O que é SKADNetwork 4.0 no Google Analytics 4

No começo do mês de agosto/23 o Google Analytics 4 lançou uma nova atualização, que vai ajudar a medir e otimizar melhor os anúncios de dispositivos iOS.

Estamos falando do SKADNetwork (SKAN), uma estrutura desenvolvida pela Apple para dispositivos iOS, que vai nos permitir rastrear as atribuições das instalações dos aplicativos, com foco em melhorar a performance dos anúncios, ao mesmo tempo em que mantém a privacidade do usuário.

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O que é o SKADNetwork e quais seus benefícios?

Lançado em 2018 pela Apple o SKAdNetwork veio com o propósito de transformar a maneira em que medimos e rastreamos a jornada do usuário em dispositivos móveis, **sem que violasse a política de privacidade dos usuários. **

Sua utilização, passou a ser essencial a partir de 2021 com a introdução do App Tracking Transparency (ATT) na atualização dos dispositivos a partir do iOS 14.5, onde passa a exigir a permissão dos usuário antes de rastrear sua atividade em outros aplicativos e sites, podendo aceitar ou negar esse compartilhamento de informações. Para entender melhor essa utilização vamos a um exemplo:

Suponha um cenário com a utilização de um modelo de dispositivo acima do iOS 14.5 onde o usuário **não aceitou os termos **App Tracking Transparency (ATT).

Imagine que você está navegando em seu celular e vê um anúncio de um aplicativo de um restaurante que gosta bastante. Você se interessa e decide clicar no anúncio para saber mais. Mais adiante você decide baixar o aplicativo.

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Nesse cenário da interação com o anúncio a conversão, o SKAN ajuda a atribuir e associar a instalação do aplicativo ao anúncio de interação anterior. Se não tivesse o SKAN seria mais difícil entender a atribuição sem ferir a proteção de dados.

Agora que entendemos um pouco sobre e sua utilização, vamos a alguns benefícios:

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1 - Não ferimos a privacidade dos usuários, mantendo-a intacta, por conta de toda atribuição anônima.

2 - Análises mais precisas de campanhas, como abordado no exemplo acima, mesmo sem o usuário aceitar os termos, podemos ter seus dados.

3 - Estratégias baseadas em dados, como podemos ter esses dados sem violação, toda tomada de decisão passa a ser em dados, levando um direcionamento mais eficaz para os públicos certos.

Agora disponível para o GA4 escrevemos o passo a passo para te ajudar 🙂

Configuração Google Analytics 4:

Selecione o fluxo de dados iOS:

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Após isso, temos alguns campos para configuração.

Escopo do esquema:

Por padrão vem atribuído o intervalo de postback 1 (0-2) dias, se nenhum dos intervalos tiver uma definição, esse será usado. Mas pode ser configurado os intervalos 2 e 3, trazendo uma janela maior para a atribuição.

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Em resumo, o postback nesse cenário é o período durante o qual as informações de atribuição são comunicadas de volta ao Google Analytics 4.

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Antes de definir os valores é válido ressaltar que para cada postback tem sua janela para criar suas regras.

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Valores da conversão

Na definição você vai selecionar o valor aproximado que deseja para aquela conversão atribuída por escala de (0-63).

Nessa escala, eventos com um valor mais alto (perto de 63) são considerados eventos de alta importância ou alto valor, enquanto eventos com um valor mais baixo (perto de 0) podem ser eventos de menor importância ou menor valor.

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Após definir o evento, precisa preencher alguns campos.

Valor Mínimo e Valor Máximo: Estes campos permitem que você defina um intervalo de valores para o evento que está sendo configurado. Por exemplo, se você estiver rastreando eventos de compra, pode definir um valor mínimo de R$150 e um valor máximo de R$300 para que somente as compras com valores dentro desse intervalo sejam atribuídas a esse evento. Isso permite segmentar e analisar eventos com base no valor.

Contagem Mínima e Contagem Máxima: Estes campos permitem que você defina um intervalo de contagem para o evento. Por exemplo, você pode configurar uma contagem mínima de 7 e uma contagem máxima de 100 para rastrear eventos que ocorreram um número específico de vezes

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Não precisa preencher todos os quatro campos. Mas caso deseje refinar a regra de atribuição com base em diferentes critérios, pode ser acrescentado.

Bloqueado os valores de conversão para receber postbacks mais cedo.

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Esse método fornece uma opção para você bloquear e finalizar um valor de conversão antes que o postback termine. Você pode optar por bloquear o valor da conversão em qualquer uma das janelas configuradas ou em todas.

Veja o exemplo abaixo fornecido pela Apple:

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Quando a conversão é registrada no final da primeira janela de (24-48) horas, e aplicado um bloqueio, a conversão fica fixada, sendo enviado o postback sem esperar o restante da janela, respeitando o atraso de (24-48) horas para o postback 1 e (24-144) horas para o postback 2 e 3. A partir desse bloqueio, o sistema ignora atualizações adicionais no valor de conversão pelo tempo restante na mesma janela de conversão.

Atribuição com bloqueio na conversão:

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Atribuição sem bloqueio na conversão:

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Bloqueando os valores pode trazer algumas vantagens além do tempo reduzido como:

1 - Resposta mais rápida a estratégias sazonais, lançamento ou promoções de curto prazo, o bloqueio da conversão pode permitir extrair insights e tomadas de decisão sem ter que esperar toda janela se completar.

2 - Ajustar a maneira como é mensurado o LTV na jornada dos usuários com os eventos mais importantes.

É válido lembrar que embora haja vantagens em bloquear o valor de conversão para receber postbacks mais cedo, essa abordagem também pode trazer desafios, como a possibilidade de decisões precipitadas sem uma análise completa. Portanto, avaliar cuidadosamente a utilização de acordo com o objetivo definido.

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Ativando os valores criados

Ative a janela abaixo para os valores serem usados pelo SDK do GA4 para o firebase.

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