Saiba a idade das pessoas do seu site pelo Google Analytics!

Você sabia que é possível saber a idade, sexo e até mesmo interesse dos usuários que acessam o seu site, tudo isso pelo google-analytics?

Este relatório é muito interessante, muito mesmo e você deve analisar esse relatório SEMPRE no google-analytics! É com esse relatório que você sabe se esta atingindo o target ideal para seu site.

comportamento do consumidor com google-analytics

Pensando que seu site é um site de lingerie. Analisando a imagem acima, o gênero que mais acessa o seu site esta correto?

Vimos na imagem acima que 50.6% das pessoas que acessam seu site, são do público feminino. Sendo o meu site de lingerie feminina, este número não deveria ser maior? Sabemos da possibilidade de um homem comprar lingeries femininas para dar de presente, mas mesmo assim o número de mulheres deveria ser maior.

Como funciona esse relatório do Google Analytics?

“Os dados demográficos e de interesses são provenientes do cookie de terceiros da DoubleClick (para tráfego da Web) e de identificadores anônimos para aplicativos para dispositivos móveis (ou seja, o código de publicidade para Android e o IDFA para iOS). Nem o analytics.js nem o ga.js coletam dados demográficos e de interesses.”

Fonte: Blog google analytics

Sabendo como funciona o relatório, precisamos ativá-lo. Muitas contas que administramos na Métricas Boss, não possuiam esse relatório ativado. Vamos aprender como ativar esse relatório.

Se você utiliza o Universal Analytics, siga o passo abaixo:

configuração demograficos universal analytics

configuração comportamento analytics universal

Após fazer essas etapas, precisamos apenas conferir uma informação no código. Se você já faz campanhas de remarketing, seu relatório vai começar a funcionar, se você não faz campanhas de remarketing, é necessário que faça o seguinte:

Para ativar os recursos para anunciante para o Universal Analytics, insira a linha em negrito no seu código de acompanhamento existente entre os comandos "create" e "send", conforme mostrado neste exemplo:

<script><br /> (function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){<br /> (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),<br /> m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)<br /> })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');<br /> ga('create', 'UA-XXXXXX-XX', 'example.com');</code><br /> <strong>ga('require', 'displayfeatures');</strong><br /> <code>ga('send', 'pageview');<br /></script>

Pronto, seu relatório estará configurado! :)

Com o relatório funcionando, você consegue saber as informações de gênero (masculino/feminino), idade e também de interesses. Veja como:

Relatório de gênero e idade:

comportamento do consumidor com google-analytics

Relatório de Interesses:

relatorio de interesses no gooole analytics

Ok, mas o que posso fazer com essas informações?

Primeiramente, é saber se o público alvo, baseado em gênero, idade e interesses esta correto. Além disso, você consegue saber a idade e sexo das pessoas que acessam ao seu site por canal, conforme na imagem abaixo:

Sexo por origem de canal google-analytics

Esta é uma informação privilegiada e com isso você consegue ter uma noção ainda mais detalhada sobre seus canais.

Porém, nem tudo são flores! :(

Este relatório do google-analytics possui uma falha. O google-analytics possui um limite de coleta de dados e isso faz com que seu relatório possa ficar zerado ou com baixas informações.

Infelizmente não sabemos qual é o limite, mas a explicação do Google é a seguinte:

limite de dados demograficos

Na Métricas Boss, temos uma outra ferramenta que utilizamos, em paralelo ao google-analytics. É a Navegg Ecommerce.

A Navegg por ser uma ferramenta apenas de informações demográficas e de interesses, possui informações mais detalhadas sobre os usuários, e o melhor, ela é integrada ao google-analytics e com isso você através da ferramenta consegue acessar suas origens de tráfego por canal, mas com detalhes de interesse, gênero e idade.

A diferença é que na Navegg você não terá limite de dados!

Agora com esse post, entenda melhor o perfil de quem acessa o seu site e aprimore cada vez mais seus resultados.