Google tag manager - Configure a Tag de comércio eletrônico

Após a breve introdução ao Google Tag Manager que fizemos, chegamos agora a um ponto bem importante dessa ferramenta. Além gerenciamento de tags de terceiros o google facilitou as implementações dos seu próprios scripts, Google Adwords Conversion, Tag de comércio eletrônico e o próprio GA podem ser implementados diretamente da ferramenta criada por eles.

Mas antes uma breve introdução a tag de comércio eletrônico

A tag de comércio eletrônico nada mais é que o acompanhamento das transações feitas no site com ela implementada no seu e-commerce você passa a ter acesso a ticket médio, quantidade de transações, receita, raking de produtos mais vendidos, e etc.

Mãos a obra, tag de comércio eletrônico na prática

Bem o Google Tag Manager tem toda uma interface que facilita a inserção dos scripts, agora vamos a um pequeno follow-up do que vamos fazer.

  1. Escolher qual a tag
  2. Escolher o tipo de tag
  3. Configurar tag
  4. Escolha de urls de disparo

1. Escolher qual a tag vamos implementar

Bem como vocês podem ver não tem mistério, right? Só escolher o produto que você deseja adicionar  e pronto!

Google tag manager

2.  Escolher o tipo de tag

Esse passo é preciso um pouco de cuidado, para evitar possíveis imcompatibilidades o tipo da tag tem que estar de acordo com a tag de page tracking do seu site. Mas qual é a diferença de uma pra outra, de maneira bem rápida a tag de conversão clássica não tem suporte a alguns serviços disponibilizados nessa nova versão da tag. Por exemplo a sincronização off-line dos dados a customização das dimensões e métricas, além dessa nova versão a universal ser multi-plataforma.

Google tag manager

3.  Configurar tag

Nesse passo é configurado a vista de propriedade para a qual você deseja monitoramento, e o tipo de track que você deseja. Após a seleção de transação o google-tag-manager irá alertar sobre as variáveis de monitoramento que devém estar presentes na página de finalização de pedido, para saber mais informações sobre essa tag é só acessar a documentação do google nesse link.

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4. Escolha de urls de disparo

Bem esse é o passo mais complexo da tarefa como você pode ver abaixo deverá ser escolhida a url de disparo da tag de comércio eletrônico selecionando a opção “Algumas páginas”, uma tela de configuração da url de disparo aparecerá.

Google tag manager

Caso não exista nenhuma configuração de url de disparo feita, você será indicado a cria-la e verá uma tela como essa.

Google tag manager

Nesse passo você irá configurar sua url de finalização de pedido de acordo com a url do seu e-commerce, os dados que deixamos no print abaixo é apenas ilustrativo. Agora é só contabilizar vendas e acompanhar a conversão do seu site! :)