Otimização da Conversão, CRO

CRO - Otimização da Conversão

CRO (Conversion Rate Optimization) ou Otimização da conversão, é o trabalho de melhorar a conversão do site sem aumentar o investimento em mídia, ou seja, fazer com que as visitas do seu site convertam mais.

Em uma conta básica, se um site possui uma conversão 1% com uma receita de 1 MI, com um trabalho de otimização da conversão, a mesma evoluindo de 1% para 1,2%, terá um aumento de receita em  R$200.000 por mês.

Um trabalho de otimização da conversão é realizado pela equipe de Web Analytics de seu negócio. A otimização da conversão é dividida em 3 etapas. São elas:

1 - Implementação

Implementação da metodologia de CRO

Nesta primeira etapa são definidos os pontos a serem analisados e melhorados no site. Na etapa de implementação, são analisadas as principais origens de tráfego com baixa conversão, identificação do gênero, interesses e faixa etária do público que acessa o site (você conhece o público que acessa o seu site? Saiba através do google-analytics) e a criação de testes a/b de páginas e anúncios.

Dentro deste primeira etapa também, são analisadas as páginas com maiores fugas e a análise de usabilidade dessas páginas.

Após analisados esses pontos, são criadas as variações das páginas e dos anúncios. A parte principal da metodologia de CRO é analisar o site e criar os testes a/b ou multivariáveis.

Com a fase de implementação definida, entramos na fase de mensuração.

2 - Mensuração

Mensuração de resultados CRO

A segunda etapa é a de mensuração ou métricas.  Nesta etapa analisamos todos os testes implementados através da etapa de implementação.

Esta etapa não foge ao trabalho normal de Métricas, precisamos saber qual variação de anúncio e página converteu melhor para cada origem, sim para CADA Origem. É necessário entender que o público de cada origem de mídia é diferente e se comporta diferente no seu site. Uma visita de comparador de preço, já sabe o que quer, e esta analisando mais o preço do que o produto em si, por isso para as páginas dessa origem o preço deve estar em destaque. Já uma visita vinda de uma campanha de branding em Adwords, vai analisar além do preço, a segurança do seu site, o selo e-bit entre outros fatores, por isso é necessário testar para cada origem também.

3 - Conhecimento

Conhecimento de

É preciso gerar uma biblioteca de testes e resultados. Um site não importa se ecommerce ou não, possui metas e a conversão pode ser de vendas, downloads e assinatura de newsletter.

Com um trabalho de otimização da conversão contínuo (o que deve ocorrer sempre) a equipe de Web Analytics pode acabar repetindo testes e isso não pode ocorrer nunca, ainda mais se esse teste deu um resultado negativo.

Com a biblioteca de teste, sua equipe poderá e deverá consultar SEMPRE a biblioteca antes de realizar um novo teste para uma página, público ou origem determinada. Além de evitar que se repitam os testes, a etapa de conhecimento permite que a equipe possa aprender cada vez mais como melhorar e obter a excelência com os teste.