Aprenda como apresentar seus relatórios do Google Analytics de forma eficaz!

Uma das coisas mais difíceis quando se trabalha com web analytics é a apresentação dos relatórios do Google Analytics. Muitas pessoas acabam se prendendo a apresentar via power point o que torna uma apresentação chata e pode acabar perdendo a atenção das equipes.

Além disso, já informamos que o trabalho de web analytics muitas vezes é considerado advogado do diabo, pois você vai informar detalhes sobre o site e o motivo dele performar ou não e todos esses detalhes pertencem a alguma equipe e nem sempre eles aceitam essas informações.

Vamos nesse post ensinar como apresentar seus relatórios do Google Analytics de forma eficaz, fazendo com que as equipes prestem atenção nos dados que esta apresentando e de fato transformando em ações.

Mostre as datas de comparação

É muito normal acabar se esquecendo de informar as datas que os dados pertencem em qual período, pois alguns erros acontecem e as vezes acabamos só mostrando os dados da última semana, ou último mês mas não informamos ou acabamos esquecendo com o que esta se comparando e isso é um grande problema.

Além das pessoas não necessariamente gostarem da reunião, você esquecer de mencionar a data de comparação dos dados fará com que as equipes desacreditem na informação passada, pois no mínimo a data de comparação você além de informar te que saber de cabeça! :)

Cuidado com o Excel

É muito comum usarmos o excel para mostrar alguns relatórios, gráficos e informações de forma mais fácil mas temos que ter muito cuidado com as fórmulas e fonte.

Confira quantas vezes for necessária as suas fórmulas, pois com apenas uma vírgula errada a sua fórmula pode dar um erro desastroso e os dados mostrados em sua apresentação estarão TOTALMENTE ERRADOS o que faz com que ninguém confie mas na sua apresentação.

E não se esqueça nunca, de informar a fonte daqueles dados, mencione o período e exatamente o relatório do Google Analytics que você esta utilizando como fonte para esses dados, pelo menos dessa forma as pessoas e você saberão qual é a fonte e poderão confiar no que esta sendo apresentado.

FUJA DO POWER POINT

O Power point não é a melhor maneira de apresentar os dados dos relatórios do google analytics, simplesmente por quê dessa forma você não induz as pessoas presentes na reunião a participarem do pensamento analítico que você teve e fez para chegar naquele resultado.

A melhor maneira de apresentar os dados dos relatórios do google analytics, é com o próprio google analytics.

A principal missão que você tem ao apresentar seus relatórios do GA é fazer com que a equipe evolua nas análises e informações e a melhor maneira de fazer isso é mostrando como você encontrou aquela informação no GA.

Até hoje não teve uma vez que ao mostrar minhas anotações de dados direto com o GA aberto que as pessoas não tenham se interessado e confiado mais no que estou apresentando, além disso, dessa maneira valoriza muito mais o seu potencial e conhecimento sobre a ferramenta.

E se você estiver se perguntando como então vai anotar os pontos e compartilhar com os outros participantes da reunião?

Nós na Métricas Boss temos uma parceria com o do.com e utilizamos para TUDO! O do.com permite que você crie listas organizadas sobre aquela reunião, faça anotações sobre a reunião, permite que compartilhe as informações com os outros participantes e ainda se as outras pessoas tiverem acesso ao do, elas podem também participar da reunião criando as suas próprias anotações. :)

Conheçam o do.com, vale muito a pena e se quiser um descontinho, mande-nos um email! :)

Separe as anotações em Análises, Erros, Insights e Melhorias

É totalmente produtivo que nos relatórios você separe em Análises, Erros, Insights e Melhorias pois dessa maneira você consegue separar os motivos e os planos de ações para cada informação.

Isso torna a reunião mais produtiva ainda e eu separaria exatamente dessa maneira, Análises, Erros, Insights e Melhorias.

Essa separação é feita dessa forma pois possivelmente foi assim que você começou esse relatório. Tudo começa na análise, nela você identifica os erros, tem os insights e pensa nas melhorias.

É muito importante que você passe o seu pensamento analítico para a equipe que esta participando da reunião, eles estando mais bem preparados e evoluindo com as suas apresentações, torna mais fácil e eficaz o se trabalho. :)

Crie planos de ação para tudo

Já falamos sobre isso aqui nesse post e é muito importante que se crie um plano de ação para cada insight, erro e melhoria que você analisou.

Pause a sua apresentação de acordo com cada ponto e discuta cada um deles com as equipes participantes, é muito importante que ali mesmo, batendo cada ponto as equipes já saibam o que precisam fazer, como vão fazer e o prazo para fazer.

Se você não cobrar isso ali mesmo durante a reunião, as equipes precisarão parar de novo, se organizar, tirar dúvidas com você para só depois passar o prazo e o plano de ação.

Entenda que cada equipe participante é responsável e entende da sua área e você, por obrigação como já mencionamos aqui, precisa estar ciente de tudo o que acontece no site e em cada equipe e várias pessoas pensando em conjunto podem ajudar a pensar e detalhar como fazer cada uma dessas melhorias, correções de erros e insights e além de tudo saber o que priorizar.

Conclusão

Seguindo essa lista de como apresentar seus relatórios do Google Analytics passo a passo, você tornará a sua reunião mais eficaz e produtiva e fará com que as pessoas se interessem mais pela sua área e análise tornando essas mesmas pessoas defensoras da sua análise e sempre com ansiedade esperando a próxima, pelo menos é assim que funciona na Métricas Boss! :)