blog! :)