Este relatório é muito interessante, muito mesmo e você deve analisar esse relatório SEMPRE no google-analytics! É com esse relatório que você sabe se esta atingindo o target ideal para seu site.
Pensando que seu site é um site de lingerie. Analisando a imagem acima, o gênero que mais acessa o seu site esta correto?
Vimos na imagem acima que 50.6% das pessoas que acessam seu site, são do público feminino. Sendo o meu site de lingerie feminina, este número não deveria ser maior? Sabemos da possibilidade de um homem comprar lingeries femininas para dar de presente, mas mesmo assim o número de mulheres deveria ser maior.
“Os dados demográficos e de interesses são provenientes do cookie de terceiros da DoubleClick (para tráfego da Web) e de identificadores anônimos para aplicativos para dispositivos móveis (ou seja, o código de publicidade para Android e o IDFA para iOS). Nem o analytics.js nem o ga.js coletam dados demográficos e de interesses.”
Fonte: Blog google analytics
Sabendo como funciona o relatório, precisamos ativá-lo. Muitas contas que administramos na Métricas Boss, não possuiam esse relatório ativado. Vamos aprender como ativar esse relatório.
Após fazer essas etapas, precisamos apenas conferir uma informação no código. Se você já faz campanhas de remarketing, seu relatório vai começar a funcionar, se você não faz campanhas de remarketing, é necessário que faça o seguinte:
Pronto, seu relatório estará configurado! :)
Com o relatório funcionando, você consegue saber as informações de gênero (masculino/feminino), idade e também de interesses. Veja como:
Relatório de gênero e idade:
Ok, mas o que posso fazer com essas informações?
Primeiramente, é saber se o público alvo, baseado em gênero, idade e interesses esta correto. Além disso, você consegue saber a idade e sexo das pessoas que acessam ao seu site por canal, conforme na imagem abaixo:
Esta é uma informação privilegiada e com isso você consegue ter uma noção ainda mais detalhada sobre seus canais.
Porém, nem tudo são flores! :(
Este relatório do google-analytics possui uma falha. O google-analytics possui um limite de coleta de dados e isso faz com que seu relatório possa ficar zerado ou com baixas informações.
Infelizmente não sabemos qual é o limite, mas a explicação do Google é a seguinte:
Na Métricas Boss, temos uma outra ferramenta que utilizamos, em paralelo ao google-analytics. É a Navegg Ecommerce.
A Navegg por ser uma ferramenta apenas de informações demográficas e de interesses, possui informações mais detalhadas sobre os usuários, e o melhor, ela é integrada ao google-analytics e com isso você através da ferramenta consegue acessar suas origens de tráfego por canal, mas com detalhes de interesse, gênero e idade.
A diferença é que na Navegg você não terá limite de dados!
Agora com esse post, entenda melhor o perfil de quem acessa o seu site e aprimore cada vez mais seus resultados.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D