Não deixe o legado te atrapalhar!

Já mencionamos em ”Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho” que poucas empresas no Brasil possuem alguém específico para Web Analytics, existe sempre “o cara” que saca disso e que na realidade essa é mais uma de suas funções.

Devido a esse comportamento do mercado e ao Google Analytics ser free, qualquer um cria a conta do site da empresa, provavelmente a equipe de TI implementa e PRONTO, esta funcionando!

Sabemos que não é bem assim não é? Estão aí os dados da ferramenta de auditoria de google analytics que não nos deixam mentir, mas esse post é sobre outro ponto. Vamos seguir…

Após essa instalação VÁRIAS, mas VÁRIAS pessoas pedem acesso a conta do GA, alguns para analisar e outros por curiosidade, mas várias pessoas pedem acesso e aqui já começa o 1º legado:

Você monitora as pessoas que tem acesso?

Muitas empresas por terem liberado acesso para DIVERSAS pessoas e por não monitorarem isso, muitas vezes deixam acesso aos dados do GA para colaboradores que já saíram da empresa. O intuito disse não é que você a partir de agora NÃO libere mais acessos ao GA para as pessoas, mas sim que você monitore!

Não sabemos como a cabeça das pessoas funciona e ela esta com acesso aos seus dados, receita, origens, conversão, acessos, ROI de adwords, campanhas de adwords e muito mais.

Se ela foi para um concorrente, ela já pode entrar no detalhe dos seus dados para se comparar de forma BEM precisa e se a saída for conturbada, o que ele pode fazer?

Então, MONITORE OS ACESSOS!!!

Seguindo o mesmo fluxo, e se a pessoa que instalou e configurou o Google Analytics sair da empresa? Esse é o 2º legado e acontece mais do que você imagina!!

Crie um documento de Google Analytics

Com esse documento, mesmo se a pessoa que criou, implementou e configurou sair, as outras pessoas terão acesso e com isso saberão TUDO o que já foi implementado e como foi implementado no GA, desde a parte técnica da implementação as análises, TUDO precisa ser documentado.

Isso acontece muito em diversos clientes que a Métricas Boss lida, normalmente é muito difícil falar com quem implementou o Google Analytics na parte técnica e com quem analisa os dados e sabe o histórico, por isso…

DOCUMENTE TUDO!!!

E por fim o último e recorrente legado (sim legado recorrente existe), é o gargalo entre a equipe de marketing, ti e web analytics (essa última é sonho meu, provavelmente não tem rs)!

</br>


Anote TUDO no Google Analytics

O GA tem e DEVE ser o documento das equipes de TI e marketing, na principal visão do GA, a de público alvo você pode incluir anotações as campanhas, implementações, deploys, rollback e TUDO o que acontecer.

Além das anotações facilitarem o seu processo de entendimento, do que esta acontecendo para qualquer um que analisa e esta vendo os gráficos, facilita a sua vida também, ou você sabe qual foi a campanha que gerou o pico de acesso no dia 12/03/2016??

Pense que as anotações facilitam esse entendimento e além de tudo naquela famosa reunião mensal onde você precisará analisar vários dados, você nem nenhuma equipe ficarão perdidos com o que aconteceu! :)

Quer saber como criar uma anotação no GA? Clique aqui

Conclusão

Esses legados são mais comuns do que parecem, seja a sua empresa de qualquer porte, se você utilizar o Google Analytics free, você com certeza tem 1 dos 3 ou todos esses legados! :(

Não deixe isso acontecer, os dados e o histórico são as informações mais preciosas do seu negócio e podem te ajudar em qualquer momento, seja ela de baixa para saber o que já deu certo e por que esta em baixa e em momento de alta, para saber o que esta funcionando e provocando isso! :)

ANOTE TUDO e não deixe o legado prejudicar seu negócio!!!