Plataformas de Infoprodutos Analytics Friendly [Analytics Talks | EP 134]

E aí, analítico e analítica de plantão! Belezinha? :)

Meses atrás lançamos um podcast analisando a camada de dados das principais plataformas de e-commerce do mercado em relação ao GA4, e nele detalhamos o quanto cada uma delas está preparada para os relatórios de e-commerce da ferramenta.

O conteúdo teve uma ótima repercussão, ajudando profissionais a escolher uma plataforma pra chamar de sua e alertando tais empresas de implementações e ajustes super importantes a serem feitos.

Confira aqui o episódio completo:

Mas, apesar do impacto super positivo, a nossa missão ainda não estava 100% completa. Afinal, uma grande parcela de profissionais ainda estavam “descobertos”: o mercado de infoprodutos.

Pensando nisso, desde aquele momento nos debruçamos sobre tais ferramentas, entre documentações, análises e testes práticos, para hoje, enfim, trazer pra vocês mais esse material e concluir a saga das análises de plataformas de venda de modo geral. E é com prazer (ou não! 😥) que apresentamos a análise das principais Plataformas de Infoprodutos do mercado.

Table of contents

O que são Infoprodutos?

De forma prática, chamamos de infoprodutos todos os produtos que são comercializados e consumidos em formato digital, como cursos, apostilas, guias, audiobooks e etc. O setor de educação (e-learning) tem uma participação bastante importante e significativa nesse mercado, mas também há infoprodutos criados para outros fins, como entretenimento e saúde.

O que são as plataformas de Infoprodutos?

Seguindo a definição de um dos principais players do segmento, plataformas de infoprodutos são plataformas especializadas na comercialização e distribuição de produtos digitais. De uma forma mais simples e rasa, tratam-se de soluções de checkout externo. Para esse tipo de produto, em geral, não há a necessidade de uma estrutura de e-commerce padrão, com grande variedade de produtos, vitrines, categorias, carrinho... Por conta disso, adota-se esse modelo de checkout “mais simples” onde a jornada de compra do usuário é mais direta e rápida.

Agora que temos esses conceitos em mente, vamos partir para a prática!

Selecionamos as seguintes plataformas para nossa análise: Hotmart, Eduzz e Kiwify.

E nessa avaliação, usaremos como critério a estrutura recomendada pelo Google para a camada de dados do Google Analytics 4.

É importante ressaltar que, conforme dito anteriormente, estamos tratando de checkouts externos, não de plataformas de e-commerce completas. Logo, a jornada do usuário é bem mais simples. E por conta disso uma série de eventos, que correspondem a ações do usuário que não existem nesse cenário, ficarão de fora.

Sendo assim, os eventos analisados serão:

  • add_to_cart (adição de produto ao carrinho);
  • view_cart (visualização do carrinho);
  • begin_checkout ( inicialização do processo de checkout);
  • add_shipping_info (etapa de dados de entrega);
  • add_payment_info na camada de dados ****(etapa de dados de pagamento);
  • purchase (transação).

Além disso avaliaremos também se:

  • Há integração com o GA4?
  • Há integração com o GTM?
  • É possível mensurar venda por origem?

Importante: o critério “Há integração com o GA4?” tem peso 2, por ser a base para a coleta de dados, e os demais 8 possuem peso 1. Totalizando 10 pontos possíveis.

Com as plataformas identificadas e os critérios apresentados, abaixo segue a tabela com o resultado:

image.png

A tabela acima nos mostra que:

  • das 3 plataformas analisadas, 2 nos apresentam quase que somente a implementação mais básica do GA, sem monitorar os eventos de comércio eletrônico e suas respectivas informações, e sem nem a possibilidade de utilização do GTM nem de mensurar as vendas via GA.

Confira o episódio completo com a análise das plataformas de infoprodutos.

A Eduzz se sai melhor por ter esses recursos citados, além de mensurar vendas por origem/mídia. Porém, além da transação de fato (purchase), nenhum outro evento é enviado ao GA4 pela nossa vencedora.

Há uma enorme possibilidade para evolução em todos os casos. Esperamos que esse conteúdo ajude profissionais e plataformas na tomada de decisões e oportunidade de melhorias e novas features! ;)

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