Como criar uma lista de exclusão de referências no GA?

Como-configurar-checkout-do-PagSeguro-Mercado-Pago-e-Bcash-no-GA

Muitos e-commerces pequenos, médios e até grandes possuem o checkout, ou finalização de pagamento em sites terceiros como pagseguro, bcash e mercado pago. Não vamos entrar no detalhe de comparação de cada um deles, apenas vale o toque que a sua conversão aumenta quando o usuário finaliza o pedido dentro do seu site.

Em alguns casos que pegamos aqui na Métricas Boss, ao retirar o checkout de terceiros e incluir no próprio site, a conversão aumenta e isso deve-se ao fato de o usuário não precisar realizar o cadastro em seu site e depois no site do pag seguro, bcash ou mercado pago. Mas, principalmente para quem é pequeno ou médio cliente, estes são uma mão na roda.

Mas esse post não será sobre isso, vamos sim explicar como cadastrar essas formas de pagamento no seu GA da maneira correta.

Como funciona o fluxo de checkout de terceiros?

Para podermos cadastrá-los de forma correta, precisamos entender como funciona esse fluxo.

  1. Usuário acessa seu site para comprar (Sessão cadastrada);
  2. Preenche as informações e clica no pag seguro, bcash ou mercado pago (Sessão perdida);
  3. Em um desses checkouts, informa o método de pagamento;
  4. Pagamento é aprovado e o usuário retorna para seu site com as informações do pedido (Nova Sessão).

Este é o fluxo normal dos checkouts, e isso faz com que o Google Analytics perca a sessão do usuário, transformando-o assim em um nova e trazendo esse checkout como uma origem de tráfego.

Ué, mas isso não é bom para eu mensurar as vendas desses checkouts?

NÃO! A pior parte desse fluxo é a perda da sessão do usuário. O fluxo faz com que o Google Analytics interprete como uma nova sessão e por isso aparecem no relatório de origem de tráfego. Entenda no fluxo abaixo como isso é prejudicial:

  1. Usuário clica no seu anúncio do Google Adwords;
  2. Acessa seu site e o script do Google Analytics captura a Sesão (Sessão capturada);
  3. Preenche as informações e clica no pag seguro, bcash ou mercado pago (Sessão perdida) - Neste ponto o Google Anaytics vai interpretar que o usuário não converteu, ou seja, não atribuirá venda para Google Adwords;
  4. Em um desses checkouts, informa o método de pagamento;
  5. Pagamento é aprovado e o usuário retorna para seu site com as informações do pedido (Nova Sessão) - Aqui o Google Analytics entenderá que a sessão pertence a um desses checkouts e não atribuirá a venda ao Google Adwords.

Neste fluxo, você terá muitos problemas na hora de avaliar suas origens de tráfego x receita e conversão.

Seu relatório aparecerá dessa forma:

pagseguro aparecendo nas origens de trafego do google-analytics

Como resolver esse problema do checkout de terceiros?

A forma de resolver esse problema é configurando uma lista de exclusão de referências no google-analytics. A lista de exclusão de referências informa ao GA que esta é a mesma sessão e não uma sessão nova. Dessa maneira o fluxo com a lista de exclusão de referências aplicada fica assim:

  1. Usuário acessa seu site para comprar (Sessão cadastrada);
  2. Preenche as informações e clica no pag seguro, bcash ou mercado pago (Sessão pausada);
  3. Em um desses checkouts, informa o método de pagamento;
  4. Pagamento é aprovado e o usuário retorna para seu site com as informações do pedido (Mesma Sessão).

O Google Analytics entende que a sessão saiu do site para concluir uma meta ou conversão e voltou. Simples assim! :)

Como crio a lista de exclusão de referências no google-analytics?

Criamos um passo a passo de como criar uma lista de exclusão de referências no GA. Segue:

  1. Acesse a tela de administrador do google-analytics e na vista de propriedade clique em Lista de exclusão de referências;

lista de exclusão de referências google-analytics passo 1

  1. Clique no botão vermelho “Adicionar exclusão de referência”;

lista de exclusão de referências google-analytics passo 2

  1. Informe as origens de tráfego dos 3 checkouts, bcash, pag seguro e mercadopago, um de cada vez; lista de exclusão de referências google-analytics passo 3

Com esse passo a passo realizado você não terá mais essas origens aparecendo em seu relatório de aquisição e não terá mais problemas em justificar os investimentos em mídia. :)

Espero que esse post seja de grande valia e se gostou deixa um comentária e compartilha a informação. :)