Já ouviu falar no Hotjar?

Você provavelmente já ouviu falar no Hotjar né? Caso não conheça a ferramenta, não sabe o que está perdendo.

O Hotjar é uma ferramenta de All-In-One Analytics, mas ela não é concorrente do Google Analytics e sim complementar.

O Hotjar é concorrente do Crazy Egg, ferramenta de mapa de calor, sejam eles heat maps, click maps e scroll maps, porém o Hojtar possui algumas funcionalidades a mais que a Crazy Egg.

Quais são as funcionalidades do Hotjar?

Heat Maps - Entenda o que os usuários querem e com o que interagem em seu site, representando visualmente seus cliques, e comportamento de scroll. Conforme a imagem abaixo, é possível vermos assim como no Crazy Egg, as áreas mais clicadas do site, representadas pela cor mais quente do clique.

conhecendo-o-hotjar-2.png

Recordings - Aqui que começa a ficar legal o negócio. :) Com o Hotjar é possível gravar em vídeos o que os usuários fizeram no site ou em uma página determinada dele.

Imagina o quão rico é analisar em vídeos o que o usuário fez em seu site antes de abandonar, ou o fluxo das pessoas que compram. É simplesmente genial né?

Com os recordings, você ainda pode criar filtros dentro dos vídeos para analisar somente o tráfego do mobile, das pessoas que saíram no carrinho, ou seja, é possível segmentar a sua análise para a sua dúvida. conhecendo-o-hotjar-3.png

Funis de Conversão - Achou que tinha acabado? A ferramenta possui uma das minhas funcionalidades preferidas, os funis de conversão.

Os funis de conversão são parecidos com a funcionalidade do Google Analytics também, o GA mostra as páginas onde o usuário abandona seu site antes de converter e o Hotjar faz a mesma coisa, com apenas 1 diferença em vídeo! :)

Assim é possível analisar onde o usuário abandona o site e rodar vídeos da página mais abandonada!

conhecendo-o-hotjar-4.png

Análise de Formulário- Assim como os funis de conversão, existe também a análise de formulário onde é possível analisarmos o abandono do usuários nas etapas do formulário de contato e assim além de analisar em qual etapa o usuário sai, também é possível ver o vídeo desse comportamento acontecendo.

conhecendo-o-hotjar-5.png

Hotjar Polls - O meu favorito! O Hotjar Polls permite que você faça uma pesquisa com seus usuários em páginas específicas, por exemplo quando ele estiver abandonando a página do carrinho, checkout ou até mesmo uma Landing Page específica.

Essa função é muito boa, pois além de conseguirmos falar com o usuário quando ele está abandonando uma página por exemplo, a múltipla escolha facilita a resposta também do usuário.

conhecendo-o-hotjar-6.jpg

conhecendo-o-hotjar-7.png

conhecendo-o-hotjar-8.png

Já deu para entender como o Hotjar pode te ajudar né? Um trabalho de web analytics não é composto apenas pelo GA e já falamos disso aqui.

É muito importante ter no seu roadmap de análises outras ferramentas que vão te ajudar a responder suas dúvidas e chegar em conclusões mais satisfatórias. :)

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!