O que é URL Builder? Como posso usar?

URL Builder google-analytics

O que é URL Builder?

Uma das maiores preocupações da área de marketing de uma empresa é analisar o retorno das campanhas criadas e no digital é possível analisar esse retorno precisamente.

No Google Analytics existe um relatório chamado Origem/Mídia, onde é possível saber as sessões, vendas, conversão e outros KPIS por origem de tráfego. Algumas dessas informações são setadas automaticamente pelo GA e outras devem ser informadas pelos analistas de marketing.

UÉ, como assim pelo analista de marketing?

Todo link do seu site que será utilizado em uma campanha, seja de email, banner em sites de parceiros, afiliados entre outros, devem ser tagueados. Mas como assim tagueados?

Para que o Google Analytics possa mostrar as origens, mídias e nome da campanha que você esta divulgando, é necessário taguear as URLS que serão divulgadas. Taguear, significa incluir marcações na URL para que o Google Analytics possa identificar e exibir da forma correta.

Para criar essas marcações de URL ou taguear os links, é necessário utilizar o URL Builder. URL Builder é a ferramenta do Google Analytics para marcações de URL.

Com o URL Builder é possível incluir os links que serão divulgados nas campanhas e mensurar exatamente cada campanha de marketing que esta sendo executada.

Ok, mas como eu uso o URL Builder?

A ferramenta é muito simples de utilizar. Olhe a imagem anexo:

Para acessar o URL Builder, clique aqui.

URL Builder

1º Devemos incluir o link do site que será divulgado;

2º Incluir a origem da campanha. Nesse caso usaremos como exemplo um post no Facebook, então minha origem será Facebook;

3º Mídia - Esse post será impulsionado ou é um post direto da sua fan page? Note, que se for utilizar o link das duas maneiras, você precisará ter 2 mídias informadas, 1 como post e outra como fb_ads por exemplo.

Serão 2 links diferentes mesmo.

4º Nome da Campanha - Aqui informaremos o nome do post, como por exemplo “o que e URL Builder”.

5º Clique em Enviar.

Pronto seu link estará criado e tagueado.

Depois que fizer este tagueamento, conseguirá analisar as informações dessa maneira:

origem-midia

Outra maneira de taguear seus links é através da extensão para chrome, que você pode ver aqui:

Os 5 melhores plugins e ferramentas para google-analytics

Agora que você já sabe taguear seus links através da URL Builder, que não perca mais tempo mensurando informações erradas. :)

Se gostou, compartilha o post para ajudar mais pessoas a analisarem suas campanhas de maneira correta. :)