Como Implementar a Cultura de Web Analytics e Métricas?

Como implementar a cultura de Web Analytics e Métricas

Falamos aqui sobre a Cultura de Web Analytics, explicando as diferenças e o que é essa Cultura, agora vamos explicar como implementar a Cultura de Web Analytics e Métricas na sua empresa.

Por que é importante ter uma Cultura de Web Analytics?

Existe um termo que vem sendo muito utilizado hoje em dia que se chama Data Driven Marketing e isso me assusta muito!

Data Driven Marketing é um termo muito utilizado para a análise preditiva, ou seja, através do machine learning você tentar prever as informações do cliente e saber quando, como e onde falar com esse cliente, mas hoje em dia esse termo é utilizado para TUDO!

Mas por que eu estou falando disso no tópico sobre a importância da cultura de web analytics? Isso é muito importante para entender que as empresas hoje já pensam um pouco mais sobre isso, que os dados DEVEM ajudar o marketing a tomar decisões e tentar prever cenários e isso me assusta pois estão usando um termo referente a outra área para justificar nada mais nada menos do que uma obrigação do marketing, se orientar a dados para responder TODA ação realizada! :)

Cada área do seu site necessita saber TUDO o que ocorreu naquela ação, dia, hora, semana ou mês é a informação mais importante para não deixar o legado MATAR a sua empresa, é preciso saber tudo o que esta acontecendo para justificar e entender o que deu certo e o que não deu e justificar os motivos.

Como instalar a Cultura de Web Analytics na minha empresa?

Agora que você já sabe a importância da cultura de web analytics, tenho certeza que quer instalar isso na sua empresa, para matar com os HIPPOS e fazer as informações corretas acontecerem!

Para iniciar uma cultura de web analytics na sua empresa é preciso 3 coisas:

1 – Evangelista de Web Analytics

Já começou com a mais difícil Gustavo? CALMA! Nós falamos aqui nesse post, sobre o investimento em web analytics e da lei 10/90. 10% do seu investimento deve ser gasto em ferramentas e 90% gasto em pessoas. Partindo desse princípio, você precisa ter alguém dedicado a isso na sua empresa, nem que inicialmente seja apenas para conversar com a sua agência de Web Analytics ou para ter um responsável por aquilo.

É muito comum entrarmos em empresas que não possuem um responsável pela ferramenta de Web Analytics muito menos pela cultura.

É preciso ter uma pessoa responsável pela ferramenta de Google Analytics e também pela ciência, na sua empresa não tem os responsáveis pelo marketing, TI, rede social, financeiro, rh e outras funções? É necessário ter alguém na função de evangelista de web analytics! :)



2 – Apresentação de Resultados

ESQUEÇA RELATÓRIOS!!! Web Analytics mostra números e se sua empresa não tem uma cultura, parar todo mundo para ficar vendo apresentação no Power Point sobre o negócio não é a melhor maneira! :/

Abra um site como o do.com onde você anotará as informações da reunião e em cada ponto de análise você demonstra como a mesma foi concluída através do Google Analytics por exemplo.

Reuniões precisam ser eficazes, esqueça reuniões de horas para discutir números, faça reuniões rápida mostrando as conclusões tiradas através da ferramenta. Pontue o que foi concluído na análise, abra o GA, mostre como chegou até essa análise e passe para a próxima.

Além de ser uma reunião eficaz, você começa a ensinar as pessoas como chegou naquela conclusão, como transformou os dados da ferramenta em ações de marketing!

Isso vai mostrar as pessoas como é o pensamento analítico, mostra que você domina a ferramenta e começa a compartilhar a cultura de web analytics pela empresa! :)

3 – Investimento em Ferramentas

Mostrando as suas análises de web analytics para as pessoas da sua empresa, além de passarem a confiar mais em você pois não é achismo e sim dados, você ainda conseguirá justificar contratação de ferramentas para te ajudar a responder as dúvidas.

Nós já listamos aqui as melhores ferramentas de web analytics e sabe por que elas são importantes?

Em diversas análises para você comprovar de fato aquele comportamento que o consumidor fez, o somatório dos dados das ferramentas te auxiliará a responder da forma mais precisa possível o que de fato esta acontecendo.

Pense no seguinte cenário:

No dia 15/06/2016 a sua página de login teve um índice alto de abandono, informação que você viu pelo Google Analytics.

Acessando essa página do site, não foi possível encontrar nenhum problema, ou seja, foi só naquele dia, mas você lembra que esta com o hotjar instalado no site e ele grava o que o usuário fez naquela página! :)

Acessa o hotjar, verifica que o botão de logar estava fora, ou quebrado. PRONTO! Esse foi o problema que ocasionou a sua página de login ter um índice alto! :)

O Google Analytics teria apenas informado isso, mas a comprovação veio através do hotjar!

Viu como é importante? Imagina se você não tivesse o hotjar?

Entendeu como criar uma cultura de web analytics na sua empresa?

Siga os 3 passos que com certeza a empresa será outra daqui para frente!

Gostou do post? Então comenta para conversarmos! :)